Pular para o conteúdo principal

Ninguém planeja contrair dívidas, afinal, imprevistos acontecem e a situação financeira acaba saindo do controle. No entanto, é possível planejar como sair dessa situação, considerando a sua atual situação financeira, contando com a ajuda de toda a família e estabelecendo metas. A seguir, veja 6 dicas para você sair logo das dívidas e retomar sua saúde financeira!

1. Tenha mais controle dos seus ganhos e gastos

Comece anotando tudo, desde os menores gastos que você tem no seu dia a dia. Desta forma, será possível compreender melhor o seu orçamento mensal, observar como você gasta o seu dinheiro, saber o que é fundamental e o que pode ficar para depois. Para anotar, você pode usar os seguintes métodos:

Além de observar onde você está gastando seu dinheiro, outro ponto interessante é se organizar em relação aos pagamentos necessários. Assim, você pode anotar datas de vencimento ou cadastrar para receber lembretes nos apps. Um ponto positivo de utilizar os apps é que por eles dá para cadastrar cartões, estabelecer limites e muito mais.

2. Planeje seu orçamento mensal

Depois de listar o valor total das suas despesas mensais e cortar o que for possível, você poderá planejar o seu orçamento mensal. O objetivo aqui é criar uma margem que não compromete as suas finanças e que pode ser destinada para o pagamento das dívidas.

Em outras palavras, se trata de definir um valor mensal para o pagamento das dívidas. De acordo com o seu orçamento você poderá saber quanto pode pagar por mês se optar pelo parcelamento de dívida. Também será possível observar em quanto tempo sua dívida será quitada e quando seu nome estará limpo novamente.

3. Estabeleça metas: quanto pagar por mês e em quanto tempo quitar as dívidas

Muito mais do que criar metas vagas como “esse ano irei quitar minhas dívidas”, considere o seu orçamento mensal para criar objetivos. Tenha em mente quanto é possível economizar e quais as suas opções para pagar. Pagar em mais parcelas pode ser melhor para o seu orçamento, apesar de mais juros. Tudo dependerá da sua situação financeira.

4. Conte com a cooperação da sua família

Quitar as dívidas é uma tarefa que envolve a cooperação de todos os moradores da casa. Todos podem ter bons hábitos para economizar nas contas mensais e garantir menos gastos com luz, água ou gasolina.

As dívidas ainda são um tabu na maior parte das famílias brasileiras. Afinal, há muita culpa envolvida no processo, o que faz com que as pessoas desejem esconder a situação até mesmo dos mais próximos. No entanto, o diálogo aberto proporciona não só mais compreensão das limitações financeiras da família, como traz mais cooperação.

Mesmo as crianças pequenas podem receber explicações sobre o momento vivido pela família. Explique o que são prioridades financeiras e mostre que a situação da família vai melhorar se conseguirem quitar a dívida. A situação também traz a oportunidade de ensinar um pouco de educação financeira aos pequenos.

5. Priorize dívidas maiores e com mais juros

Essa dica é para quem possui mais de uma dívida. Se você não sabe por qual delas começar a pagar, priorize as dívidas maiores e que possuem juros correndo. Algumas dívidas crescem rápido exatamente por conta dos juros, o que faz com que uma dívida pequena se torne uma verdadeira bola de neve com o passar dos meses.

Cabe priorizar especialmente as dívidas com cartão de crédito e cheque-especial, já que elas possuem os maiores juros do mercado brasileiro. Em alguns casos, cabe até mesmo substituir as dívidas maiores por outras menores.

6. Negocie suas dívidas com os credores

Por fim, mas de grande importância: negocie suas dívidas com os credores. Chegou o momento de pagar e você pode contar com descontos, além de condições especiais para quitar se negociar as dívidas.

Aqui na BLU365 você pode pagar com até 99% de desconto, parcelar a dívida e também escolher a data de pagamento das parcelas. Veja como aproveitar:

  1. Entre no site da BLU365 e informe seus dados;
  2. Se a sua dívida for com algum de nossos parceiros oficiais, na próxima tela você poderá negociar com desconto;
  3. Escolha entre os acordos disponíveis. Você poderá quitar com até 99% de desconto ou parcelar;
  4. Depois, basta baixar o boleto e pagar até a data de vencimento. Escolha a melhor data para você e pague por meio do app do seu banco, internet banking ou carteira digital. Não é preciso sair de casa!

Tem alguma dúvida sobre como quitar sua dívida conosco? Deixe seu comentário e a equipe BLU365 entrará em contato com você!