Pular para o conteúdo principal

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas, afinal, você economiza tempo e pode ter uma rotina um pouco mais flexível. Contudo, é preciso ter um ambiente preparado, metas bem definidas, além de muita disciplina para cumprir as tarefas. Se essa é a sua vontade, confira as 5 dicas que trouxemos para trabalhar em casa e ideais do que fazer.

1. Trabalho remoto ou ter o próprio negócio?

Se você planeja trabalhar em casa, a primeira escolha que precisa fazer é se vai trabalhar de forma remota ou ter o próprio negócio. O trabalho remoto é quando você é CLT em uma empresa, mas com a diferença de trabalhar em casa. Devido a pandemia causada pela Covid-19, essa modalidade de trabalho se tornou bastante comum.

Mas para isso, é preciso entrar em acordo com a empresa e deixar alguns detalhes bem acordados. Em alguns casos, as empresas se dispõem a oferecer ajuda de custo para você melhorar o seu ambiente e arcar com algumas contas, como internet e conta de luz. Se a empresa para qual você trabalha no momento não oferece essa possibilidade, então você precisará partir em busca de novas oportunidades. Lembre-se de deixar tudo muito bem acordado neste momento.

Já a outra opção é ter o seu próprio negócio. Para isso, é preciso antes de mais nada decidir com o que você deseja trabalhar. É importante ser uma pessoa multitarefas, ou seja, compreender que você muitas vezes será responsável pelos atendimentos, divulgação e até produção daquilo que você vai vender. Além disso, em muitos casos é preciso legalizar o seu negócio. Especialmente no início, é bom ter uma reserva de emergência para cobrir alguns gastos, além de um planejamento financeiro bem detalhado.

2. Disciplina

Seja um trabalho remoto ou um negócio próprio, de qualquer forma, o ingrediente principal na personalidade de quem trabalha em casa é a disciplina. Afinal, você precisa manter sua produtividade mesmo com as interrupções de um lar, como por exemplo, alguém que te chama, campainha tocando, animais de estimação, filhos… Enfim, um dos maiores desafios em trabalhar em casa é manter a disciplina. E se você é seu próprio chefe, a disciplina é ainda mais necessária, pois é você a pessoa responsável por criar metas e também cumpri-las.

consulte seu cpf

3. Equipamentos necessários

Um ambiente bem equipado é tão importante quanto a disciplina para trabalhar em casa. Tudo depende do tipo de trabalho, mas o principal é ter um cômodo reservado e confortável para que a sua produtividade se mantenha. Se você mora com outras pessoas, se certifique de manter a porta fechada e avisar para que as interrupções aconteçam apenas se forem bastante necessárias. Neste ambiente você precisará de uma cadeira confortável e um bom sinal de internet, se você trabalha online.

Dependendo da sua função, você também precisará de um bom computador e um bom celular. Se no seu negócio próprio ou cargo ocupado na empresa há muitas reuniões, é preciso ter equipamentos e conexão com a internet que não falhe. Se você possui um negócio próprio em que vende produtos, precisará tirar boas fotos e investir em divulgação nas redes sociais. Liste tudo que é primordial para a boa realização do seu trabalho.

4. Tenha um planejamento financeiro

Pode até ser que trabalhar em casa te faça economizar com transporte e até mesmo com outros itens, como roupas. Mas também tem gastos que precisam ser considerados. Se você trabalha online, é preciso colocar na conta os gastos com energia e internet, que serão maiores. A energia, porque você passará mais tempo em casa e a internet, porque é preciso ter um bom pacote. Então, lembre-se de inserir no seu planejamento financeiro para não sair no prejuízo. Muitas pessoas consideram apenas as vantagens de trabalhar em casa e acabam se esquecendo que há algumas desvantagens.

Considere também os gastos diversos que você terá de acordo com sua função ou tipo de negócio próprio. Como por exemplo, gastos com insumos para produção de produtos e divulgação. Além disso, se você trabalha com vendas é preciso saber precificar os seus produtos, de acordo com o que você gasta para produzir e com a sua margem de lucro desejada. É importante estar sempre de olho no mercado do seu nicho de atuação!

5. Liste metas realistas

Comentamos o quanto a disciplina é importante para trabalhar em casa e ainda mais para ser ser próprio chefe, mas para isso é preciso listar metas realistas. Ao trabalhar em casa, o tempo é muito diferente de como é em uma empresa. A falta de horários fixos pode tanto te trazer liberdade e flexibilidade, como te fazer trabalhar muito mais. Se você não estipula horários para começar e terminar o expediente, as chances de trabalhar em excesso são altas.

O trabalho em excesso, por sua vez, é a maior causa do burnout, um transtorno causado por cumprir muitas tarefas e “parar de funcionar”. Então, lembre-se que a produtividade depende tanto do seu tempo em trabalho, como do seu tempo de descanso. É preciso descansar e ter atividades de lazer para continuar produzindo. Para isso, liste metas realistas de acordo com o que é possível para você.

Assim, você mantém tanto a produtividade, como também evita a procrastinação de tarefas importantes. Trabalhar em casa exige um trabalho de alquimia: um pouco de disciplina, um pouco de descanso e assim você vai misturando para chegar na rotina de trabalho ideal para você.

Com o que trabalhar em casa?

Agora que você já sabe como funciona trabalhar em casa, que tal algumas ideias? A maioria delas envolve trabalhar online, já que mesmo os trabalhos realizados fora da internet precisam de uma boa divulgação neste espaço. Confira!

  • E-commerce;
  • Criação de conteúdo digital;
  • Redação;
  • Revisão e tradução;
  • Design;
  • Serviços de beleza (manicure, cabeleireira, esteticista…);
  • Cursos online (aproveite aquilo que você já sabe para dar aulas online);
  • Afiliado de plataformas;
  • Revenda de produtos de beleza (veja como ser uma revendedora Avon);
  • Costura (conserto e produção de roupas);
  • Produção de itens artesanais;
  • Venda de comidas;
  • Brechó.

Aqui trouxemos apenas algumas sugestões, mas há muitas outras formas de trabalhar em casa. O ideal é aproveitar algum talento que você já tenha para lucrar e trabalhar sem sair de casa. O que te impede de trabalhar em casa neste momento? Nos conte nos comentários!

Deixe uma Resposta