Planejamento financeiro – 5 dicas para colocar o seu em prática

0
1747

Se você deseja administrar melhor suas finanças e economizar, certamente já conhece a importância do planejamento financeiro. No entanto, além de planejar é preciso cumprir o que já foi decidido nele e essa é uma tarefa nada fácil. Fechar as contas, destinar o dinheiro e além disso, economizar uma parte dele é muito difícil para a maioria das pessoas.

Por isso, se você já tem o seu planejamento financeiro pronto, confira 5 dicas para colocar ele em prática.

1. Desapegue-se do consumismo

O consumismo exagerado é um dos maiores sintomas de que a saúde financeira não anda bem. Não é raro que as pessoas vejam o cartão de crédito como uma extensão do salário e acabem se endividando por consumir itens que nem precisam, de fato. Por isso, o planejamento financeiro funciona como uma forma de manter a responsabilidade de controlar o que você compra.

Portanto, antes de comprar algo novo, se pergunte: eu realmente preciso disso? Se realmente precisar, se pergunte: eu posso comprar sem comprometer meu orçamento do mês? Parar por alguns momentos e refletir se realmente precisa e pode comprar algo é uma boa estratégia para cortar o desnecessário.

2. Utilize ferramentas para te ajudar

Muitas pessoas se adaptam bem com planilhas do excel ou similares, outras preferem manter um caderno para anotar as receitas e despesas, outras preferem utilizar aplicativos. Independente disso, é importante encontrar ferramentas que dão certo para você. Teste diferentes ferramentas e utilize a que mais se adequar. O importante é não deixar de anotar o que você ganha, gasta e investe.

Mas lembre-se, as ferramentas não trabalham sozinhas, elas são apenas uma forma de você conseguir se organizar. Mantenha a constância nos registros.

Consulte seu CPF e veja as ofertas disponíveis para você!

3. Tenha metas reais

De nada adianta traçar metas de economia irreais e se frustrar por não conseguir cumprí-las. É por isso que uma parte primordial para cumprir o planejamento financeiro é entender o seu orçamento. Entender o quanto você pode gastar e o quanto é possível economizar com o valor que você recebe.

Portanto, se você possui um salário fixo, pode ser legal economizar um valor fixo todo mês. Mas se você não possui uma renda fixa, é melhor trabalhar com porcentagem, por exemplo, 10% do valor recebido. Em todo caso, você só conseguirá poupar dinheiro se estabelecer metas reais para a sua realidade.

4. Mantenha suas informações atualizadas

Leia e se informe sempre sobre finanças. Ter acesso à essas informações irá manter sua mente focada e motivada a seguir o planejamento financeiros, além de sempre conhecer dicas novas. Portanto, leia livros, assista vídeos,  informe-se pela internet e por onde mais achar pertinente. Aqui no blog da BLU365 você sempre encontrará dicas para manter sua saúde financeira!

5. Construa uma rede de apoio

Ter uma rede de apoio é fundamental para não cometer deslizes que comprometem o seu planejamento. É importante, principalmente, que as pessoas que moram com você entendam sobre as suas finanças. Por isso, todas as pessoas da sua casa devem estar cientes dos valores recebidos, das contas e também das economias a serem feitas.

Assim, todo mundo faz a sua parte para que o planejamento financeiro da casa aconteça!

Pode não ser fácil cumprir o planejamento financeiro, especialmente no começo, mas não desanime. O importante é continuar tentando e perceber o que funciona e o que não funciona para você. Algumas coisas só aprendemos na prática. Conte sempre com a BLU para manter sua saúde financeira! 

Veja os descontos que a BLU separou especialmente para você!

consulte-os-descontos