Pular para o conteúdo principal

Quitar suas dívidas com o 13º salário é uma boa opção para manter as finanças em dia e sair do aperto. No entanto, pode ser que além de dívidas, você esteja precisando investir em algo. Então, utilizar o benefício para pagar as dívidas e ainda comprar o que você quiser pode ser uma tarefa um pouco complicada.

No entanto, com organização e definição de prioridades é possível conciliar as duas coisas! A seguir, listamos algumas dicas para você utilizar o seu décimo terceiro salário tanto para pagar o que está devendo, como também investir no que precisa. Confira!

1. Priorize a dívida principal

Se você possui dívida com cartão de crédito ou cheque especial, ou qualquer outra que tenha juros altos, comece por elas. Antes de quitar outras possíveis dívidas ou então, pensar em investir em algo, empregue o valor do 13º aqui! Então, só depois de pagar essas dívidas é que você pode partir para os próximos usos do valor do benefício.

Em caso de dívidas com os cartões Credsystem, FortBrasil e Tricard, consulte os acordos disponíveis para você no site da BLU365.

Consulte seu CPF grátis e veja todas as ofertas disponíveis para você!

consulte seu cpf gratis

2. Considere pagar antecipadamente

Algumas contas como IPTU e IPVA possuem descontos se são quitadas antecipadamente. É por isso que se você utilizar o valor do seu 13º é possível economizar e, assim, investir no que está precisando comprar. E se você deseja investir em algo como um curso, por exemplo, também vale a pena pagar à vista com o valor do benefício e assim conseguir um desconto.

3. Negocie o valor da sua dívida

Algumas empresas pagam a primeira parcela do 13º salário já em novembro, época que coincide com a Black Friday. Por isso, que tal aproveitar esse período para já negociar o valor da sua dívida? Nessa época existem boas oportunidades de descontos para quitar seus débitos. No entanto, mesmo se decidir pagar após a Black Friday, negociar o valor da dívida é sempre uma boa opção para economizar.

Confira no site da BLU365 as ofertas disponíveis para você e quite suas dívidas com descontos.

consulte-os-descontos

4. Entenda quais dívidas podem esperar 

Dívidas que não possuem juros correndo podem esperar mais um pouco. Se você já está conseguindo pagar suas contas com a renda mensal, o valor do décimo terceiro salário pode ser investido de outras formas nesse momento. Nesse caso, pode ser muito mais vantajoso comprar algo que está precisando. 

Além disso, nesse caso, que tal investir seu décimo terceiro em algo que vai te trazer retorno financeiro? Se você tem um empreendimento pode ser o momento ideal para investir em algo para seu negócio. Ou então, naquele curso que você deseja fazer.

5. Priorize o que precisa comprar

Para não correr o risco de gastar o seu dinheiro com o que não é urgente, faça uma lista de prioridades. Precisa trocar algum item doméstico da sua casa? Comprar um curso? Ou então, finalmente comprar aquela viagem dos sonhos? Pegue papel e caneta e priorize o que faz mais sentido neste momento! 

Essa época do ano pode ser a hora certa para comprar o que deseja e economizar. Para isso, que tal acompanhar os preços da Black Friday? Acompanhe pelos sites Buscapé, Zoom e Reduza.

Considerações finais

Ter uma vida financeira saudável depende também de um processo de autoconhecimento. Ninguém pode te dizer qual a melhor maneira de aplicar o seu dinheiro, isso só você pode saber. Então, analise sua atual situação financeira, priorize as dívidas com juros e também as compras que mais fazem sentido para você neste momento. 

Com um pouco de conhecimento sobre finanças e sobre você, certamente seu dinheiro renderá mais. E conte sempre com a BLU para manter sua saúde financeira!