Pular para o conteúdo principal

Afinal, como economizar dinheiro ganhando pouco? Por mais desafiador, é possível sim poupar. Neste artigo explicamos que não só é possível guardar dinheiro com baixa renda, mas como a economia é adaptável de acordo com cada perfil financeiro.

Continue a leitura para conhecer dicas e se organizar para começar a economizar!

É possível economizar dinheiro ganhando pouco?

Sim, é possível economizar dinheiro mesmo ganhando pouco. Embora possa ser mais desafiador, existem estratégias que podem ajudar a economizar e administrar melhor suas finanças, independentemente da sua renda.

Assim, é importante ressaltar que dicas de educação financeira podem ser aplicadas de forma diferente em cada realidade, sempre considerando a renda mensal de quem deseja poupar. Portanto, conhecer opções de investimentos mais rentáveis do que a poupança é uma estratégia para quem deseja guardar seu dinheiro e ainda ter uma rentabilidade eficaz.

Além disso, quem deseja economizar dinheiro, mas tem dívidas, pode contar com condições especiais de renegociação, o que possibilita a organização financeira e, assim, retomar o controle sobre o próprio orçamento.

Qual o valor ideal para poupar por mês?

A quantidade que você deve poupar por mês depende de vários fatores, como sua renda, suas despesas, suas metas financeiras e sua capacidade de economizar. Não há uma resposta única para essa pergunta, pois cada pessoa tem circunstâncias e objetivos diferentes.

No entanto, uma regra geral comumente recomendada é a regra dos 50-15-35. De acordo com essa regra, você deve destinar 50% de sua renda para despesas essenciais, como moradia, alimentação e contas; 15% para economia e 35% para despesas pessoais (estilo de vida). Assim, quem tem a renda mensal de R$2.000,00, poderá economizar R$300 mensalmente.

Se você está em uma situação em que precisa economizar mais, pode ajustar essas porcentagens para aumentar a quantidade que destina à economia. Por exemplo, você pode tentar economizar 30% ou até mesmo 40% de sua renda. O valor pode ser usado para quitar dívidas, construir uma reserva de emergência ou ainda, conquistar outros objetivos, como realizar uma viagem internacional.

O mais importante para saber como economizar dinheiro ganhando pouco é estabelecer uma meta realista de poupança mensal, levando em consideração suas circunstâncias financeiras. Se você não puder economizar uma quantia muito alta inicialmente, comece com uma quantia menor e aumente gradualmente conforme sua situação financeira permitir.

Como economizar dinheiro ganhando pouco: 9 dicas para começar a poupar

Como vimos até aqui, é possível economizar dinheiro sendo baixa renda. Para isso, confira as 8 dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco que selecionamos!

1. Estabeleça um orçamento

Pensando em como economizar dinheiro ganhando pouco? Comece com um levantamento detalhado de sua renda e despesas. Identifique suas despesas essenciais, como moradia, alimentação e transporte, e veja onde é possível reduzir gastos.

2. Priorize suas despesas

Foque nas despesas essenciais e evite gastos supérfluos. Dessa forma, se você possui dívidas, elas devem ser priorizadas, mas sem deixar de honrar suas despesas.

3. Cuidado com os gatilhos de compras impulsivas

Sempre se pergunte se um determinado item é realmente necessário antes de comprá-lo. Se as compras impulsivas se tornaram um problema frequente na sua rotina, tente evitar situações que geram o gatilho de compras desnecessárias, como liquidações e shoppings centers.

Não se trata de uma privação, como sair para comer, assinar serviços de delivery ou se presentear às vezes, mas sim de evitar compras que geram arrependimento futuro.

4. Estude formas de reduzir suas despesas fixas

Outra dica de como economizar dinheiro ganhando pouco é procurar maneiras de reduzir seus custos fixos. Assim, é possível renegociar contratos de aluguel ou serviços, buscar planos de telefone e internet mais acessíveis, economizar gasolina, além de economizar energia e água em casa.

5. Otimize seus gastos com alimentação

Leve marmita para o trabalho em vez de comer fora todos os dias. Compre alimentos a granel e evite alimentos processados, que geralmente são mais caros, além de serem maléficos para a sua saúde.

Uma boa dica para se alimentar bem e economizar com restaurantes é planejar suas refeições com antecedência. Você pode fazer compras semanais no supermercado, além de preparar e congelar as marmitas da semana toda no fim de semana. Com organização é mais simples do que parece.

Outra dica é consumir alimentos da estação. Legumes, frutas e verduras da estação são mais acessíveis, além de mais saborosos.

6. Procure por descontos e promoções

Quem deseja saber como economizar dinheiro ganhando pouco deve estar atento a cupons, promoções e descontos em lojas e supermercados.

Portando, compare preços e faça compras inteligentes, escolhendo produtos de qualidade com preços mais baixos. Procure observar, por exemplo, em quais dias o supermercado que você frequenta tem promoções. Além disso, cadastre-se nos clubes de promoção para comprar com desconto.

7. Renegocie dívidas e evite juros

Dívidas acumuladas geram juros e ficam cada vez mais difíceis de pagar, especialmente as dívidas com cartão de crédito e cheque especial. Assim, busque renegociar para conseguir condições facilitadas, como o parcelamento de dívida e descontos.

Na BLU você pode quitar suas dívidas com até 99% de desconto! Acesse nosso site e saiba como.

8. Crie uma reserva de emergência

Mesmo com uma renda limitada, tente economizar um pouco a cada mês para construir uma reserva de emergência. Lembre-se que poupar pouco dinheiro mensalmente é melhor do que não poupar nada. Essa é uma excelente dica de como economizar dinheiro ganhando pouco.

Essa reserva ajudará a cobrir despesas emergenciais e evitará que você recorra a empréstimos ou aos cartões de crédito. Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, mas quem possui uma reserva tem condições financeiras de lidar com eles sem comprometer o orçamento mensal.

9. Como economizar dinheiro ganhando pouco: procure fontes de renda extra

Uma das melhores formas de como economizar dinheiro ganhando pouco é buscar fontes adicionais de renda, como trabalhos freelancers, bicos ou vendas online. Qualquer valor extra que você conseguir pode ser destinado à poupança. Aqui no blog da BLU você pode conferir nossa Trilha da Renda Extra e encontrar excelentes ideias e oportunidades!

Lembre-se de que economizar dinheiro requer disciplina e esforço, independentemente de sua renda. Mesmo pequenas economias podem se acumular ao longo do tempo e ajudar a melhorar sua situação financeira.

Como fazer para não gastar mais do que ganha?

Evitar gastar mais do que se ganha é fundamental para manter uma saúde financeira estável e um dos primeiros passos para se reeducar financeiramente. Essas são algumas estratégias para controlar seus gastos e viver dentro de suas possibilidades:

  1. Faça um orçamento: registre todos os seus ganhos e despesas mensais. Analise detalhadamente seus gastos e verifique se eles estão alinhados com sua renda. Um orçamento claro lhe dará uma visão abrangente de suas finanças e ajudará a identificar áreas em que você pode reduzir gastos;
  2. Priorize suas despesas: concentre-se nas despesas básicas, como moradia, alimentação, saúde, lazer e transporte. Garanta que essas despesas essenciais sejam cobertas primeiro antes de gastar em itens não essenciais. Feito isso, destine um valor máximo para gastar livremente;
  3. Estabeleça limites de gastos: defina limites para categorias de despesas específicas, como entretenimento, vestuário ou, por exemplo, para gastar mensalmente com delivery. Isso ajudará a controlar seus gastos e evitar excessos;
  4. Planeje suas compras: antes de fazer uma compra significativa, planeje-a com antecedência. Pesquise preços, compare opções e avalie se é algo que você realmente precisa e pode arcar nesse momento. Dê um tempo entre a decisão de compra e a efetivação para evitar compras impulsivas;
  5. Renegocie suas dívidas e evite fazer novas: evite utilizar cartões de crédito para compras que você não pode pagar integralmente, lembre-se que o cartão não é uma extensão de renda. O parcelamento torna acessível as compras de alto valor, mas deve ser incluído no seu orçamento mensal;
  6. Cultive hábitos de consumo consciente: essa compra é realmente necessária ou se é apenas um desejo momentâneo? Avalie se o item trará benefícios a longo prazo e se está dentro de suas possibilidades financeiras.
  7. Aumente sua renda: se possível, procure oportunidades para aumentar sua renda no tempo livre, seja um trabalho freelancer, dando aulas ou vendendo artesanato. Aumentar sua renda pode ajudar a equilibrar suas finanças em um momento específico, como para quitar dívidas ou alcançar outros objetivos financeiros com mais facilidade.

Tabela mensal para juntar dinheiro

Uma das formas de como economizar dinheiro ganhando pouco é por meio de tabelas que ajudam na organização. Em uma breve pesquisa na internet podemos encontrar diversos modelos, adaptáveis a diferentes realidades financeiras. Algumas tabelas seguem um valor fixo, outras um percentual e em outras o valor poupado é livre. Confira algumas ideias para começar a poupar:

tabela mensal para juntar dinheiro 1
tabela mensal para juntar dinheiro 2
tabela mensal para juntar dinheiro 3

Essas tabelas podem servir de guia para conseguir guardar dinheiro ou você pode adaptar a sua realidade. Neste último exemplo é uma boa ideia para quem tem dificuldade em começar a poupar. Temos certeza que as tabelas são um bom caminho de como economizar dinheiro ganhando pouco.

Na BLU facilitamos as condições para que você possa desfrutar da saúde financeira o quanto antes. Somos a ponte entre você, consumidor inadimplente e a empresa credora. Assim, oferecemos condições facilitadas de pagamento como o parcelamento de dívida e descontos incríveis. Acesse nosso site e confira os acordos disponíveis para você!