Pular para o conteúdo principal

Já é freelancer ou sonha em trabalhar sem bater ponto e de qualquer lugar do mundo? Para conquistar sua liberdade geográfica é preciso conhecer as melhores formas de ganhar dinheiro e saber se é interessante para você. O Fiverr é uma dessas opções e se trata de uma plataforma que conecta clientes e freelancers em todo o mundo. Saiba o que é o Fiverr, como ganhar dinheiro com isso e com o que é possível trabalhar nele.

O que é o Fiverr?

Criado em 2010, o Fiverr é uma plataforma que une freelancers e clientes em todo o mundo. Foi criado em Israel, mas atualmente conta com diversos escritórios em outros países, tais como Alemanha, Reino Unido e EUA, no qual a plataforma está listada na Bolsa de Valores. De forma totalmente online, clientes anunciam o trabalho que precisam e os profissionais freelancers de diversas áreas podem oferecer os seus serviços.

A origem do nome Fiverr vem da forma pela qual a nota de cinco dólares é popularmente chamada. Na plataforma é possível encontrar serviços diversos a partir de 5 dólares, sendo um dos sites com valores mais acessíveis para os clientes e também uma boa forma de se conseguir uma renda extra. Por conta do valor dos serviços, é uma ótima plataforma para os iniciantes, além do valor ser pago em dólares americanos, o que é uma vantagem para os brasileiros no momento.

Como ganhar dinheiro com o Fiverr?

Para ganhar dinheiro no Fiverr é preciso se cadastrar. O site é bastante intuitivo e o cadastro é simples de ser realizado. Mas, para não gerar dúvidas, te mostramos a seguir como se cadastrar no site passo a passo.

Como se cadastrar passo a passo

  1. Acesse o site do Fiverr ou baixe o app no seu celular;
  2. Clique em “join” e informe os dados necessários;
  3. Com seus dados confirmados, atualize seu perfil e escolha qual serviço você irá ofertar;
  4. Defina informações detalhadas sobe sua atuação para conseguir sua primeira “gig” (nome pelo qual os serviços são chamados no Fiverr);
  5. Você também poderá definir um preço pelo seu serviço e conversar diretamente com o cliente.

Depois, você pode começar a encontrar clientes. Lembre-se que quanto mais detalhado for o seu perfil e a descrição dos seus serviços, maiores são as chances de conseguir “gigs”. Em Novembro de 2020 a plataforma foi oficialmente lançada no Brasil, proporcionando o pagamento também em real, além de contar com versão em português para facilitar.

Para receber pelo seu trabalho é preciso ter uma conta no PayPal. Você também pode receber em créditos para usar dentro da própria plataforma e promover seus anúncios.

Com o que posso trabalhar na plataforma?

O Fiverr é uma ótima forma de garantir aquela renda extra, contudo, é preciso saber se você se enquadra nos tipos de serviços procurados pela plataforma. Veja quais áreas de atuação podem conseguir oportunidades de freela no site:

  • Design;
  • Redação;
  • Tradução;
  • Marketing;
  • Edição de vídeos e imagens;
  • Programação;
  • Desenvolvimento.

Essas são algumas das áreas em que há mais ofertas de trabalho no Fiverr. Ou seja, os trabalhos estão concentrados nas áreas da comunicação e tecnologia. Então, se você é um profissional dessa área e deseja oportunidades de freela, o site pode te ajudar.

Vantagens de trabalhar no Fiverr

Para quem está começando a ser freela ou mesmo para quem deseja ter uma renda extra, contar com um site para intermediar seu contato com os clientes pode ter muitas vantagens. Além de ter mais clientes, há outros benefícios de usar o Fiverr, confira:

  • Gratuito: apesar de ter anúncios e planos pagos, é completamente possível conseguir gigs com o plano gratuito.
  • Fácil de usar: o site é bastante intuitivo e simples de usar. Em poucos minutos no site já é possível se familiarizar com ele.
  • Possibilidade de receber em dólar: apesar dos clientes brasileiros pagarem em real, seu trabalho não se limita às gigs nacionais. Você pode ter clientes em todo o mundo, que pagam em dólar e aumentam seus ganhos.
  • Grande disponibilidades de gigs: por ter clientes em todo o mundo e uma década de existência, há muita disponibilidade na plataforma.

Apesar das vantagens, também há algumas desvantagens. Os preços são bastante atrativos para os clientes, mas pode ser insuficiente para os profissionais. Os baixos preços também geram bastante competitividade. Portanto, é preciso definir o seu preço considerando esses fatores e observar se vale a pena para você.

Dicas para se destacar no Fiverr

Por ser um site bastante competitivo, é preciso destacar o seu perfil na plataforma para aumentar os seus ganhos. O site opera por algoritmos, que favorecem alguns perfis de acordo com registros da atividade ao longo do tempo. O site opera por níveis e para subir o seu, é necessário cumprir alguns requisitos. Use essas informações a seu favor e saiba como potencializar seus ganhos.

  • Pontuação de 4 estrelas ou mais;
  • Ampla participação em fóruns de discussão;
  • Ter baixa taxa de cancelamento de projetos;
  • Entregar um determinado número de gigs (varia de acordo com o nível);
  • Ter um perfil ativo no site.

O Fiverr pode ser uma ótima opção para profissionais iniciantes que desejam pegar experiência no mercado. Também é ideal como fonte de renda extra, pela facilidade em usar o site e encontrar propostas de gigs. Contudo, pode não ser a melhor opção para profissionais experientes e como fonte única de renda.

Tem alguma dúvida sobre a plataforma? Deixe nos comentários!