Pular para o conteúdo principal

Para quem está com o nome negativado, aprender como quitar suas dívidas é uma grande prioridade. Por mais que a situação e processo possam ser estressantes, descobrir os melhores caminhos para sair dela é essencial.

Para te ajudar, separamos boas dicas para encontrar esse caminho. Continue a leitura para conferir!

Entenda toda a situação

Para sair de uma situação, antes é preciso conhecê-la a fundo. Por isso, no primeiro momento, é necessário colocar o esforço necessário para entender o que aconteceu e como chegou no atual ponto.

Verifique quando os pagamentos desandaram e por qual motivo. Entendendo se o problema foi uma emergência, gastos supérfluos, imprevistos ou acúmulos vai te ajudar a evitar que a situação se repita no futuro. O importante é ter consciência do que ocorreu para, assim, começar a andar para a frente.

Corte o que for necessário

Estar com dívidas traz muitos problemas, como nome negativado e o peso mental da situação. Por isso, considere o momento de emergência, e comece a cortar gastos que não sejam imprescindíveis.

Nunca deixe de pagar suas obrigações e despesas fixas, como aluguel, contas de luz e água, entre outras. Ao invés disso, economize de forma inteligente em situações em que seria possível pagar menos ou simplesmente adiar para um momento melhor.

Por exemplo, tente cortar delivery de alimentação. Mesmo com cupons de desconto, é muito possível que fique mais barato comprar os ingredientes no mercado e cozinhar em casa – pode ser, inclusive, mais saudável fazer isso!

Estabeleça metas

Para aprender como quitar dívidas, é preciso saber como economizar. Para te ajudar nessa organização, você pode criar metas de economia semanais e metas de pagamentos mensais.

Depois de conferir as melhores opções, defina quanto irá pagar por mês, sempre escolhendo pagar o máximo que você passa, ajudando a quitar mais rapidamente. Coloque nas metas de economia semanal um valor suficiente para realizar os pagamentos no final do mês.

Seja realista

Pensar muito alto ou minimizar a situação não vai te ajudar em nada, por isso, seja sempre muito realista. Confira detalhadamente tudo que aconteceu, de forma exata, e faça orçamentos que sejam realistas.

Com metas que possuam pé no chão, fica mais fácil cumpri-las, aumentando as chances de resolução e diminuindo a possibilidade de desanimar. Por isso, revise tudo e verifique se está em sua forma mais realista que pode chegar!

Não fique intimidado

Na hora de conversar sobre a dívida, não fique intimidado. Por mais que a situação seja delicada, tal acontecimento não te faz uma pessoa que merece menos respeito ou que possua menos direito de buscar pelas melhores saídas.

Procure os caminhos sem abaixar a cabeça e mostre firmeza e conhecimento sobre o que aconteceu. Dessa forma, as chances de achá-los ficam maiores.

Renegocie a dívida

Uma solução que não pode sair das possibilidades de quem procura saber como quitar suas dívidas é a renegociação delas. Procedimento seguro e vantajoso para ambas as partes, renegociar pode diminuir e muito os valores a serem pagos.

Para isso, a BLU365 te ajuda, assim como fez com mais de um milhão de famílias brasileiras. Utilizando a plataforma, é possível conseguir abatimentos de mais de 80%. Clique aqui e conheça!

A BLU365 tem descontos exclusivos para você negociar sua dívida com um valor que cabe no seu bolso! Clique no botão abaixo para consultar.

consulte as ofertas