Pular para o conteúdo principal

Se você pensa em vender algo já deve saber que para aumentar os seus lucros é preciso pensar em vender online. Mas muito além do que apenas vender online, é preciso seguir algumas dicas para tomar as melhores decisões. Por isso, separamos 7 passos de como montar uma loja online para você começar a lucrar.

Por que vender online?

Em 2020, como consequência da pandemia causada pelo Covid-19, quem não vendia online, precisou se adaptar. Apenas no ano passado o setor cresceu 40% e neste ano os números continuam subindo. No primeiro trimestre de 2021 o número de vendas online cresceu 57,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Resultados Digitais. Então, quem está pensando em montar seu negócio, deve considerar vender online.

Quem já possui o seu negócio e ainda não vende online, deve saber que desta forma pode lucrar ainda mais. Mas para isso, é preciso saber escolher a plataforma certa, além de conferir boas dicas de como montar sua loja online. Por isso, continue lendo e confira a seguir.

1. Determine um investimento

O primeiro passo de como montar uma loja online é fazer um bom planejamento financeiro, afinal, você vai precisar fazer algum tipo de investimento, ainda que mínimo. Pode ser que você trabalhe com vendas de itens acessíveis, mas ainda sim precisará investir em insumos para a produção ou em itens prontos para a revenda. Determine um orçamento para não entrar no vermelho antes mesmo de começar. Você precisar analisar os seguintes fatores e colocá-los no orçamento:

  • Valor dos insumos ou itens que serão produzidos/revendidos;
  • Logística (embalagens, entregas, serviços terceirizados…);
  • Identidade visual e marketing (fotografia, profissionais da área, etc).

Alguns outros itens precisam ser inseridos no seu orçamento a depender do nicho do seu negócio, mas no geral, estes são os principais. Se você deseja fazer uma transição de carreira, isto é, largar um emprego formal para investir tempo na sua loja, o planejamento precisa ser ainda mais minucioso.

2. Escolha a plataforma ideal para você

O segundo passo de como montar uma loja online é escolher onde estará a sua loja. Há muitas opções quando falamos em vendas online e você precisa avaliar todas elas. Desde o tradicional site próprio, até plataformas como a Shopee e o Mercado Livre, por exemplo. Aqui, tudo depende do nicho da empresa, de quanto você tem disponível para investir, além de outros fatores.

Quem está começando, pode preferir plataformas de comércio terceirizadas, pois não é preciso fazer grandes investimentos. No geral, essas plataformas cobram apenas uma porcentagem em cima do valor do item vendido. Mas ainda sim é interessante colocar esse valor no papel para precificar o seu produto. Contudo, um site próprio é recomendável para quem pode investir um pouco mais, já que passa mais credibilidade.

Considere também observar tendências do mercado, além de estudar o seu público e ver por onde ele prefere comprar. A Shopee, por exemplo, tem crescido muito no Brasil por suas ofertas em frete. Mesmo que você tenha um site próprio, nada te impede de usar mais de uma plataforma para vender, se a logística por possível para o seu negócio.

+ Saiba como ganhar dinheiro vendendo na shopee

consulta de cpf

3. Invista em boas fotos

Escolhida a plataforma na qual você vai vender, é preciso investir em boas fotos. Afinal, a imagem é a primeira impressão que fica do seu produto e é responsável pela decisão de compra do cliente. Portanto, se for possível, destine uma parte do seu orçamento para a produção de fotos profissionais. Caso não for viável, é possível improvisar em casa com a câmera do celular e um cenário caseiro.

Mas lembre-se, a foto deve estar nítida e em um fundo sem muita poluição (muitos itens). Há boas dicas na internet e você pode conseguir um bom resultado, mesmo que com improviso.

4. Atenção na descrição dos itens

Do mesmo jeito que as fotos são responsáveis pela decisão de compra, a descrição dos produtos também é. Especifique tamanhos, características e diferenciais do seu produto. Muitas pessoas deixam de comprar algo, pois a descrição é pouco informativa ou muito longa. Escreva um texto breve, mas com todas as informações necessárias. Assim você evita problemas com a expectativa sobre o seu produto.

5. Fique de olho na logística

Um dos quesitos mais importantes de como montar uma loja online é a logística. Afinal, você precisará que alguém faça as entregas. Se você escolheu ter um site próprio, é importante colocar a opção de calcular frete. Escolha também quais serão as opções de frete, se é Correios ou transportadora. É interessante oferecer mais de uma opção, pois os preços podem variar bastante dependendo da localidade.

Se você vai vender por alguma plataforma de comércio, tenha atenção aos prazos, peso e formato da embalagem. Oferecer seu produto bem embalado, especialmente se é um item frágil, também precisa ser observado no item logística.

6. Regularize a situação da sua loja

Tudo bem, sabemos que nem todas as pessoas que começam um negócio têm condições de regularizar a sua situação, mas saiba que é necessário mesmo para os pequenos empreendedores. Se você é uma pessoa autônoma e tem até uma pessoa para te ajudar, é possível criar um MEI (CNPJ para microempreendedor individual). O MEI te garante direitos trabalhistas, além de permitir emitir notas fiscais e agir de acordo com a lei. Sem contar que um CNPJ profissionaliza muito o seu negócio.

Se o seu negócio já é maior, então procure com a prefeitura da sua cidade em qual segmento de CNPJ você se enquadra.

Além do CNPJ, pode ser interessante registrar a sua marca. Assim, você garante a autenticidade da marca e evita plágios, entre outros problemas.

7. Promova sua loja e produtos

Por fim, o último passo de como criar sua loja virtual não é um passo que se encerra. É preciso promover constantemente a sua loja e seu produtos, pois apenas assim você conquista novos clientes. Além, é claro, de manter os clientes antigos. Invista em uma presença marcante nas redes sociais e tenha um relacionamento agradável com seus clientes. Atenção ao pós-compra e solucione as dúvidas que surgirem dos compradores.

O passo a passo de como montar uma loja online pode até ser demorado e cheio de etapas, mas se você segui-las, há muito mais chances do seu negócio ser próspero. Afinal, com o planejamento financeiro em primeiro lugar, você tem mais segurança para tomar decisões.

E você, tem dúvidas sobre como montar uma loja online? Deixe nos comentários, a equipe BLU365 ficará feliz em ajudar.

Deixe uma Resposta