Pular para o conteúdo principal

Com o décimo terceiro chegando, é hora de tirar todas as dúvidas sobre o assunto, visto que o bom entendimento sobre o benefício é essencial, tanto para saber exatamente quanto deve receber quanto para planejar-se de forma mais assertiva quanto ao uso do dinheiro.Uma das dúvidas mais frequentes sobre o tema é sobre o pagamento de hora extra no décimo terceiro, assim como outros adicionais e possíveis descontos.

Para te ajudar a entender melhor, no texto de hoje, respondemos essas dúvidas, para você saná-las de uma vez por todas. Para conferir, é só continuar a leitura!

Quite sua pendência com o 13º salário e aproveite os descontos!

13 blog

Cálculo do décimo terceiro

Antes de entender sobre as horas extras no décimo terceiro, é preciso ter em mente como o cálculo do benefício é realizado.

De início, o décimo terceiro é calculado de forma bem simples. O processo consiste em dividir o valor do salário em 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados naquela empresa durante o ano vigente. Confira alguns exemplos:

Se João começou a trabalhar na Empresa X em janeiro de 2019 e tem salário de R$ 3 mil, ele receberá o valor integral. Afinal, a conta ficaria da seguinte maneira:

3000 (salário) / 12 = 250
250 x 12 (meses trabalhados) = 3000

Agora, vamos supor que Maria está na mesma empresa, com o mesmo salário, mas foi contratada em agosto. Nesse caso, ela receberá o valor referente aos meses trabalhados, então a conta fica da seguinte maneira:

3000 / 12 = 250
250 x 4 (meses trabalhados) = 1000 (valor a ser recebido)

Essa é a conta básica do décimo terceiro, sem considerar possíveis adicionais ou descontos.

Horas extras no décimo terceiro

Quem possui horas extras durante o ano de trabalho tem direito a receber o acréscimo delas no décimo terceiro. Mas não é tão simples quanto parece.

Seu cálculo é feito da seguinte maneira: todas as horas extras feitas durante o ano são somadas e divididas de acordo com a quantidade de meses trabalhados até novembro, incluindo este mês. O valor final deve ser multiplicado pelo custo dessa hora extra, ou seja, o quanto o trabalhador recebe a mais por esse serviço adicional.

As horas proporcionais àquelas trabalhadas em dezembro devem ser pagas em janeiro, a parte das parcelas comuns do décimo terceiro.

Outros adicionais possíveis

O adicional noturno, valor recebido para quem trabalha no turno da noite, também entra na hora de calcular os adicionais do décimo terceiro. Seu funcionamento ocorre da mesma forma das horas adicionais.

Vale lembrar que é muito importante pedir que a empresa informe corretamente o valor que será recebido. Apenas com esse aviso você poderá contestar caso algo esteja errado, além de permitir um planejamento mais minucioso de como o dinheiro será usado.

Valores descontados no décimo terceiro

Além dos adicionais, descontos também podem acontecer no valor do décimo terceiro. Ao todo, são duas as fontes dos descontos: INSS e IRRF.

O desconto do INSS é de 9%, 10% ou 11%, dependendo da remuneração do trabalhador. O valor é o mesmo do desconto de contribuição. Já o do IRRF é aplicado de acordo com a tabela progressiva do imposto de renda. Por isso, lembre-se de conferir esses detalhes antes de realizar algum plano com o valor a ser recebido.

Agora que já sabe como funciona a hora extra no décimo terceiro, você já começou a realizar o planejamento financeiro de 2020? Utilize o décimo terceiro como uma ferramenta para te ajudar!

Quite sua pendência com o 13º salário e aproveite os descontos!

13 blog