Pular para o conteúdo principal

Não há nada pior do que chegar ao fim do mês e perceber que está no vermelho. E o pior de tudo, não fazer ideia de pra onde o seu salário foi. Pode até ser que os seus rendimentos não sejam o suficiente, mas ainda sim é possível se planejar para melhorar a situação. Por isso, confira 7 dicas de como organizar sua vida financeira de uma vez por todas!

Por que preciso organizar minha vida financeira?

Um orçamento apertado, dívidas e o dinheiro que parece sumir no fim do mês certamente é uma situação que ninguém gosta de viver. Seja por uma renda insuficiente ou pela falta de de educação financeira, o fato é que a organização é capaz de mudar a sua situação.

Enquanto alguns comportamentos podem favorecer a sua relação com o dinheiro, outros podem acabar com ela. Com um bom planejamento financeiro é possível tomar decisões melhores, economizar para investir em algo que você precisa, além de reduzir ou quitar dívidas. Além, é claro, da possibilidade de uma vida mais confortável. Fazer viagens, cursos e outros investimentos não é exclusividade das pessoas com mais renda que você.

Então, veja 7 dicas de como organizar a sua vida financeira e melhorar sua situação com o dinheiro.

1. Liste ganhos, gastos e dívidas

A maioria das pessoas conhece bem o quanto recebe por mês, mas boa parte das pessoas não faz ideia do quanto gasta no mesmo período. E se há dívidas, é preciso ter ainda mais atenção. Por isso, comece listando suas despesas fixas (aluguel, condomínio, água, luz, internet…) e estipule um valor mensal para outros gastos. Se há dívidas, elas devem ser sua prioridade financeira, afinal, quanto mais tempo passa, mais elas crescem.

Se o que você recebe por mês não é o suficiente para cobrir tudo, considere uma renda extra. Ou então, comece a controlar melhor as suas saídas. Se você tem o costume de sair todo fim de semana, que tal economizar e se divertir em casa?

2. Crie metas possíveis para você

De nada adianta dizer que vai economizar 40% do que recebe sendo que isso está muito distante da sua realidade. Depois de listar ganhos, gastos e planejar o pagamento das suas dívidas, então você poderá criar metas realistas. De tudo que você costuma gastar, quanto pode ser economizado? E o que você deseja fazer com essas economias? O primeiro passo é montar uma reserva de emergência e apenas depois contar com outras metas.

3. Invista tempo em educação financeira

É isso mesmo que você leu, investir TEMPO em educação financeira. Neste momento, supomos que a sua vida financeira não anda muito boa, não é mesmo? Por isso, pagar por um curso neste momento pode estar fora de cogitação. Mas há muito conteúdo bom e gratuito na internet. Há canais sobre investimentos, sobre finanças para diferentes tipos de público e certamente você encontrará algum que é adequado para a sua realidade. Confira algumas sugestões:

consulta de cpf

4. Corte o desnecessário

Você pode estar pensando que já cortou tudo que era possível e só sobrou o necessário neste momento, mas será mesmo? Alguns itens podem ser o ponto fraco do seu orçamento, como por exemplo, a escolha do seu plano de celular. Você usa mesmo o que ele oferece ou pode escolher um mais básico? E o plano fidelidade que você pagou na academia, você tem usado este serviço? Em muitos casos não há mesmo o que cortar, mas provavelmente após um pouco de conhecimento financeiro, você vai encontrar o que cortar.

5. Se organize para pagar as suas dívidas

Uma regra é clara: se há dívidas, elas precisam ser priorizadas. E se há mais de uma dívida, você deve priorizar as que possuem juros ativos, como as dívidas de cheque especial ou cartão de crédito. Mas como se organizar para pagar? O primeiro passo é renegociar a sua dívida. Muitas pessoas não sabem, mas também não é vantajoso para a empresa ter clientes devedores, afinal, ela está no prejuízo. É por isso que boa parte das empresas oferece condições especiais de pagamento para seus clientes.

Outra opção é trocar uma dívida por outra mais barata. Em alguns casos, é possível contar com um empréstimo com juros menores para quitar uma dívida de cheque especial ou cartão de crédito com juros ativos.

Você pode acessar o site da BLU365 e conferir nossa lista de parceiros. Certamente há uma ótima oferta para você quitar suas dívidas e ficar no azul com a gente!

6. Evite compras no prazo

Se a sua situação financeira não está muito boa, é bastante recomendável evitar compras no prazo. Evite fazer dívidas se você acha que não terá condições de pagar. Além disso, prefira comprar à vista sempre que possível, pois além de não enrolar as suas finanças, você também pode conseguir um bom desconto no valor à vista.

Há alguns casos em que o cartão de crédito é necessário, como uma emergência. Há também pessoas que preferem comprar no crédito para aproveitar milhas e clubes de vantagens. Mas excluídas essas situações, é sempre melhor pagar à vista.

7. Comece a estudar sobre investimentos

Se você já seguiu todas as dicas acima, chegou a hora de começar a poupar e fazer o seu dinheiro render mais. A começar pela sua reserva de emergência, é interessante substituir a poupança por um investimento de baixo risco em renda fixa, como CDBs que rendam ao menos 100% do CDI. Outro fator importante é que tenha liquidez imediata.

Depois que sua reserva de emergência estiver pronta, você pode passar a estudar mais sobre investimentos. Comece pelo nosso post sobre investimento.

Essas dicas de como organizar sua vida financeira certamente vão te ajudar a sair do sufoco. Nos conte nos comentários se sente que sua vida financeira vai melhorar após ler essas dicas.

Leia também: 10 Hábitos Que Atrapalham Um Bom Controle Financeiro.

Deixe uma Resposta