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Recentemente, os números do Mapa das Empresas, produzido pelo Ministério da Economia, mostraram que mais de meio milhão de empresas quebraram no primeiro semestre de 2022. No mesmo período foram abertas mais de 1,3 milhão de empresas no Brasil. Continue a leitura e veja o motivo que fez várias empresas quebrarem no primeiro semestre.

Facilidade de abertura é motivo para mais empresas no Brasil

De acordo com o boletim, 99% das novas empresas se enquadram na categoria de micro e pequenos negócios. O Ministério da Economia afirma que a facilidade em abrir uma nova empresa está entre os principais motivos para termos mais empresas no Brasil a cada ano.

Ainda de acordo com o boletim, o tempo médio de abertura foi de 1 dia e 16 horas, podendo ser de poucas horas em alguns estados brasileiros. O Governo, ainda, prevê que o tempo de abertura pode ser ainda menor, chegando até um dia.

Contudo, vale lembrar que a facilidade para abrir uma empresa não significa facilidade para tocar os negócios. Em meio a tantos números de empresas que fecharam as portas, é preciso se lembrar de ter atenção a diversos fatores. Nem todos os empreendedores se mantém atualizados sobre os indicadores de desempenho ou nem sabem como mensurar os resultados.

Qual o motivo que fez várias empresas quebrarem no primeiro semestre?

Há uma série de motivos que leva empresas a fecharem, muitas delas já no primeiro ano de operação. Os principais fatores são a falta de planejamento, a dificuldade em mensurar resultados, falta de estratégia para precificação e outras. A CB Insights listou essas questões e vamos abordar algumas delas a seguir.

1. Pressa e ansiedade ao aplicar recursos financeiros

A dificuldade em aplicar recursos financeiros com estratégia aparece como causa de falência em diversos casos. Dessa forma, é importante que as empresas identifiquem prioridades, distribuindo o caixa da empresa de forma estratégica. Além disso, é preciso ficar de olho no fluxo de caixa. Ou seja, além do lucro, fazer a gestão de contas a pagar e demais despesas do negócio.

Toda essa pressa pode resultar em dívidas e comprometer o caixa da empresa. Se a sua empresa já está com débitos pendentes, veja como quitar.

2. Demanda do mercado

No estudo, 42% dos empreendedores não se preocuparam em atender as demandas do mercado. Portanto, mais do que ter um negócio no qual você se empolga com as ideias, é preciso pesquisar a viabilidade das mesmas. Todos os mercados se transformam constantemente e é preciso se adaptar aos diferentes cenários para vender bem.

3. Falta de análise aos concorrentes

O mercado está cada vez mais competitivo e esse motivo faz com a análise de concorrentes seja de extrema importância. Como um empreendedor pode superar sua concorrência se não fica de olho nela? Observar a concorrência significa pensar em inovações e estratégias para conquistar e fidelizar clientes.

4. Não ouvir feedbacks

Toda empresa teme receber um feedback negativo, mas é preciso encará-los como uma maneira de melhorar os produtos ou serviços. Muitos empreendedores se tornam confiantes em excesso, o que pode acabar prejudicando a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos aos clientes.

5. Perda de foco

13% dos participantes da pesquisa relataram que perderam o foco durante a jornada. Diversas empresas podem fechar as portas quando se perde o foco e como consequência, o desânimo toma conta, impedindo de tocar o negócio. Tente equilibrar sua vida profissional e pessoal, tendo momentos de descanso e evite tocar os negócios no automático.

6. Falta de paixão

10% dos empreendedores entrevistados disseram que a quebra da empresa veio quando perceberam que não se identificavam mais com a sua empresa. Por mais que a paixão não seja o suficiente para continuar um negócio, ela tem o poder de motivar e manter o foco na jornada, não é mesmo?

7. Não se preocupar com marketing

14% dos entrevistados disseram que não se preocupavam com o marketing. Parece óbvio, mas como seu público vai conhecer sua empresa e comprar com você se não souber o que você faz? O marketing é um dos pilares de um bom negócio.

Como vimos, há uma série de motivos que levam as empresas à falência, que não se resumem a estes. Portanto, se você empreendedor deseja tocar seu negócio com estratégia e paixão, é importante ficar por dentro das novidades do mercado, além de ter um bom planejamento financeiro.

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