Guia do investimento: 5 dicas para ler antes de começar a investir

0
259
como investir?

Se você se preocupa com o seu futuro financeiro certamente pensa em começar a investir. No entanto, sabemos que essa é uma realidade um pouco distante para algumas pessoas. Não porque seja algo muito difícil ou apenas para quem tem muito dinheiro disponível, mas pela falta de informação. Por isso, selecionamos 5 dicas para ler antes de começar a investir. Confira!

1. Saiba que é possível investir com pouco dinheiro

Sim, é possível! No entanto, os ganhos serão mais baixos, já que a relação entre valor investido e ganhos sempre é proporcional. Mas a primeira dica que você precisa conhecer antes de investir é que investimento não é coisa de milionários. Não é preciso ter muito dinheiro para começar e com um pouco de paciência sua renda vai crescer com o passar do tempo.

No Tesouro Direto, por exemplo, é possível começar com investimentos a partir de R$30. Mas se você tem um pouco mais para investir, os CDBs podem ser uma opção por menos de R$500. Esses dois exemplos são para a renda fixa, mas também é possível investir com pouco na renda variável.

O mais recomendável é começar pelo Tesouro Direto, investir pequenas quantidades e assim aprender na prática como funciona.

2. Diversifique

Não é muito difícil ouvir algum investidor conhecido falando sobre a importância de diversificar as fontes. É uma dica comum, mas muito válida! Depois que sentir um pouco mais de segurança para pisar no terreno dos investimentos, comece a pensar em diversificar. 

Diferentes tipos de investimentos costumam oscilar de formas diferentes. Isso significa que enquanto uma fonte está em queda, a outra pode estar em alta. Se você investe em diferentes fontes, o risco diminui bastante. Não dá pra correr o risco de se prejudicar investindo apenas em uma fonte, não é mesmo?

3. Entenda a relação entre risco e retorno

Todo investimento apresenta riscos, ainda que baixos. Para se prevenir contra o prejuízo, é preciso entender a relação entre risco e retorno. Mas no geral, quanto maior é o risco, maior é a possibilidade de retorno. E quanto menor o risco, menor também é a possibilidade de retorno. Por isso, compare, diversifique e analise também o seu perfil, para saber o quanto está disponível ou não para correr riscos.

consulte seu cpf

4. Defina objetivos

É importante ter seus objetivos bem nítidos quando começa a investir. Você pode traçar objetivos de curto, médio ou longo prazo. Você precisa de dinheiro para trocar o carro no fim do ano? Então um investimento de curto prazo é mais indicado. Está poupando para a aposentadoria? Então é um investimento de longo prazo. 

Além disso, defina objetivos relacionados ao valor que será investido. Com base em seu orçamento mensal, você poderá definir algumas metas. Considere o valor investido como um “gasto” mensal, que não pode ser deixado para depois. Apenas dessa forma os investimentos irão trazer bons retornos.

5. Estude sobre investimentos

Quanto mais você estudar sobre investimentos, mais terá segurança para investir. Assim você irá conhecer os diferentes tipos de investimentos, além de adequar os conhecimentos para a sua realidade. Ao estudar você vai perceber ainda mais porque deve ter uma carteira de investimentos diversificada e entender melhor a relação entre risco e retorno.

Vale a pena participar de uma consultoria ou mesmo estudar por vídeos de youtubers especializados no assunto. Existem muitas formas de se aprofundar no universo dos investimentos sem gastar nada. Ao estudar você vai saber exatamente o que está fazendo, para correr poucos riscos.

E então, se sente com mais segurança para começar a investir? Esperamos que sim! Deixe suas dúvidas sobre o assunto nos comentários, nós da BLU365 estamos à disposição para te ajudar!

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui