Pular para o conteúdo principal

Se você está procurando formas de economizar, certamente pensa no que pode melhorar no seu cotidiano. Quando falamos em cozinha, precisamos lembrar que o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos, sendo que 30% de todo alimento produzido é desperdiçado no país. Portanto, confira essa lista de dicar para economizar na cozinha e também melhorar este cenário de desperdício.

1. Planeje as idas ao mercado

Ir ao mercado sem lista é um dos itens que mais pode estar comprometendo o seu orçamento. Além disso, você perde tempo, pois corre o risco de sempre esquecer algo para trás. Se possível, busque comparar preços e observar em qual mercado vale mais a pena comprar. E evite ir ao mercado com fome, pois você tende a comprar supérfluos e deixar o que realmente importa para trás.

O ideal é fazer compras semanais, pois assim dá tempo de se planejar e não deixar faltar nada em casa. Planejamento é a primeira dica para economizar na cozinha.

2. Congele cascas e restos de legumes

Sabe as cascas de alho, cebola, cenoura, entre outros vegetais? Você sabia que está desperdiçando alimento ao descartar esses vegetais? A dica é congelar cascas e talos de legumes e quando tiver uma boa quantidade, ferver com sal e temperos. O resultado é um caldo de legumes caseiro, muito saudável e ideal para risotos, massas e outros preparos na cozinha. Experimente!

3. Otimize o uso do seu forno

O preço do gás está nas alturas, não é mesmo? Com isso, usar o forno se torna algo bem caro. Quando for usar, aproveite para fazer mais de uma receita. Que tal assar um pão e um bolo juntos? Aproveite para fazer torradas com aquele pão amanhecido que ia para o lixo quando estiver preparando um assado.

4. Escolha bem os vegetais

Fazer o mercado com pressa nunca é uma boa escolha e aqui temos outro exemplo. Tudo bem, você saiu do trabalho com pressa e o mercado está lotado, mas é preciso escolher os vegetais com calma. Um tomate estragado acaba estragando todo o resto, e então vem o prejuízo para o seu bolso, além do desperdício. O mesmo vale para as datas de vencimento, verifique com calma.

5. Tampe as panelas ao cozinhar

Panelas tampadas cozinham os alimentos muito mais rápido. Assim você economiza duas coisas preciosas: gás e o seu tempo. É claro que nem toda preparação permite as tampas fechadas, mas feche sempre que a preparação permitir. Os pequenos detalhes fazem toda diferença na economia na cozinha.

6. Escolha cozinhar quantidades maiores

Pensando tanto em tempo quanto em dinheiro, cozinhar quantidades maiores te ajuda a economizar muito! Além de planejar as compras no supermercado, que tal planejar também as refeições da semana? Escolha preparar grandes quantidades, que durem para mais de uma refeição. Assim você tem mais tempo livre para descansar e também economiza.

7. Experimente novas receitas

Aproveite os vegetais da época que estão com preço mais acessível e abra seu paladar para novas experiências. A internet nos permite visitar um grande acervo de receitas e certamente você vai encontrar preparos deliciosos e criativos com o que você tem em casa.

Não é preciso grandes malabarismos para economizar na cozinha, pois com alguns truques é possível poupar gás e frear o desperdício de alimentos. O que você costuma fazer para economizar na cozinha na sua casa? Deixe nos comentários (;