Pular para o conteúdo principal
Mão segurando celular
Foto: Canva Pro

Aumentar o score é um desejo comum entre os brasileiros, especialmente quando se deseja fazer um empréstimo ou financiar uma casa ou veículo. O score da Serasa é um índice que determina as chances de inadimplência daquele cliente e, por isso, é consultado por bancos, instituições financeiras e até mesmo lojas para a venda no crédito. Então, descubra mais sobre o assunto, além de saber como aumentar o seu score.

O que é o score?

O score, nada mais é do que o seu perfil financeiro. Ele indica se você costuma fazer movimentações no cartão de crédito, se mantém as contas em dia, entre outros aspectos sobre as suas finanças. O score serve para que bancos e instituições financeiras possam consultar a sua pontuação, para assim liberar aprovação de crédito, financiamentos, entre outras situações.

O seu score é calculado de acordo com algoritmos, que consideram o quanto você usa o cartão de crédito, seu limite atual, se há dívidas no seu nome e se costuma pagar as contas em dia. Por ser algo tão importante, muitas pessoas procuram aumentar o seu antes de pedir um empréstimo ou fazer um financiamento, por exemplo. O score, ainda, é dividido em categorias de acordo com os número, confira quais são elas.

  • 0 e 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • 300 até 700 pontos: risco médio de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos: baixo risco, alto grau de confiabilidade.

Como consultar o meu score?

Nunca viu de quanto é o seu score? É muito fácil consultar e o procedimento é online, feito no site da Serasa. Veja como saber o seu passo a passo.

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Então, preencha o cadastro. Se este for o primeiro acesso, informe os dados solicitados;
  3. Logo depois, a pontuação aparecerá na sua tela.

O score é uma pontuação que vai entre 0 e 1000, sendo que quanto mais próximo de 1000 estiver, melhor será para que você consiga uma aprovação de crédito, aumento no limite do cartão de crédito ou financiamento. Um score a partir de 700 é considerado apto para receber aprovação de crédito.

3 dicas de como aumentar seu score

Descobriu o seu score e não é um número alto o suficiente para conseguir o que você deseja? Então, saiba que é possível aplicar algumas dicas para tentar aumentar o seu. Veja quais são elas.

1. Quite suas dívidas

Quando há dívidas no seu nome, é natural que este fator abaixe o seu score, já que há o risco de inadimplência. Assim, para aumentar o seu score, o primeiro passo é fazer o possível para quitar as suas dívidas. Ainda que um nome limpo não seja o único fator para aumentar o score, é um dos motivos que fazem o score ser superior aos 700 pontos. Mas atenção, o score pode não aumentar imediatamente após você quitar as dívidas, esse tempo é variável.

Que tal acessar o site da BLU365 e consultar as ofertas disponíveis para você? Quite sua dívida com descontos e condições especiais de pagamento.

+ Como quitar dívidas

2. Mantenha as contas em dia

Não é nenhuma novidade que pagar as contas em dia é uma das dicas para não se endividar. Contudo, pagar as contas dentro do prazo também pode aumentar o seu score. Isso porque o algoritmo no site entende que você é um cliente com baixo risco de inadimplência. Assim, seu score aumenta e as instituições passam a confiar mais em você, oferecendo mais crédito e outras oportunidades.

3. Use mais o seu cartão de crédito

Uma das formas de aumentar o score é ser um comprador ativo, mostrar que tem poder de compra e manter as contas em dia. Isso não significa que você deve usar o cartão de crédito para tudo, mas se você faz compras e paga as faturas sempre em dia, o sistema entende que você é um cliente confiável. Essa dica também te ajuda a receber um aumento de limite no cartão de crédito, caso estiver precisando.

Como aumentar o score rapidamente? É possível?

Não há um tempo fixo para que seu score aumente, como o cálculo é feito por inteligência artificial, por meio de algoritmos, não há como saber quando irá aumentar. Contudo, o Serasa recomenda que os interessados em aumentar o score devem ficar de olho no site, pois pode acontecer a qualquer momento. Além disso, é interessante seguir as dicas, pois todas elas garantem que o seu score aumente com o tempo.

A renda não interfere no score

Isso mesmo, a renda não é um fator que influencia no seu score. O score analisa apenas a sua capacidade de pagar corretamente as suas contas e qual o seu risco de inadimplência. Independente do quanto você recebe por mês, o que conta para o score é a maneira como você se porta diante das dívidas e contas para pagar.

Gostou de saber como aumentar o seu score? Se tem mais alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários. A equipe blu365 ficará feliz em ajudar.