Pular para o conteúdo principal

Quem deseja ficar com as contas em dia ou tem um grande objetivo financeiro, precisa saber como economizar dinheiro no dia a dia. Afinal, na rotina de todo mundo, existem muitos gatilhos e formas de gastar valores que podem parecer pequenos separados, mas quando juntos, podem virar uma bola de neve.

Se você deseja conhecer nossas dicas para economizar dinheiro no dia a dia, continue a leitura!

1. Controle todos os seus gastos

Antes de começar a economizar de fato, é preciso saber o quanto, como e onde você gasta o seu dinheiro. Em um dia, é fácil gastar valores um tanto quanto altos sem nem perceber. Por isso, durante uma semana, anote tudo que gastar – desde alguns centavos até centenas de reais.

Você pode fazer isso utilizando aplicativos gratuitos, como o Organizze. Caso divida as contas com alguém,o SplitWise é uma solução mais indicada.

Caso prefira, é completamente possível fazer esse controle apenas com caneta e papel. Se essa for a sua escolha, lembre-se de somar os valores todos os dias, para conferir certinho o que gastou. Marque o valor, horário e local de cada compra.

2. Prepare refeições semanais

Ao chegar em casa de um longo dia de trabalho, aquela promoção do aplicativo de entregas é muito tentadora. Porém, mesmo com inúmeros cupons, pedir comida é quase sempre mais caro do que cozinhar em casa.

Para driblar a preguiça e o cansaço, uma ótima solução é o meal prepping, que consiste em preparar todas as refeições da semana durante o fim de semana e deixá-las congeladas. Dessa forma, é fácil levar marmitas ao trabalho e jantar comida caseira, economizando dinheiro e ainda garantindo uma refeição mais saudável.

Antes de começar a cozinhar, lembre-se de conferir se o que deseja preparar pode ser congelado normalmente.

3. Evite usar o cartão de débito

O cartão de débito é muito conveniente, facilitando a vida e mantendo o dinheiro mais seguro. Porém, é necessário analisar quando e onde você deve usá-lo.

Por não “ver” o dinheiro, você pode não sentir tantos os gastos, até entrar no aplicativo de seu banco e se deparar com o saldo desfalcado. Ao optar por usar dinheiro vivo, você sabe exatamente o quanto ainda tem, evitando gastos irresponsáveis.

É necessário cautela. Nunca saia de casa com uma grande quantidade de dinheiro, apenas aquilo que precisa para passar o dia. Ao fazer compras grandes, recorra ao cartão.

4. Troque o cartão de crédito por um pré-pago

Assim como cartões de débito, as opções de crédito são muito convenientes e facilitam a vida. Porém, quem deseja aprender como economizar dinheiro no dia a dia precisa ficar de olho na fatura.

Uma solução fácil é usar cartões de crédito pré-pagos. Assim, você aproveita as facilidades do meio, principalmente em compras online, e usa apenas o que tem, evitando se enrolar com faturas.

5. Faça compras em mercados atacadistas

Ao invés de ir ao mercado sempre que precisar, prefira fazer compras mensais ou semanais. Com isso, principalmente para quem tem família, você consegue economizar um bom valor comprando em mercados atacadistas.

Procure as opções de mercados atacadistas em sua cidade e confira se vale a pena visitá-lo todas as semanas ou uma vez por mês. Essa dica de como economizar dinheiro no dia a dia exige um planejamento, para garantir que não faltará nada e você não irá comprar mais do que precisa.

Se você mora sozinho(a) e acha um exagero ir no mercado atacadista, que tal combinar com alguém de irem juntos? Dessa forma, ambas as partes economizam!

6. Estabeleça metas de gastos

Crianças e adolescentes recebem mesadas ou semanadas para aprenderem como economizar no dia a dia, mas essa fórmula também pode ser utilizadas por adultos.

Separe o dinheiro que você pode gastar durante o mês e comprometa-se a fazê-lo durar por todo o período. Caso você tenha dificuldades em controlar os gastos, prefira valores semanais, mais fáceis de se adaptar. Se sobrar alguma coisa, que tal guardar?

7. Analise as suas prioridades

Muitas vezes, nos damos “mimos”, o que pode acabar desequilibrando as nossas contas. Por isso, todas as vezes antes de gastar dinheiro, analise: esse gasto é realmente necessário? Ele pode ser adiado, evitado ou substituído? Esse valor irá fazer falta mais pra frente? Verifique as respostas antes de fechar a compra.

Com essas dicas para economizar no dia a dia, suas finanças ficarão muito mais tranquilas no final do mês. Boa sorte no controle e planejamento!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face