Pular para o conteúdo principal

O Governo Federal anunciou recentemente a possibilidade de mais um saque do fundo de garantia: o Saque Extraordinário FGTS. Por meio desta medida, os trabalhadores poderão sacar até R$1000,00, dependendo do valor que consta em cada saldo. O valor passa a ser liberado a partir de 20 de abril, de acordo com o mês de nascimento, se iniciando pelos nascidos em janeiro.

A liberação de um novo saque do FGTS faz parte do Programa Renda e Oportunidade. O programa inclui a antecipação do 13º para beneficiários do INSS, libera crédito para microempreendedores, empréstimos consignados para aposentados e pensionistas, entre outros benefícios. A medida tem como objetivo reduzir o número de famílias brasileiras endividadas, em função da crise provocada pela Covid-19.

Calendário do Saque Extraordinário FGTS

Os pagamentos referentes ao saldo da conta FGTS dos trabalhadores passam a ser pagos no próximo dia 20 de abril (quarta-feira), começando pelos nascidos em janeiro. O calendário dos pagamentos vai até o dia 15 de junho, para os nascidos em dezembro. A liberação dos pagamentos acontece sempre nas quarta-feiras ou sábados. Veja o calendário completo abaixo.

calendario saque extraordinario FGTS

Apesar dos pagamentos se iniciarem apenas dia 20 de abril, a partir do dia 8 do mesmo mês já é possível conferir o valor disponível para o saque, além de ver no app a data em que será depositado na conta vinculada.

Como será realizado o pagamento?

Por meio do app FGTS o trabalhador pode ter acesso a todas as informações referentes ao seu direito. Pode conferir os depósitos realizados mensalmente pelas empresas em que já trabalhou, além de conferir seu saldo na íntegra.

No Saque Extraordinário do FGTS, contudo, o valor máximo para o saque é de R$1.000,00, caso o trabalhador possua esse saldo em sua conta. Mesmo os saldos maiores não poderão receber o valor na íntegra, já que ele não ultrapassa este valor máximo.

O pagamento será realizado de forma automática, em uma Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa Econômica. Quando o crédito estiver na conta, será possível transferir o valor para outras contas em nome do titular.

Com a Conta Poupança Social, o trabalhador poderá pagar contas e boletos diversos, fazer pagamentos via PIX, utilizar o cartão de débito virtual para compras diversas, além de poder realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais por meio da maquininha com o QR code. Todas essas funções estarão disponível por meio do app Caixa Tem, o mesmo utilizado para o pagamento do Auxílio Emergencial.

E se eu não quiser optar pelo saque?

O trabalhador que não desejar optar pelo Saque Extraordinário do FGTS pode acessar o app do FGTS ou mesmo se dirigir a uma agência para informar que não deseja receber.

Caso o dinheiro já estiver na conta poupança, ainda sim é possível comunicar que não deseja realizar o saque. Basta que o trabalhador opte pela anulação dentro do próprio app. O prazo para anulação é o dia 10 de novembro de 2022.

Outra opção para anular o crédito automático é não movimentar o valor. Assim, o FGTS liberado voltará para a conta FGTS do trabalhador, previsto para depois do dia 15 de dezembro de 2022.

Cuidado com golpes virtuais

Com o novo saque do FGTS liberado, muitas pessoas com más intenções se aproveitam da vulnerabilidade dos trabalhadores para aplicar golpes. É o caso de golpes aplicador por meio de aplicativos de mensagens, SMS ou via e-mail.

A Caixa Econômica Federal informa que jamais entra em contato com os usuários desta forma. Jamais informe suas senhas, dados pessoais e não clique em links duvidosos. A Caixa jamais solicita que os usuários cliquem em links. Se tiver alguma dúvida sobre alguma mensagem recebida, entre em contato com a Caixa pelos canais de atendimento oficiais, seja na agência presencial, pelo app ou pelo telefone da agência da sua cidade.

A liberação deste benefício é uma boa oportunidade para quitar as suas dívidas, não é mesmo? Conte com a BLU365 para te ajudar a retomar sua saúde financeira!