Pular para o conteúdo principal

O PIX é um verdadeiro sucesso no Brasil. Desde o seu lançamento no segundo semestre de 2020, os pagamentos instantâneos tiveram um aumento significativo no país. No primeiro trimestre de 2022, o Brasil se tornou o 4º país que mais realizou transações financeiras em tempo real. Entre as novidades e melhorias do método, agora temos o PIX parcelado. Mas será que vale a pena?

Devido ao grande sucesso do PIX, o fato é que bancos e instituições financeiras passaram a investir cada vez mais neste método. Novas soluções são criadas para que o consumidor tenha mais facilidade para usar, como é o caso do PIX com cartão de crédito, que já trouxemos um artigo aqui.

Hoje o assunto é o PIX parcelado. A BLU365 reuniu informações sobre como funciona, quando é recomendado e se realmente compensa. Continue conosco e saiba mais detalhes.

O que é o PIX parcelado?

O PIX parcelado nada mais é do que um serviço de crédito oferecido por algumas instituições financeiras. Isso significa que o pagamento será feito à vista, mas a compra poderá ser paga em parcelas. Na prática, o vendedor ou marca receberá o pagamento pela venda em formato de PIX, mas quem pagou poderá pagar a conta em parcelas, da mesma maneira que funciona um cartão de crédito.

Embora o PIX seja um serviço gratuito, neste caso, ele pode ter taxas de acordo com cada instituição financeira. Vale lembrar que a relação estabelecida com o banco ou instituição financeira é a mesma que a de um empréstimo ou o limite do cartão de crédito. Ou seja, o banco libera um certo valor ao cliente e esse valor é pago com um acréscimo na data estipulada.

Assim, a compra é paga à vista, mas o cliente poderá pagar em várias vezes. É possível escolher pagar em 12, 24 e até mesmo em 60 vezes, em alguns casos. Lembrando que os juros também podem variar de acordo com o número de parcelas.

Como fazer o PIX parcelado?

O passo a passo dependerá de cada instituição financeira e cabe dizer que nem todas oferecem essa opção. Portanto, o primeiro passo é verificar nos canais oficiais de atendimento se há essa disponibilidade de serviço. Lembre-se de que as instituições jamais irão pedir a sua senha por SMS ou apps de mensagem. A comunicação deve sempre acontecer no app do banco ou internet banking oficial.

Feito isso, na maioria dos casos você deverá desativar o pagamento feito com o saldo da sua conta. Depois, selecione o PIX copia e cola ou pagar por QR Code. Na tela seguinte, a instituição irá mostrar as opções de parcelamento. Por fim, basta confirmar a operação e não se esquecer de salvar o seu comprovante.

Mas afinal, vale a pena parcelar?

Se vale ou não à pena, tudo depende da sua atual condição financeira e da compra que está realizando. Além disso, cabe comparar as taxas da operação e observar se é mais vantajoso utilizar o PIX parcelado ou outros serviços de crédito, como o próprio cartão de crédito. Se compensa ou não, vale que o consumidor se questione sobre alguns aspectos, como por exemplo:

  • Estou ciente das taxas e possíveis juros cobrados para esse tipo de transação?
  • Terei condições de arcar com as parcelas do PIX?
  • As taxas são menores em comparação a outros serviços de crédito?

Fazer esses questionamentos pode ajudar o consumidor a decidir se um serviço vale a pena ou não. Se fazer esse tipo de pergunta pode ajudar em outras situações, como ao contratar um empréstimo pessoal ou se comprometer com uma série de parcelas no cartão de crédito.

Contudo, com o PIX, um ponto a ser levado em consideração é a possibilidade de desconto. Como o vendedor receberá o pagamento como se fosse à vista, há a oportunidade de conseguir bons descontos no pagamento. Ou seja, vale considerar também se compensa arcar com algumas taxas para conseguir esse desconto à vista. Em alguns valerá a pena, em outros, não.

Ainda tem alguma dúvida sobre o PIX parcelado? Deixe nos comentários. E conte sempre com a BLU365 para cuidar da sua saúde financeira! (: