Pular para o conteúdo principal

Não declarei meu imposto de renda e agora? Você já se perguntou o que acontece se deixar de declarar? Em 2022 o prazo para o recolhimento terminou em 31 de maio e certamente alguns brasileiros deixaram passar por algum motivo. Independente do que aconteceu, saiba que a dor de cabeça é grande, mas vamos te ajudar a se livrar dela!

Quais as consequência de não declarar o imposto de renda?

Por não conhecer as consequências ou por acreditarem que não serão descobertas, muitas pessoas deixam de declarar o imposto de renda. Entretanto, há consequências e elas não são mínimas. Um detalhe importante a se saber é que atrasando ou não o pagamento, uma hora você terá que regularizar a sua situação e quanto antes melhor. Saiba mais detalhes:

Pagamento de multas

Não há alternativas para deixar de pagar o imposto de renda e mais cedo ou mais tarde ele será cobrado. Assim que constatado o atraso, inclusive, há a incidência de multas. Quanto maior for o atraso, maiores serão as multas.

A multa começa pelo valor de 1% ao mês, de acordo com o atraso, podendo chegar até 20% do valor total devido. Caso ainda sim a multa não seja quitada, passam a incidir sobre ela também juros com base nos valores atuais da taxa Selic.

Processo por sonegação de impostos

Você já deve ter ouvido falar no termo sonegação de impostos, não é mesmo? É exatamente esse o motivo pelo qual o Estado pode processar as pessoas que deixam de declarar o imposto de renda. Além das multas, você também precisará arcar com os custos de um advogado para enfrentar o processo. O que parecia vantajoso acaba saindo caro.

Restrições ao CPF

Não bastassem os custos extras, quem não declarou seu imposto de renda passa a ter o CPF restringido, como acontece com quem possui dívidas. Entretanto, as restrições vão além do perfil de crédito da pessoa física. Quem deixa de declarar o imposto de renda pode contar com problemas como:

  • Impossibilidade de emitir passaporte;
  • Entraves para assumir vagas em cargos públicos;
  • Impedimentos para abrir contas em bancos e instituições financeiras;
  • Não será possível investir em títulos públicos como o Tesouro Direto ou em fundos imobiliários.

Danos ao seu score no Serasa

É importante lembrar que quem possui restrições no CPF tem o seu score do Serasa prejudicado. O score funciona como um índice de confiabilidade de crédito, amplamente utilizado por lojas e também bancos, para avaliar o perfil de consumidores. Desta forma, quando o score é baixo, as lojas podem negar compras no crediário e as instituições financeiras podem negar o acesso ao crédito.

Perda de tempo

Não bastassem as perdas financeiras, quem deixa de declarar seu imposto de renda também perderá muito tempo regularizando a sua situação. Vale lembrar também que tempo é crucial nestes casos e quanto antes você entregar a declaração, melhor.

Imposto de renda atrasado: como declarar?

A Receita Federal oferece um prazo extra para aqueles que atrasaram o pagamento e excederam a data limite de 31 de maio. Nestes casos, a multa será menor e o contribuinte poderá regularizar a situação pela internet. Veja como:

  1. Acesse o site da Receita Federal e baixe o programa do imposto de renda;
  2. Registre todas as informações solicitadas e aguarde que o programa calcule o valor total devido, já com as multas;
  3. Para os trabalhadores em regime CLT, o valor da multa será debitado a cada mês e a multa será menor;
  4. Já para aqueles que efetuam o pagamento após a declaração, o valor da multa poderá ser maior. Portanto, tenha urgência em regularizar a situação!

Assim que declarar o imposto de renda com atraso, a multa deverá ser paga em até 30 dias. Em alguns casos, como por exemplo, quem deixou de pagar por vários anos, poderá ser necessário comparecer pessoalmente à Receita Federal para regularizar a situação.

Atrasou a declaração do IR? Melhor regularizar sua situação logo para não pagar ainda mais multas. Veja também nosso guia do imposto de renda, assim você pode se organizar para não atrasar no próximo ano e economizar dinheiro.