Pular para o conteúdo principal

O endividamento dos brasileiros atingiu 77,7% das famílias brasileiras em 2022. Isso significa que milhões de brasileiros lutam todos os dias para encontrar maneiras de retomar sua saúde financeira. Hoje trouxemos 7 dicas para cortar despesas e sair do vermelho.

Quando chega o fim do mês e a renda mensal se torna insuficiente para arcar com as despesas, algo precisa ser feito para contornar a situação. Por mais que boa parte dos brasileiros tenha dívidas, é possível se planejar e sair do vermelho, aos poucos. Neste artigo, trouxemos sugestões valiosas para você ler e colocar em prática. Confira!

1. Conheça sua realidade financeira

O primeiro passo para retomar sua saúde financeira é conhecer bem a sua renda mensal. Afinal, é a partir dela que é possível direcionar os gastos de forma estratégica, para não apenas cobrir as contas básicas, mas também planejar objetivos financeiros. No caso das pessoas com dívidas, o primeiro objetivo será regularizar a sua situação e sair do vermelho.

Para começar, registre seus ganhos de alguma forma. Você pode usar um caderno, planilhas ou apps como Mobills, GuiaBolso, Organizze e outros. Há diversos apps gratuitos que te ajudam não só a registrar sua renda mensal, mas também incluir suas despesas mensais, datas de vencimento de contas e muito mais.

Para os trabalhadores na modalidade CLT, considere como renda mensal o seu salário líquido, ou seja, seu salário já com os descontos. Organize suas finanças a partir deste valor. Para empreendedores, autônomos e pessoas com renda variável, considere uma média, já que a renda mensal varia.

Todo seu planejamento deve considerar sua renda como base. Isso te ajuda a construir objetivos financeiros realistas, além de avaliar em quanto tempo conseguirá quitar suas dívidas.

2. Liste suas contas mensais

Feito isso, liste todas as suas contas mensais indispensáveis. Inclua o valor do aluguel, condomínio, conta de energia, gás, água, supermercado e outras despesas fixas de todo mês. Depois, liste também gastos que não são indispensáveis, como delivery, serviços de streaming e outros.

3. Aplique o método ABCD para cortar despesas

Todos sabem que é preciso enxugar as despesas para priorizar outros objetivos financeiros, especialmente quando há dívidas. O grande problema é que é um desafio cortar despesas com sabedoria. Então, como identificar o que é essencial e o que pode ficar para depois?

O método ABCD categoriza os gastos como: Alimentação, básicos, contornáveis e desnecessários. Assim, você pode categorizar para avaliar a real necessidade e cortar de acordo com a classificação. Entenda mais detalhes.

  • Categoria A – Alimentação: são gastos gerais com alimentação, como as compras no supermercado, empórios, açougue e outras. Entram também as refeições feitas fora de casa ou o delivey de comida. Aqui, cabe avaliar quando realmente é necessário pedir comida ou comer fora ou ainda, incluir estratégias para economizar nas compras do supermercado.
  • Categoria B – Básicos: são os gastos fixos mensais e básicos. Entram aluguel, conta de luz, gás, gasolina, internet, plano de celular e outras. São gastos que não podem ser cortados, apesar de ser possível ter estratégias para economizar nessas contas.
  • Categoria C – Contornáveis: são gastos que melhoram a qualidade de vida, mas que em momentos emergenciais podem ser deixados para depois. Por exemplo, serviços de streaming, academia, pacote de celular mais completo e outros exemplos. Essas despesas podem ser mantidas, desde que não existam dívidas ou outros objetivos financeiros urgentes.
  • Categoria D – Desnecessários: gastos desnecessários são aqueles que são completamente dispensáveis. Por exemplo, você paga um serviço de streaming que nem usa ou paga a mensalidade de uma atividade física sem comparecer. Gastos com tarifas de cartão que você não usa, saídas constantes, compras em excesso e outros “luxos” que podem ser cortados.

Listadas as suas despesas, comece cortando a categoria D e em seguida, se precisar, corte alguns itens da categoria C. Os cortes podem ser algo momentâneo, até que você saia do vermelho.

4. Use o cartão de crédito com sabedoria

O cartão de crédito é uma ferramenta incrível que serve para aumentar o poder de compra. Afinal, itens caros e necessários podem ser parcelados, se tornando acessível para quem não tem condições de comprar de outra forma. O problema é quando o cartão de crédito é tratado como extensão do salário.

O limite do cartão de crédito não é um dinheiro extra ao qual você tem direito. Ele é um empréstimo, o qual você deve pagar, caso contrário, os juros são altos. Use com sabedoria e somente se necessário!

5. Faça um planejamento para quitar as dívidas

Chegando até aqui, você já conhece sua renda, já cortou gastos desnecessários e eliminou o uso do cartão de crédito como extensão do salário. Agora, é a hora de conhecer o valor total da sua dívida. Se há mais de uma, comece por aquelas que apresentam juros mais altos.

Agora, é preciso definir um orçamento para quitar as dívidas. Considerando sua renda mensal e seus gastos indispensáveis, quanto sobra para regularizar a sua situação? Tenha esse valor em mente antes de partir para a próxima etapa.

No caso dos empréstimos, a legislação brasileira prevê que as parcelas não devem ser maiores do que 30% do salário. Por isso, pode ser interessante considerar 30% da sua renda mensal para pagar as dívidas. Desta forma, se a sua renda mensal é de R$4000, comprometa no máximo R$1200 por mês para quitar as dívidas.

6. Negocie seus débitos

Definido seu planejamento para quitar os débitos, chegou a hora de procurar os credores para a negociação. Neste momento, lembre-se que o credor não é seu inimigo, ele está aqui para te ajudar. Afinal, o pagamento será vantajoso para ambas as partes.

Na BLU365 você pode quitar a sua dívida com até 99%. Além disso, conta com a possibilidade de parcelar as suas dívidas. Basta acessar nosso site, inserir seus dados e descobrir as ofertas disponíveis para você.

7. Construa uma reserva de emergência

Por fim, o planejamento financeiro deve ser algo constante na vida de todas as pessoas. Afinal, não ter dívidas não é sinônimo de saúde financeira. Para isso, é importante considerar que imprevistos podem acontecer a qualquer momento, é impossível evitá-los.

Mas você pode minimizar seus impactos criando uma reserva de emergência. Para isso, assim que regularizada sua situação, você pode destinar ao menos 10% da sua renda mensal para criar sua reserva de emergência.

Ainda tem alguma dúvida sobre como cortar despesas e sair do vermelho? Deixe seus comentários e a equipe BLU365 entrará em contato com você!