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O score de crédito é uma pontuação que indica qual é o perfil financeiro de um consumidor, de acordo com o pagamento das suas compras a prazo. Dessa forma, a pontuação indica qual é o nível de confiabilidade do consumidor, uma espécie de projeção que indica as chances do consumidor honrar o pagamento das parcelas nos próximos 12 meses.

É por esse motivo que o score de crédito é um dos principais fatores analisados por empresas, bancos e instituições financeiras ao disponibilizarem compras no crédito, empréstimos e financiamentos. Por isso, é importante que você saiba como funciona o score, para que serve a pontuação e como aumentar o seu. Continue a leitura e descubra!

Como funciona o score de crédito?

O score de crédito é uma espécie de pontuação, que varia entre 0 e 1000, indicando a probabilidade do consumidor honrar suas dívidas. Assim, quanto mais próximo de 1000, maiores são as chances, já quanto mais perto de 0, menores são essas chances e maiores são os riscos envolvidos nas compras à prazo.

Por esse motivo, lojas do varejo, bancos e instituições financeiras sabem quando aprovar crédito para um cliente ou não, além de influenciar no limite deste crédito também. A sua pontuação no score é particular, ou seja, terceiros não podem acessá-la. Exceto no caso das empresas listadas acima, que podem conferir para saber o nível de risco nas operações de crédito, avaliando o risco de inadimplência.

Como o score de crédito é calculado?

O score de crédito é calculado automaticamente, utilizando algoritmos e a base de dados de cada consumidor. Dessa forma, a informações registradas no CPF de cada consumidor são utilizadas automaticamente para o cálculo do score, que é mutável de acordo com o perfil do consumidor naquele momento.

Assim, são apurados dados como a frequência do pagamento das parcelas de cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e outras compras no crédito. Além disso, o score considera se o seu CPF já sofreu restrições em algum momento ou se o nome está no cadastro dos órgão de proteção de crédito (o famoso “nome sujo”).

Como a pontuação se transforma, mesmo quem sempre pagou suas contas em dia, caso tenha atrasado um pagamento e o seu nome tenha sido negativo, haverá uma alteração no score, que tende a cair neste caso. O mesmo vale para quem estava negativado e regularizou a sua dívida. Contudo, se as dívidas são frequentes, o score pode ser afetado por esse comportamento.

O score Serasa é a pontuação mais conhecida e utilizada. De acordo com o órgão, a pontuação do score é baseada no histórico de compras e pagamentos dos consumidores. Esses dados variam com o tempo, porém, são utilizados apenas os dados dos últimos cinco anos. Ou seja, dívidas com mais de cinco anos não influenciam na sua pontuação no score, o que não significa que elas deixam de existir.

Para que serve a pontuação de crédito do score?

A pontuação de crédito do score tem como objetivo garantir a seguranças das operações no crédito e diminuir os índices de inadimplência. Dessa forma, uma série de empresas podem consultar a pontuação para decidir se aquele consumidor está apto a contrair uma dívida, ou seja, se ele tem condições de pagar as parcelas em dia.

Veja quem pode consultar o seu score:

  • Bancos e instituições financeiras;
  • Lojas que possuem crediário;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Seguradoras;
  • Financiadoras;
  • Operadoras de internet e telefonia;
  • Entre outras.

O score é um indicador de perfil financeiro, que mostra as chances de uma pessoa se deixar de honrar seus pagamentos. Assim, é uma forma de garantir a segurança das operações, tanto para a empresa como para o consumidor. De um lado, a empresa tem mais garantias de que o pagamento será efetuado. Por outro lado, o consumidor não se compromete com uma dívida que tem poucas chances de conseguir pagar, algo que levaria aos problemas financeiros.

Como eu faço para aumentar meu score?

O score de crédito possui três divisões, de acordo com a faixa de pontuação em que se encontra. São elas:

  • Entre 0 e 300 pontos: risco de inadimplência grave;
  • Entre 300 e 700 pontos: risco de inadimplência moderado;
  • Entre 700 e 1000 pontos: baixo risco de inadimplência.

Dessa forma, muitos consumidores que estão nos dois primeiros grupos desejam aumentar o seu score. Não existem aplicativos ou métodos milagrosos para isso, já que o score é calculado de acordo com o seu perfil financeiro. Por isso, para aumentar o seu score as dicas são:

  • Quitar suas dívidas;
  • Manter as contas em dia;
  • Atualizar os dados cadastrais com frequência.

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