Pular para o conteúdo principal

Sempre que o mês chega ao fim você se vê com a conta zerada e sem dinheiro para nada? Ou pior: nos últimos dias do mês você costuma entrar no negativo e apelar para o cheque especial? Hoje vamos trazer 6 dicas para sair do vermelho.

O primeiro passo é não ter receio em falar sobre dívidas. Esse tema ainda é um grande tabu na sociedade brasileira, embora mais de 60% da população esteja endividada. Por mais que a situação seja recorrente, a falta de educação financeira é uma das grandes causadoras deste quadro, exatamente porque quase não falamos sobre dinheiro.

Mas não se preocupe. Sabemos que ninguém planeja se endividar e que imprevistos acontecem e por isso você chegou nessa situação. A equipe BLU365 está ao seu lado para te tirar do sufoco e te ajudar a ter uma relação melhor com o dinheiro. Continue conosco e veja as dicas a seguir.

1. Saiba quanto você deve

Muitas pessoas evitam saber quanto devem por receio da dívida ser muito alta. Contudo, evitar o problema não faz com que ele desapareça. E quando falamos em dívidas, elas viram uma grande bola de neve com o tempo por conta dos juros.

Por isso, tenha calma e tire um tempo para listar tudo que você deve. Você pode consultar suas dívidas pelo CPF no órgãos credores, como por exemplo, pelo Serasa. Mas se você possui uma dívida com um dos parceiros da BLU365, também pode consultar pelo nosso site. A consulta é simples, gratuita e 100% online.

Com todas as dívidas em mãos, você poderá traçar estratégias para economizar e se organizar para saber como quitar as suas dívidas.

2. Negocie suas dívidas com desconto

As dívidas são uma desvantagem tanto para o consumidor, que passa a ter restrições de crédito, como para a empresa, que fica sem este capital. É por isso que as empresas costumam oferecer condições especiais para que os clientes possam regularizar sua situação.

A BLU365 é uma facilitadora deste processo, que atua como ponte entre a empresa credora e você, cliente inadimplente. Oferecemos até 99% de desconto nos seus débitos pendentes, parcelamento de dívida e você pode escolher a data de pagamento para se organizar melhor. Veja como negociar conosco:

  1. Acesse o site da BLU365;
  2. Informe seus dados;
  3. Na próxima tela você terá acesso aos acordos disponíveis para você;
  4. Escolha se deseja pagar à vista ou parcelado;
  5. Escolha as datas de vencimento;
  6. Baixe o boleto e pague via app do seu banco, carteira digital ou internet banking.

O processo é 100% online e você não precisa perder tempo em filas!

3. Honre seu acordo

Após firmar um acordo, seja à vista ou pelo parcelamento de dívida, é preciso honrar o acordo e realizar o pagamento na data escolhida. Aqui na BLU365 te oferecemos descontos e facilidades no pagamento justamente para garantir que você conseguirá firmar o acordo.

Entre as dicas que podemos dar neste momento, lembramos que você deve prestar bastante atenção na data escolhida. Escolha a opção que esteja de acordo com o melhor período do mês pagar realizar o pagamento. Outra dica é anotar a data de vencimento na sua agenda para não esquecer.

Para honrar seu pagamento, um bom planejamento financeiro pode te ajudar, como veremos a seguir.

4. Tenha um planejamento financeiro

Especialistas financeiros recomendam que quando há dívidas, elas devem ser priorizadas. Contudo, nem sempre há margem no orçamento mensal para que as dívidas sejam quitadas. E se as dívidas surgiram é justamente porque algo na vida financeira saiu do controle.

No entanto, o planejamento financeiro pode te ajudar a ter mais conhecimento sobre a sua realidade. Por meio dele é possível observar com mais clareza seus ganhos, gastos fixos e gastos que podem ser deixados para depois, com o objetivo de priorizar as dívidas.

5. Estude sobre finanças

As dicas para sair do vermelho não acabam quando você terminar de quitar as suas dívidas e volta para o azul. Afinal, ter saúde financeira é um estado que pede atenção constante, mesmo que você nunca tenha se endividado. Por isso, estude sobre finanças, saiba como começar a investir, assista filmes sobre finanças ou ouça podcasts sobre o assunto.

6. Evite usar o cheque especial

O cheque especial tem as maiores taxas de juros do país e os juros podem chegar a 6,27% por mês. No final de um ano, sua dívida que parecia pequena se transforma em uma grande bola de neve, pronta para causar uma avalanche na sua saúde financeira.

Chegou ao fim do mês no vermelho? Há outras opções de crédito mais interessantes, como o empréstimo pessoal ou até mesmo o cartão de crédito, desde que você use com responsabilidade.

Tem mais dúvidas sobre como sair do vermelho? Deixe nos comentários e entraremos em contato com você!