Pular para o conteúdo principal

Seja para aliviar as contas ou para garantir uma vida mais sustentável, muitos procuram saber como economizar energia elétrica. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de energia elétrica em 2018 sofreu um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior.

Para reverter esse número, é necessário esforços individuais e coletivos, assim garantindo maior sustentabilidade e, também, tarifas mais suaves para o bolso. Para conferir nossas dicas de como economizar energia elétrica no dia a dia, continue a leitura!

Troque as lâmpadas da casa

Se você tem as mesmas lâmpadas a bastante tempo, ou optou por comprar aquelas amarelas, uma boa saída para economizar energia elétrica é trocá-las.

As lâmpadas de LED são as opções mais econômicas do mercada. Para se ter uma ideia, uma luminária de LED com 12W é capaz de iluminar idealmente um ambiente de 0 a 6 metros quadrados e, para o mesmo tamanho, uma lâmpada incandescente de 100W seria necessária, com uma economia de cerca de 84W.

Além de trocar as lâmpadas, use-as com maior cuidado. Durante o dia, aproveite a luz solar sempre que possível. Já a noite, deixe ligada apenas as luzes dos cômodos ocupados, evitando o desperdício.

Reduza o uso do ar condicionado

Um bom ar condicionado no verão faz toda a diferença, tanto para a temperatura quanto na conta de luz. Mesmo refrescando bastante, esses aparelhos são alguns dos que mais gastam energia, além de serem poluentes.

Por isso, procure reduzir o uso do ar condicionado, procurando por alternativas, como passar o dia nos cômodos mais frescos. Além disso, sempre escolha aparelhos que contem com selo A de aproveitamento de energia, assim como com o tamanho e potência necessários para o cômodo. Também não se esqueça de manter seus filtros limpos, o que ajuda a energia ser usada de forma mais otimizada.

Evite banhos longos

Se no verão o ar condicionado é o inimigo da conta, os banhos quentes são aqueles do inverno. Reduza a duração dos banhos para, no máximo, 10 minutos, escolhendo a temperatura da água que mais condiz com o clima.

Em dias quentes, que tal ajustar para o nível Verão dos chuveiros elétricos? Dessa forma, o banho te limpa e refresca ao mesmo tempo. Apenas lembre-se de não desperdiçar água!

Verifique a sua geladeira

A geladeira é um dos poucos eletrodomésticos que precisam ficar ligados direto, 24 horas por dia. Por isso, para economizar, aposte nas opções com selo A de eficiência, garantindo que ela aproveita o máximo possível gastando a menor quantidade de energia.

Além disso, verifique a manutenção da mesma. Problemas no motor, na borracha de vedação e em outras peças podem tanto aumentar o consumo de energia elétrica quanto diminuir a vida útil do produto.

Lave mais roupas de uma vez

Para garantir maior durabilidade de suas roupas, é essencial separar as roupas brancas das coloridas e escuras. Porém, mesmo assim, deixe acumular o máximo que for possível, aproveitando ao máximo a capacidade da lavadora de roupas.

Além do maior acúmulo, utilize sempre a quantidade indicada de sabão, para evitar a necessidade de mais enxágues. Para economizar a água, utilize a função de reaproveitamento de água, presente em modelos mais recentes.

Desconecte o que puder

Eletrodomésticos e eletrônicos como players de DVD, video games, carregadores de celular e muitos outros gastam energia quando conectados na tomada, mesmo quando não estão sendo usados.

Para sentir o impacto na conta de luz, experimente desconectá-los enquanto não use. Quando a nova fatura chegar, compare os gastos!

Considere a energia solar

Por mais que não seja uma solução exatamente barata, a energia solar está se tornando cada vez mais acessível. Mesmo com um preço elevado no começo, a instalação de energia solar se paga em pouco tempo, visto que é possível reduzir mais de 90% das faturas de luz.

Aprender como economizar energia faz bem para o bolso e planeta. Quer melhores incentivos do que esses? Boa economia!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face