Passo a passo de como tirar sua carteira de trabalho

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como tirar carteira de trabalho

Já tem idade o suficiente para começar a sua vida profissional? Então, você precisa saber como tirar sua carteira de trabalho, além de descobrir quais são os documentos necessários. É possível agendar o atendimento pela internet ou telefone para economizar tempo. Por isso, veja todos os detalhes para tirar a carteira pela primeira vez, a versão digital ou então, para a segunda via do documento.

Como tirar a carteira de trabalho pela primeira vez?

A carteira de trabalho te garante todos os benefícios legais, sendo que todo trabalho registrados por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) exigem a carteira. É a partir deste documento que você tem acesso ao INSS, além de encontrar todas as informações anteriores sobre seus trabalhos. A carteira de trabalho pode ser emitida para qualquer cidadão brasileiro que tenha 14 anos ou mais. Contudo, jovens ente 14 e 15 anos só podem trabalhar por meio do programa Jovem Aprendiz. Então, confira como tirar a carteira de trabalho pela primeira vez.

Primeiro, é preciso saber onde tirar a sua carteira de trabalho. Ela pode ser feita de forma física em alguns locais, que podem variar de acordo com a cidade ou estado. Veja algumas opções de locais onde normalmente a carteira é feita:

  • Gerência Regional do Trabalho;
  • Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE);
  • Postos de atendimento e prestação de serviços ao cidadão (consulte as datas e locais com a prefeitura da sua cidade);
  • Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Contudo, antes de ir a algum dos locais citados acima, você precisará ter em mãos alguns documentos necessários. Confira quais são eles:

  1. Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, condomínio…);
  2. Documento de identificação com foto original ou autenticado (RG, CNH, Certidão de Nascimento ou Reservista);
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Foto 3×4 com o rosto visível em fundo branco.

Aqui trouxemos as orientações gerais de documentos necessários, mas recomendamos que você consulte os próprios órgãos para tirar dúvidas. Afinal, a lista de documentos exigidos pode variar de acordo com o local.

Então, basta comparecer a um dos locais informados, portando os documentos necessários. Mas atenção: se comunique com o local antes, pois a maioria dos locais pedem agendamento de horário prévio.

consulta de cpf

Tem como tirar a carteira de trabalho pela internet?

Sim, é possível tirar a carteira de trabalho pela internet. É uma versão simplificada da carteira de trabalho tradicional que se chama CTPS digital. Para isso, basta fazer o download do app Carteira de Trabalho Digital, do Governo do Brasil. Está disponível para Android e iOS. O número da carteira digital é o mesmo do CPF, mesmo que o trabalhador já possua a versão tradicional da carteira de trabalho. Também é possível solicitar sua carteira digital pelo site da Secretaria do Trabalho.

A carteira de trabalho digital já existe desde 2017, mas foi só em 2020 que ela passou a valer tanto quanto a tradicional. Ou seja, não é mais necessário ter a versão física do documento, pois a CTPS digital vale como documento para o trabalhador em regime CLT.

Como fazer o agendamento da carteira de trabalho?

O agendamento online da carteira de trabalho facilita muito o processo de tirar a carteira, assim você economiza tempo e torna tudo mais simples. Para isso, basta acessar o SAA – Sistema de Atendimento Agendado e informar os seus dados. Feito isso, selecione seu estado e cidade e o tipo de atendimento que deseja. Para a carteira de trabalho, informe a opção “emissão de carteira de trabalho”. Contudo, se a sua cidade não aparecer na lista de opções do site, não há como agendar pela internet. Neste caso, é preciso consultar o telefone e agendar via ligação telefônica.

Como tirar a segunda via da carteira de trabalho?

Se você já tirou a carteira de trabalho pela primeira vez, mas por algum motivo precisa recuperar, há algumas opções. Se o seu documento foi furtado ou extraviado, você pode recuperar os dados da carteira original. Para isso, você pode comparecer aos mesmos locais citados no tópico de como tirar a carteira. Leve os documentos solicitados e solicite uma nova carteira. Você também pode agendar esse atendimento por meio da internet ou telefone.

Ainda tem alguma dúvida de como tirar sua carteira de trabalho? Nos escreva nos comentários, a equipe BLU 365 ficará feliz em ajudar!

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