Pular para o conteúdo principal

Procurando como conseguir empréstimo? Ter acesso ao crédito pessoal, em muitos casos, é a solução mais inteligente. Seja para casos em que há dívidas, para investir no seu futuro ou mesmo para investir em você, o fato é que o empréstimo pode ser aplicado com sabedorias nas suas finanças.

O fato é que o empréstimo é a melhor maneira de conseguir dinheiro de forma urgente. Além disso, os juros dessa modalidade de crédito são baixos e bastante atrativos em relação aos juros do parcelamento da fatura do cartão de crédito ou então, do cheque especial.

Por outro lado, ao fazer um empréstimo, é preciso ter cautela para que a operação seja segura e não comprometa as suas finanças. Assim, você conseguirá arcar com as parcelas sem comprometer a sua renda mensal. Pensando nisso, a BLU elaborou esse conteúdo para te ajudar a conseguir um empréstimo sem cair em cilada.

Qual a diferença entre empréstimo pessoal e negativado?

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito concedida à pessoas físicas, normalmente, após uma análise de crédito. Em boa parte dos casos, esse tipo de empréstimo não está disponível para as pessoas negativadas, já que uma das etapas da análise de crédito consiste em consultar o CPF no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito e também o score de crédito.

Essa análise acontece para que os bancos tenham segurança na operação, em outras palavras, para que tenham alguma garantia de que as parcelas do empréstimo serão honradas.

Por outro lado, o empréstimo para negativado pode ocorrer em outras modalidades, como por exemplo, o empréstimo consignado ou o empréstimo com garantia. Essas duas modalidades são as mais conhecidas quando falamos em empréstimos para quem está com o nome sujo. Veja mais sobre eles:

  • Empréstimo consignado: é uma modalidade de crédito disponibilizada para servidores públicos, além de aposentados e pensionistas do INSS. Nesse tipo de empréstimo, o desconto das parcelas ocorre diretamente em folha de pagamento, o que torna a operação segura para os bancos e instituições financeiras. Por esse motivo, está disponível para as pessoas negativadas, desde que possuam margem consignável.
  • Empréstimo com garantia: é uma modalidade que permite que qualquer pessoa negativada possa ter acesso ao crédito. Neste caso, há duas opções, o empréstimo com garantia de imóvel e o com garantia de automóvel.

Como conseguir empréstimo pessoal ou negativado?

Como vimos até aqui, o empréstimo pessoal está sujeito a análise de crédito e, portanto, as pessoas negativadas devem procurar os outros tipos de crédito disponíveis no mercado. Independente do tipo de empréstimo, há algumas dicas que devem ser seguidas nesse momento. Entenda:

Faça um planejamento

Em boa parte dos casos, o empréstimo serve para aliviar o orçamento, quitar dívidas ou mesmo adquirir algo de maneira mais acessível. Portanto, tudo que você menos precisa nesse momento é se complicar financeiramente, não é mesmo? Por isso, tenha objetivos estabelecidos e valores em mente antes de solicitar o empréstimo.

Escolha a instituição

Hoje, há uma série de bancos, instituições financeiras e fintechs que oferecem crédito pessoal ou para negativados. Faça uma boa pesquisa antes de decidir com qual delas fechar. Uma boa dica é fazer empréstimo online, já que essas instituições oferecem condições especiais de pagamento e costumam operar com juros reduzis.

Fique de olho no CET

CET é o Custo Efetivo Total, ou seja, o valor total do empréstimo depois que você quitar todas as parcelas. O CET inclui custos como taxas e juros. Compare os valores entre as instituições para escolher qual empréstimo é mais vantajoso para você.

Empréstimo com ou sem garantia?

O empréstimo com garantia é uma das modalidades que permite, em alguns casos, que pessoas negativadas consigam acesso ao crédito. Contudo, ele também pode ser feito por pessoas com o CPF regularizado. Isso porque um empréstimo com garantia costuma oferecer condições especiais, como juros reduzidos e mais tempo para pagar. Analise se vale a pena!

Defina o valor das parcelas

Defina um valor que você pode pagar mensalmente sem comprometer a sua renda mensal. É extremamente importante que esse valor seja realista, para que a sua situação não se complique e você não se endivide ainda mais.

Confira seu score de crédito

Conhecer seu score de crédito te ajuda a avaliar suas oportunidades em conseguir um empréstimo. Se ele estiver baixo, confira nosso artigo sobre como aumentar seu score de crédito.

Cuidado com golpes

Por fim, tenha muito cuidado com golpes. Desconfie de ofertas atrativas demais e diferentes de outras disponíveis no mercado. Além disso, jamais faça nenhum depósito para conseguir o empréstimo, pois essa prática não é exigida por nenhuma instituição. Em caso de dúvidas, consulte o site do Banco Central e confira se o banco possui autorização para exercer suas atividades.

Leia também: Empréstimos para negativado: como fazer?