Pular para o conteúdo principal

Empréstimos para negativado, afinal, é possível conseguir? Um dos fatores avaliados pelos bancos e instituições financeiras na hora de conceder um empréstimo é justamente o score de crédito, que é prejudicado quando há dívidas. Contudo, ainda sim há empresas especializadas em empréstimos para negativado.

No Brasil, há milhões de pessoas com o nome sujo e sabemos que é exatamente nesse momento que o crédito pode ajudar a regularizar a situação. Afinal, um empréstimo pode ser o que falta para conseguir pagar suas contas atrasadas e limpar o seu nome. Por isso, conhecer quais são as opções nesse momento pode te ajudar a voltar a respirar tranquilamente de novo.

Nesse post, falamos sobre como funciona o empréstimo para negativado, o funcionamento para negativados autônomo, além de um passo a passo para solicitar o seu. Continue conosco até o final e saiba tudo sobre o assunto!

O que é empréstimo para negativado?

Os empréstimos para negativado são linhas de crédito pessoal exclusivas para os clientes que possuem restrições em seu nome. Ou seja, são pessoas que estão com seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC, Boa Vista, entre outros. A situação é popularmente conhecida como “nome sujo” e ocorre quando ao não pagar uma dívida, o credor inclui o CPF do devedor nas listas dos órgãos de proteção ao crédito citados.

A medida é adotada após algumas tentativas de renegociação sem sucesso. Normalmente, o credor tenta entrar em contato para o pagamento em um prazo de até 30 ou 45 dias após o vencimento da conta. Caso o pagamento não seja efetuado, o nome do cliente pode ir parar nos órgãos de proteção.

Nestes casos, o cliente fica impossibilitado de conseguir empréstimos nas linhas tradicionais. Isso porque o principal critério para a liberação de crédito é justamente a consulta do score de crédito. Assim, os empréstimos para negativado se diferenciam das outras linhas por não consultarem o CPF do solicitante.

Como funcionam os empréstimos para negativado?

Os bancos e instituições financeiras que oferecem empréstimos para negativados já têm conhecimento sobre a situação dos clientes. Por esse motivo, a consulta do CPF nos órgãos de proteção ao crédito não é um critério para a liberação do empréstimo.

Por outro lado, esse tipo de empréstimo é o que costuma ter juros mais altos, além de liberar valores mais baixos, em relação aos outros tipos de empréstimo. Afinal, a instituição sabe que ao emprestar dinheiro à uma pessoa inadimplente, está se comprometendo com uma operação de maior risco.

Dessa forma, o maior diferencial desse tipo de empréstimo é justamente a ausência de consulta do CPF nos órgãos de proteção ao crédito. Tirando esse detalhe, o funcionamento do empréstimo é o mesmo de qualquer outra linha de crédito e acontece da seguinte maneira:

  • O primeiro passo é a simulação do empréstimo, na qual o cliente informa o valor desejado, quantidade de parcelas e o prazo para o pagamento;
  • Depois, caso o cliente esteja satisfeito com a oferta, basta selecionar uma entre as disponíveis;
  • O próximo passo é a assinatura de um contrato, o qual informa sobre o valor concedido, número de parcelas, taxas de juros e outros detalhes. Atenção: o cliente deve ler o contrato muito bem antes de assiná-lo;
  • Em seguida, a instituição financeira libera o valor na conta do cliente. O prazo varia de acordo com cada empresa;
  • Por fim, o cliente se compromete a pagar as parcelas do empréstimo mensalmente, com os valores estabelecidos no contrato e durante o prazo acordado até a quitação total da dívida.

Empréstimo para negativado autônomo

Autônomos negativados também conseguem solicitar um empréstimo? Se encontrar um empréstimo estando negativado já é difícil, sendo autônomo é ainda mais desafiador, afinal, não há como comprovar renda. Assim, muitas instituições financeiras podem barrar o seu acesso ao empréstimo quando não um holerite ou outro meio de comprovação de renda mensal.

Para os autônomos negativados, há três opções que podem ajudar a conseguir crédito nesse momento. São elas:

  1. Formalize a sua situação. Uma opção simples e rápida é por meio do MEI, já que a Pessoa Jurídica (PJ) tem mais chances de conseguir comprovar seus rendimentos mensais. Vale lembrar que regularizar sua situação garante, ainda, uma série de benefícios como economia nos impostos e incentivos;
  2. Algumas instituições financeiras permitem que você comprove sua renda por meio do extrato bancário. Neste caso, é possível apresentar o extrato bancário dos últimos 3 meses para comprovar a sua renda mensal;
  3. Por fim, é possível contar com o refinanciamento de imóvel ou automóvel. Neste caso, você faz um empréstimo usando sua casa ou carro como garantia. Esse tipo de empréstimo normalmente não pede comprovação de renda, além de apresentar juros mais baixos.

Os melhores empréstimos para negativado

Há uma série de instituições financeiras especializadas em empréstimos para negativado. O melhor é aquele que corresponde às suas expectativas e está alinhado ao seu perfil de cliente. Dessa forma, o empréstimo deve atender as suas necessidades, com as menores taxas de juros e condições de pagamento adequadas ao seu perfil.

Confira cuidados para conseguir o melhor empréstimo para negativado:

  • Confira o CET: o custo efetivo total é o valor total que você pagará pela transação, incluindo todas as taxas e encargos. Vale a pena ter acesso a essa informação, para garantir que esses valores não encarecem demais o seu empréstimo;
  • Desconfie de ofertas muito baratas: por mais que existam ofertas acessíveis e adequadas às suas necessidades, desconfie de ofertas muito abaixo aos valores de mercado. Por isso, pesquise diversas instituições antes de fechar com uma;
  • Verifique o cadastro no Banco Central: em momentos de vulnerabilidade, é comum aceitar propostas sem se preocupar muito. Contudo, além de ler o contrato atentamente, é preciso verificar se a instituição é autorizada pelo Banco Central.

Passo a passo para solicitar seu empréstimo

Chegando até aqui, sabemos que o empréstimo para negativado pode ser bastante vantajoso. Contudo, é preciso uma série de cuidados e atenção para que o crédito realmente seja vantajoso pra você. Confira o passo a passo:

1. Procure uma instituição financeira

Há diversas instituições financeiras que oferecem empréstimos destinados aos negativados. Encontre uma que seja confiável, autorizada pelo Banco Central e com boas recomendações.

2. Avalie o tipo de crédito

Há diversas modalidades de crédito, consignado, com garantia de imóvel, entre outras opções. Avalie as características de cada um deles, as taxas de juros envolvidas, CET e outros detalhes. Lembre-se que o empréstimo deve caber no seu bolso.

3. Se planeje para pagar

Pegar um empréstimo para aliviar suas finanças pode ser bastante vantajoso e, inclusive, te ajudar a quitar as suas dívidas. No entanto, você deve se planejar para pagá-lo. Certifique-se de que pode pagar o valor das parcelas todos os meses, até quitar a dívida.

Além disso, o empréstimo deve sempre ter um objetivo concreto. Ou seja, o empréstimo pode ser a solução para pagar as suas dívidas e regularizar a sua situação. Empréstimo é algo sério e deve ser tratado com seriedade, com metas bem estabelecidas e organização para pagar. Afinal, você não deseja transformar a sua vida financeira em uma verdadeira bola de neve, não é mesmo?

4. Solicite o empréstimo

Por fim, basta solicitar o empréstimo com a instituição financeira escolhida. Lembre-se de ler atentamente o contrato e ter atenção especialmente às cláusulas que dizem respeito sobre atrasos e não pagamento das parcelas. Afinal, é preciso saber o que pode acontecer caso as parcelas não sejam pagas, bem como taxas envolvidas nesse processo.

A solicitação de um empréstimo pode te ajudar a colocar as finanças em dia e regularizar a sua situação. Mas ela deve vir acompanhada de muito planejamento financeiro, a escolha da instituição financeira ideal, além de conhecimento sobre todas as taxas e encargos envolvidos no processo.

Leia também nosso post O que você precisa saber na hora de pedir um empréstimo.