Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que fazer para economizar luz e gasolina? Os altos valores da energia elétrica e do combustível, além do constante aumento, trouxeram um grande impacto no bolso do brasileiro.

Você já parou para pensar em quanto gasta com energia elétrica e gasolina em um ano?Com certeza a resposta te assustou. Mas calma, neste post vamos te apresentar 5 mudanças diárias para economizar na luz e gasolina.

1. Utilize lâmpadas LED

Ainda que as lâmpadas de LED sejam mais caras, o custo-benefício é bem maior em relação as lâmpadas tradicionais incandescentes e fluorescentes. Uma lâmpada de LED pode durar até 14 anos, o que já diminui de forma significativa os gastos com luz, para além da conta de energia. Imagine o quanto você pode economizar por não precisar substituir as lâmpadas com tanta frequência.

A longo prazo, essa substituição também traz economia no valor pago na conta de luz. As lâmpadas de LED consomem até 10% menos energia elétricas do que as lâmpadas convencionais. Some o valor economizado com a sua duração e verá o quanto vale a pena. Hoje, há diversas marcas e formatos de lâmpadas de LED, muitas delas possuem um valor próximo ao das lâmpadas tradicionais.

2. Tire equipamentos da tomada após uso

Alguns itens não podem ser desligados, como é o caso da geladeira. Mas há diversos aparelhos que consomem energia mesmo quando não estão em uso, como é o caso de carregadores, televisão e forno micro-ondas. Estes aparelhos continuam consumindo energia, mesmo que não estejam em uso. Se você utiliza estes aparelhos, retire da tomada enquanto não estiver usando.

3. Controle o uso dos eletrodomésticos

Pequenos erros de uso dos eletrodomésticos trazem um aumento expressivo na sua conta de energia. Por exemplo, é preciso se certificar que a porta da geladeira foi fechada completamente, para que não cause uma sobrecarga e uso de energia a mais. Já o ferro de passar, deve ser utilizado o menor número de vezes possível. Cada vez que você liga o ferro, seja para passar uma peça ou várias, o valor gasto é quase o mesmo. Deixe para passar todas as peças de uma só vez.

Evite colocar fogão e geladeira próximos, para que não sobrecarregue a potência da geladeira. O mesmo vale para locais muito quentes, prefira deixar a geladeira onde há corrente de ar e sem luz solar direta. Vale também se atentar à máquina de lavar, prefira usar sempre na potência máxima para economizar. Além disso, verifique sempre o selo do Inmetro com o índice de consumo e opte pelos eletrodomésticos mais eficientes ao comprar.

4. Utilize o carro em momentos pontuais

Para muitas pessoas, o uso diário do carro é necessário. Seja por morar muito longe do trabalho, por não conseguir usar o transporte público de maneira eficiente ou por ter pouco tempo disponível para o deslocamento. Quando falamos em reduzir o uso do carro, é sobre pensar duas vezes antes de usos específicos, como por exemplo, para ir até a padaria que fica a poucas quadras da sua casa.

Muitas vezes, o uso do carro se torna algo automático, sem que se quer passe pela mente a ideia de não usar o veículo para o deslocamento. Antes de tirar o carro da garagem, se pergunte: será que posso ir a pé até esse destino? Preciso mesmo usar o carro?

5. Mantenha a manutenção do veículo em dia

Outra dica para economizar com gasolina é manter a manutenção do veículo em dia. Todo carro precisa de manutenções periódicas, ainda que seja um carro novo. Leve até a oficina de sua confiança e faça revisões de acordo com a quilometragem e sugestões do manual. A falta de manutenção pode levar ao consumo exagerado de gasolina e pior, causar graves acidentes.

Gostou das dicas para economizar luz e gasolina? Então confira também nosso post sobre o preço da gasolina e entenda por que está aumentando.