Pular para o conteúdo principal

O brasileiro tem sofrido na pele e no bolso as oscilações da inflação. Com isso, uma série de itens de extrema importância tiveram aumento nos últimos meses, como é o caso dos combustíveis e especialmente a alta da gasolina. Em busca de economia, o brasileiro busca técnicas para economizar. Que tal conferir um verdadeiro ou falso da economia de combustível?

Não é de hoje que o brasileiro tenta dar o seu jeitinho e economizar. No entanto, algumas dicas encontradas na internet ou recomendadas pelo círculo social não são verdadeiras. Pensando nisso, apresentamos a seguir 7 dicas para economizar gasolina e explicamos quais delas funcionam ou não. Boa leitura!

1. Desligar o ar condicionado economiza combustível

Verdade! Deixar de usar o ar condicionado, seja na estrada ou dentro da cidade é uma excelente dica para economizar combustível. O ar condicionado é alimentado com energia extra, além da produzida pela bateria. Neste caso, o aparelho passa a consumir combustível durante o período em que está funcionando.

Isso não significa que você deve deixar de usar o ar condicionado, mas sim selecionar melhor os momentos em que vai ligá-lo. A seguir você verá que nem sempre é interessante abrir as janelas do veículo.

2. Abrir as janelas aumenta o consumo de combustível

Depende! O vento gerado em certas velocidades produz força contra o veículo, causando um impacto em sua performance. Desta forma, quanto maior a velocidade do carro, maior será a resistência gerada pelo vento. A partir dos 80km/h é mais interessante ligar o ar condicionado do que abrir as janelas, já que nessa velocidade a resistência gerada é muito alta.

3. Calibrar os pneus corretamente

Verdade! Todo motorista sabe sobre a importância de calibrar os pneus corretamente, para evitar acidentes, desgastes em peças, além de evita que os pneus sejam danificados. E também é verdade que pneus calibrados com a pressão adequada ajudam a economizar combustível.

Consulte a pressão ideal no manual do veículo, além de consultar informações sobre variações para o uso no dia a dia ou em viagens com bagagens e velocidades mais altas.

4. Gasolina aditivada rende mais

Mito! Porém, depende. A gasolina aditivada tem o mesmo rendimento do que a gasolina comum, mas o seu efeito a longo prazo pode ser vantajoso. Isso acontece porque a gasolina aditivada possui componentes que realizam a limpeza do motor. Um motor limpo funciona melhor, consome menos combustível e evita visitas ao mecânico.

5. Abastecer com etanol significa economizar mais

Mito! O etanol possui um valor inferior ao preço da gasolina. Por esse motivo, muitos motoristas acreditam que vão economizar no combustível ao abastecer com ele. Contudo, em alguns casos será vantajoso e em outros não. Para saber se vale a pena, é preciso contar com a ajuda da matemática.

O etanol só é mais vantajoso quando seu preço é menor do que 70% do valor da gasolina. Faça as contas antes de decidir qual combustível usar!

6. Há uma velocidade ideal para economizar combustível

Verdade! Contudo, é preciso ter atenção. Alguns artigos na internet afirmam que a melhor velocidade para economizar combustível é 90km/h. No entanto, a melhor velocidade para economizar gasolina está entre 40 e 70km/h, de forma constante e dirigindo em uma superfície planta.

7. Dirigir em ponto morto nas descidas

Mito! A técnica também conhecida como “banguela” não economiza combustível, pode causar acidentes, além de ser uma infração de trânsito de acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro. A maior parte dos carros possui um mecanismo automático que direciona combustível conforme a necessidade do veículo, não é necessário tirar o pé do acelerador.

Boa parte das dicas funciona, mas é preciso se atentar às especificações de cada uma delas. Quer saber mais detalhes? Confira também nosso post sobre motivos que te impedem de economizar combustível.