Pular para o conteúdo principal

Que as dúvidas afetam sua saúde financeira, você já sabe. Mas você sabe como as dívidas afetam sua saúde mental? Finanças e saúde mental são temas interligados, afinal, não ter certeza se vai conseguir pagar as contas ou ainda, se alimentar adequadamente são situações nas quais podem surgir a ansiedade e a depressão.

De acordo com pesquisas, o desemprego e outros problemas relacionados ao dinheiro afetam negativamente a autoestima. Assim, as percepções das pessoas sobre si mesmas passam a ser inferiores, o que causam problemas severos a curto e longo prazo, refletindo em toda a sociedade.

A falta de oportunidades e a segregação social, por exemplo, passam dos pais para os filhos, que crescem com crenças limitantes sobre o dinheiro. Dessa forma, muitas pessoas acabam com sérios problemas de saúde mental, o que dificulta ainda mais o processo para conseguir uma oportunidade de emprego e regularizar suas dívidas.

O que é saúde mental?

De acordo com informações da UFMG, saúde mental é muito mais do que um cenário sem problemas. Ela é definida como um estado no qual a pessoa consegue enfrentar bem as situações do dia a dia, lidando com estresses cotidianos, trabalhando de forma positiva e contribuindo ativamente com a comunidade.

Contudo, saúde mental é um tema complexo e que não envolve apenas a mente. Afinal, diariamente somos atingidos por uma série de situações, que variam de acordo com a nossa situação social. A forma como somos atingidos pelas situações está relacionada à nossa condição financeira, gênero, escolaridade, raça, entre outros fatores.

Para os pesquisadores brasileiros Naomar de Almeida Filho, Maria Thereza Ávila Coelho e Maria Fernanda Peres, saúde mental é:

“…a saúde mental significa um socius saudável; ela implica emprego, satisfação no trabalho, vida cotidiana significativa, participação social, lazer, qualidade das redes sociais, equidade, enfim, qualidade de vida. Por mais que se decrete o fim das utopias e a crise dos valores, não se pode escapar: o conceito de saúde mental vincula-se a uma pauta emancipatória do sujeito, de natureza inapelavelmente política”

Ou seja, saúde mental e finanças estão mais interligadas do que a maioria das pessoas imagina. Assim, problemas financeiros são capazes de causar ansiedade, depressão, além de ser o principal motivo dos divórcios no Brasil.

Qual a relação entre saúde mental e saúde financeira?

Por um lado, problemas de saúde mental já existentes antes dos problemas financeiros, podem vir a causar um desequilíbrio nas finanças. Afinal, problemas como ansiedade, transtorno bipolar, TDAH, entre outros, podem gerar sintomas como impulsividade e dificuldade em gerenciar as próprias contas.

Com isso, são pessoas que tendem a ter um descontrole financeiro, com gastos excessivos, perdas de prazos de vencimento, entre outros. Assim, é muito importante que a vida financeira seja uma pauta importante no tratamento, para que estes pacientes encontrem o equilíbrio na sua vida financeira.

Por outro lado, considerando os pilares para ter saúde mental, é inegável que os problemas nas finanças causa danos às emoções. De acordo com levantamentos realizados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 63,5% dos brasileiros inadimplentes apresentam ansiedade.

Outros números dos levantamento:

  • Estresse e irritação em 58,3%;
  • Tristeza e desânimo em 56,2%;
  • Angústia em 55,3%;
  • Vergonha em 54,2%. 

No caso da vergonha, ela é mais frequente em mulheres (57,6%) do que entre os homens (49,4%), o que mostra como a questão de gênero impacta quando falamos em finanças e saúde mental.

O levantamento apontou também que 42,8% dos entrevistados apresentam insônia ou mais vontade de dormir do que o comum. Alterações no apetite apareceram em 32,3% dos casos. Por outro lado, os problemas financeiros e de saúde mental tendem a levar o endividado à um “circulo vicioso”: 24,7% dos endividados apresentam queixas de que perdem o controle nas compras.

Como as dívidas afetam sua saúde mental?

As dívidas comprometem a saúde mental dos indivíduos justamente por comprometerem a capacidade de planejamento. Ou seja, quem tem dívidas passa a postergar os seus sonhos e tem dificuldade em imaginar um cenário mais otimista. Com isso, muitos endividados se sentem perdidos, sem saber por onde começar a regularizar sua situação.

É por isso que se organizar e quitar as dívidas é tão importante. Por mais que esse pareça um beco sem saída, é preciso que o inadimplente se lembre que existem possibilidades de renegociação, que incluem condições facilitadas, como o parcelamento de dívida.

Ter dívidas é um motivo de vergonha para muitas pessoas, o que faz com que muitas delas sequer imaginem que podem pagar de uma maneira simplificada, com descontos e condições especiais. Nestes casos, o acompanhamento psicológico pode ser importante para o processo, além de evitar as compras impulsivas para priorizar as dívidas.

Como aliviar os problemas de saúde mental causados pelas dívidas?

A ajuda psicológica é muito bem-vinda para qualquer pessoa que esteja com sintomas como ansiedade, agitação, impulsividade, tristeza ou qualquer outro problema persistente. Além de procurar ajuda, há algumas dicas que podem ser seguidas para aliviar os problemas de saúde mental causados pelas dívidas. Confira:

  • Evite sentir culpa pela dívida. Imprevistos acontecem com qualquer pessoa e, em muitos casos, não foi por falta de planejamento financeiro;
  • Tenha uma rede de apoio. Abra o jogo com a sua família e diga que todos da casa precisam fazer a sua parte. Você se sentirá menos sozinho(a);
  • Em família, revisem o orçamento e verifiquem o que deve ser priorizado e o que pode ser cortado. Assim, vocês chegarão ao equilíbrio juntos;
  • Evite as compras no crédito nesse momento. Isso irá evitar as compras por impulso.

Ter dívidas é um situação difícil, que você não precisa enfrentar sozinho(a). Por isso, procure ajuda psicológica se precisar e converse com a sua família. E conte sempre com a BLU365 para cuidar da sua saúde financeira!