Pular para o conteúdo principal

Assistir filmes faz parte dos momentos de descanso e entretenimento, mas eles podem ser muito mais do que apenas isso. Hoje vamos falar sobre 10 filmes incríveis que você precisa assistir para aprender mais sobre finanças e se inspirar a investir. São filmes com histórias inspiradoras que dão aquele gás para a vida ou que trazem informações importantes sobre a economia. Então, pegue seu balde de pipoca e vem conferir!

1. O Poderoso Chefão (1972)

filmes 1

Em primeiro lugar nessa lista temos um dos filmes mais clássicos de todos os tempos. O Poderoso Chefão tem como tema central a máfia, mas também fala muito sobre negociações, capacidade de tomar decisões difíceis e escolha de aliados. E se você gosta de maratonar, também pode assistir toda a trilogia, pois também há mais dois filmes além deste.

2. Quem Quer Ser um Milionário? (2008)

filmes 2

Um filme que te prende do começo ao fim e que mostra a história de Jamal Malik, um rapaz de 18 anos que tem uma vida muito difícil. Sua vida muda quando participa do programa Quem Quer Ser um Milionário? Durante sua participação, a sua experiência de vida o ajuda a responder corretamente às perguntas do programa, mas é alvo de suspeita e precisa provar a sua inocência. É um filme que te lembra que tudo que você já viveu até aqui colabora para o futuro que você deseja.

3. Steve Jobs (2015)

filmes 3

Steve Jobs é um dos maiores nomes quando pensamos em inovação, espírito empreendedor e principalmente em criatividade. Este filme retrata a sua história e mostra muito sobre sua personalidade. Jobs foi uma pessoa excêntrica, difícil de lidar, mas que acima de tudo sempre correu atrás do que acreditava para chegar onde desejava. É um filme inspirador que te lembra de acreditar naquilo que você acredita, mesmo que o mundo esteja contra você.

4. À Procura da Felicidade (2006)

filmes 4

Também é um filme inspirado em uma história real, que estrela Will Smith no papel principal. Na história, ele interpreta um pai que passa grandes dificuldades, tendo que dormir na rua com seu filho pequeno. Apesar de todos os desafios, ele aceita um emprego sem remuneração em uma corretora de ações e usa suas habilidades em vendas para tentar vender ações de porta em porta, recebendo vários nãos. É um filme emocionante e profundamente inspirador, que vale a pena assistir para se lembrar que nem sempre o caminho é fácil, mas pode ser recompensador.

5. O Grande Gatsby (2013)

filmes 5

Uma viagem no tempo para os anos 1920 nos Estados Unidos. Lei Seca, Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão de 1929. Além de mostrar a complexa relação entre máfia e política. Mas tudo isso é mostrado com uma fotografia cheia de cores, efeitos especiais e muito bom humor. Tinha tudo para ser um filme de drama, mas é um filme lúdico no qual é possível aprender muito sobre a história da economia.

6. Trabalho Interno (2010)

filmes 6

Quem deseja aprender mais sobre finanças tem que estudar sobre a história da economia e é por isso que esse documentário é uma ótima fonte de estudos. A crise de 2008 influenciou as finanças do mundo todo e explica muito sobre o cenário atual. O documentário conta com entrevistas com jornalistas, economistas e figuras políticas para compreendermos melhor o que aconteceu naquele período.

7. A Grande Aposta (2016)

filmes 7

Apesar de ter sido lançado em 2016, o filme se passa em 2008, na época em que ocorria a crise financeira nos EUA que influenciou o mundo todo. Na trama, é mostrado o mercado de empréstimos imobiliários, um dos grandes responsáveis pela crise de 2008. É um filme bem interessante para entender o mercado de investimentos imobiliários.

8. O Lobo de Wall Street (2014)

filmes 8

O filme é inspirado na história de Jordan Belfort, um corretor atuante na Bolsa de Valores, que se tornou amplamente conhecido nos anos 90. Trabalha em uma corretora em Wall Street, até montar sua própria empresa, que envolve esquemas ilegais, além de outras condutas questionáveis. É um filme que nos faz refletir sobre o desejo por poder e ambição.

9. Joy: O Nome do Sucesso (2015)

filmes 9

Neste filme que também é inspirado em fatos reais, Joy é uma dona de casa com um propósito: criar um produto que facilite as tarefas domésticas. A personagem vive uma vida conturbada após o divórcio e com dois filhos, mas jamais deixa de acreditar em seus sonhos. Usa sua criatividade e trajetória desafiadora para alcançar um lugar na lista das maiores mulheres empreendedoras dos EUA.

10. O Menino Que Descobriu o Vento (2019)

filmes 10

Por fim, mais um filme inspirado em fatos reais e que conta a história de William Kamkwamba, um garoto muito inteligente, mas que passa por diversos desafios para simplesmente conseguir estudar. Seu povoado sofre com a seca e William vê grande parte da população abandonar o local em busca de oportunidades melhores. Utilizando seus conhecimentos e os poucos livros de sua escola, ele constrói um sistema de irrigação que muda a realidade daquele local.

Um filme bastante inspirador e que mostra a importância dos conhecimentos, dos estudos e do senso de coletividade. Todas essas características podem te inspirar na sua trajetória.

Separamos 10 filmes que falam sobre finanças e pessoas que apesar de todos os desafios, mantiveram seus espíritos inovadores bem vivos. A criatividade e a inovação são características muito importantes seja para começar seu empreendimento ou investir. Você já assistiu esses filmes? Tem outras indicações? Conte pra gente nos comentários!