Pular para o conteúdo principal

O ano ainda está no começo e é neste momento que começamos a colocar em práticas as metas estabelecidas no final do ano passado. Certamente, se você começou o ano com dívidas, um dos seus objetivos é conseguir quitar antes do ano acabar. Se você tem esse objetivo, confira 8 passos para quitar suas dívidas até o final do ano.

1. Anote todas as suas dívidas

O primeiro passo diz respeito à organização. Para isso, anote todas as suas dívidas, considere os juros e observe qual é o valor total devido e quais são os credores. Neste momento, cabe anotar também quais são seus ganhos e gastos, a fim de conhecer melhor sua realidade financeira. Depois, você poderá se preparar melhor para estabelecer suas metas.

2. Passos para quitar suas dívidas: organize seu orçamento

Ainda falando em organização, ter um planejamento financeiro é fundamental para sair do vermelho de vez. A partir dele é possível inserir quais são seus ganhos, seus gastos e também observar qual a quantia mensal que pode ser destinada para quitar as dívidas.

O planejamento financeiro é uma ferramenta personalizada, o que significa que cada um é feito especialmente considerando as finanças de cada pessoa ou família. Assim, você conseguirá se organizar com metas claras, objetivas e com os pés no chão.

3. Estabeleça metas

Chegando a dica número 3 dos passos para quitar suas dívidas até o fim do ano, temos as metas. Elas devem ser feitas de acordo com o planejamento financeiro, sempre de forma realista. Afinal, você não deve correr o risco de se endividar ainda mais tentando quitar as dívidas antigas. Determine um valor mensal ou mesmo um tempo para economizar e regularizar a sua situação.

4. Envolva toda a família na organização

Quando um membro da família possui dívidas, é dever de toda a família ajudar na organização das finanças. Durante este período, todos devem se esforçar para economizar, incentivar uns aos outros, além de procurar uma fonte de renda extra, caso seja possível

5. Enxugue suas despesas mensais

Com base no orçamento mensal, nas metas estabelecidas e com a ajuda de toda a família, é possível enxugar algumas despesas para conseguir quitar as dívidas até o final do ano. Há maneiras simples de economizar, como evitar o desperdício de água e energia elétrica, além de planejar melhor as compras no supermercado.

Em tempos de alta nos preços do combustível, da energia elétrica, das compras no supermercado e em praticamente todos os bens de consumo, é preciso traçar estratégias para economizar e driblar a inflação alta. Confira nossas dicas de como economizar luz e gasolina.

6. Comece pelas dívidas com juros mais altos

Se há mais de uma dívida em seu nome, o recomendável pelos especialistas é sempre começar pelas dívidas com juros mais altos e assim economizar. Dívidas com cartões de crédito, cheque especial e alguns tipos de empréstimo costumam ter as taxas de juros mais altas do mercado. Portanto, considere este fator ao quitar para aliviar as finanças.

7. Analise o que te levou às dívidas

Entre os passos para quitar suas dívidas, não podemos deixar de incluir a recomendação para um momento de análise. Isso significa que ao iniciar esse processo é preciso refletir sobre o que levou você ou sua família a contrair dívidas. Uma demissão inesperada, quedas nas vendas do seu negócio ou mesmo a falta de planejamento são situações comuns que levam às dívidas.

Imprevistos acontecem e ninguém deve se sentir culpado por estar no vermelho. Mas é interessante observar e refletir sobre a sua situação e o que pode ser feito para reverter. Que tal criar uma reserva de emergência? Ela pode te ajudar a enfrentar imprevistos sem se endividar.

8. Negocie suas dívidas

Por fim, quando for quitar as suas dívidas, negocie com o credor. Assim como é uma situação difícil para o devedor, as empresas credoras também sofrem consequências por terem clientes inadimplentes. É por isso que boa parte delas apresenta condições especiais para o pagamento, como descontos e parcelamento.

Gostou das dicas? Então acesse o site da BLU365, conheça nossos parceiros e veja como podemos te ajudar a recuperar a sua saúde financeira.