Pular para o conteúdo principal

Quem já investe e deseja expandir os investimentos ou mesmo deseja começar agora certamente já ouviu falar sobre os Fundos Imobiliários. São considerados investimentos seguros, possível de investir com pouco dinheiro e também bastante recomendáveis para fazer a base da sua carteira de investimentos. Por isso, entenda o que é, dúvidas respondidas e também como investir.

O que são Fundos Imobiliários?

Faz parte do perfil econômico do Brasil gostar de investir em imóveis, por isso, os Fundos Imobiliários são um dos mais procurados pelos investidores, sejam eles mais experientes ou iniciantes. Esse investimento acontece quando diversas pessoas se unem para comprar um imóvel, como por exemplo, um shopping, centro comercial, centro residencial, entre outros. É um tipo de investimento em ações, ou seja, quando você investe, você se torna sócio de forma proporcional às cotas adquiridas. Há três tipos principais de Fundos Imobiliários:

  • Fundos de tijolos: investimentos em shoppings, centros comerciais, centros residenciais, entre outros.
  • Fundos de papel: se trata de comprar dívidas ligadas ao setor imobiliário.
  • Fundos de desenvolvimento: são títulos adquiridos de imóveis que ainda estão em construção. É um pouco mais arriscado do que os anteriores, pelo risco da execução da obra e mais rentável a longo prazo.

Vantagens do investimento

Investir em Fundos Imobiliários tem algumas vantagens bem interessantes, entre elas a capacidade de transformar o ativo em dinheiro rapidamente. O investimento também é isento de impostos, se você investir como uma pessoa física. Este tipo de investimento só tem impostos quando empresas investem (CNPJ). Além disso, não é preciso ter grandes quantidades para começar a investir. Confira as principais vantagens.

  • Grande liquidez;
  • Isento de impostos para pessoas físicas;
  • Baixo valor mínimo para começar a investir.
consulta de cpf

Qual o valor mínimo para investir?

É possível investir a partir de R$100 nos Fundos Imobiliários. Contudo, os rendimentos são proporcionais ao valor investido. Portanto, se você receber 50 centavos de rendimento pela cota, a rentabilidade é de 0,50% no mês ou 6% ao ano.

Como investir em Fundos Imobiliários

Antes de mais nada, é preciso criar uma conta em uma corretora de sua confiança. Há instituições especializadas em investimentos, mas alguns bancos também oferecem esse serviço. Confira se o banco que você já utiliza oferece essa opção ou procure uma nova instituição se desejar. Os Fundos Imobiliários são considerados ações, então é preciso selecionar essa opção quando for investir.

Então, basta comprar uma cota (ação) no valor desejado e aguardar os rendimentos. Lembre-se de verificar qual a porcentagem dos rendimentos para não ter surpresas desagradáveis. Também é interessante reaplicar o valor do rendimento mensal ao longo dos meses para aumentar o seu patrimônio. O que começa com um investimento pequeno e acessível, pode se tornar seu rendimento mensal principal.

Rende mais ou menos que imóveis comuns?

Tudo depende, já que adquirir imóveis da forma tradicional também pode ser bem atrativo para algumas pessoas. Contudo, a principal diferença é que os Fundos Imobiliários são bem mais acessíveis para diferentes tipos de pessoas. Enquanto para adquirir um imóvel comum é preciso desembolsar uma grande quantia e até mesmo fazer empréstimos, nos Fundos Imobiliários você consegue investir com menos. Além disso, quando você aluga um imóvel de maneira tradicional, existem impostos em cima deste valor. Já os Fundos Imobiliários são isentos.

E então, se sente preparado para aplicar neste tipo de investimento? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, pois a equipe BLU365 ficará feliz em ajudar!

Deixe uma Resposta