Pular para o conteúdo principal

As temperaturas caem e a conta de energia sobe junto com elas. Afinal, neste período costumamos usar mais energia elétrica para manter o conforto durante os dias frios. Seja em banhos mais quentes, com aquecedores ou mais roupas para lavar, é natural que a conta seja mais alta. Mas afinal, tem como economizar energia no inverno?

Embora o chuveiro elétrico seja um dos principais vilões, ele não é o único eletrodoméstico a se prestar atenção. E sim, com algumas dicas você pode enxugar sua conta de luz.

Como economizar energia no inverno: 5 dicas

Embora seja preciso priorizar o conforto nas baixas temperaturas e a conta saia mais alta neste período, há algumas estratégias para não comprometer seu orçamento. O horário do banho, ajustar a geladeira e outros detalhes te ajudam a pagar menos na conta de luz no fim do mês. Saiba como!

1. Cuidados com o chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é um dos principais fatores que trazem o aumento da conta de luz no inverno. Banhos quentinhos são confortáveis e indispensáveis, mas eles têm um preço. Uma dica é tomar banho nos períodos mais quentes do dia, evitando o início da manhã, noite e madrugada. Assim, a temperatura do chuveiro não precisará ser tão alta.

Outra dica é controlar o tempo no banho. Nos dias mais frios, tome banhos mais curtos e não ultrapasse os 15 minutos embaixo do chuveiro. Se for preciso, coloque um cronômetro para auxiliar.

2. Use a capacidade máxima da máquina de lavar

Baixas temperaturas também indicam mais roupas e peças mais pesadas para lavar. independente da época do ano, é recomendável utilizar a máquina de lavar sempre em potência máxima, evitando usar o equipamento de forma desnecessária.

Verifique a real necessidade de usar a secadora. Se há áreas ensolaradas, em dias secos e com vento, não é preciso secar com a secadora. Deixe que seque naturalmente. Em apartamentos, desde que sejam ventilados, as peças secam naturalmente.

3. Atenção com os eletrodomésticos

No inverno, os aquecedores disparam nas vendas. Se estiver procurando por um, escolha modelos com selo A em eficiência energética. Outro detalhe importante e que vale para qualquer época do ano, é retirar os equipamentos da tomada. Aparelhos em stand by representam até 12% do consumo mensal de energia em uma casa.

Com excessão da geladeira, qualquer eletrodoméstico pode ser mantido fora da tomada quando não estiver em uso.

4. Ajuste a temperatura da geladeira

Com baixas temperaturas, não é preciso usar sua geladeira na temperatura máxima de resfriamento. Deixar a geladeira em baixas temperaturas ainda pode congelar hortaliças e outros alimentos mais sensíveis. Evite o desperdício de alimento!

Mantenha o termostato no mínimo nas semanas mais frias. Evite colocar alimentos quentes na geladeira, além de evitar manter a porta fechada por muito tempo. Jamais mantenha sua geladeira fora da tomada.

5. Apague as luzes e aproveite a luz natural

No inverno os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Por esse motivo, acendemos as luzes mais cedo e elas permanecem acesas por mais horas. O primeiro passo para economizar é aproveitar ao máximo a iluminação natural. Abra janelas e cortinas, deixando a luz natural entrar. Ter paredes claras também ajuda a iluminar naturalmente o ambiente.

Ao escurecer, o uso das luzes é inevitável, mas deve ser feito de forma racional. Só deixe ligadas as luzes nos cômodos em que há atividade. Nada de acender todas as luzes da casa e só apagar antes de dormir!

O tipo de lâmpada utilizada também faz toda diferença no consumo de energia. As lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas do que as incandescentes ou fluorescentes, além de durarem mais tempo.

E você, costuma ter alguma estratégia para economizar energia nos dias frios? Nos conte nos comentários!