Pular para o conteúdo principal

Já vimos no post 5 dicas para lidar melhor com o dinheiro um pouco sobre como a Constelação Familiar pode melhorar sua vida financeira. Esse método te ajuda a sair de padrões limitantes e, assim, ressignificar as crenças que te prendem e te impedem de conquistar a sua saúde financeira.

Hoje vamos ver como sair destes padrões a partir de exemplos e afirmações que podem ser feitas para mudar sua vida emocional e financeira para melhor. Confira!

4 dicas para se libertar dos padrões limitantes e mudar sua vida financeira 

1. Ressignifique o que você aprendeu sobre dinheiro na infância 

Até os 7 anos, absorvemos sem filtros tudo que ouvimos. Isso quer dizer que tudo que sua família te falou, a cultura do seu país, o que você viu na TV, entre outros exemplos, foram responsáveis por moldar o seu pensamento e te fizeram aprender algumas coisas. Com isso, surgem as crenças limitantes. Ou seja, essas crenças podem estar afetando o seu pensamento de hoje em relação ao dinheiro,e gerando alguns problemas em sua vida. 

É comum que alguém da sua família tenha dito que dinheiro corrompe a personalidade. Ou então, que o “bom” dinheiro vem com grandes batalhas, e por isso você vê a necessidade de se desdobrar para conquistar o sucesso financeiro. Se você acredita que deve trabalhar de uma forma que está prejudicando a sua saúde física ou mental, para só assim conquistar o sucesso, por existir a necessidade de ressignificar esse relacionamento com o trabalho e com o sucesso financeiro.

No entanto, é possível abraçar um processo interior de ressignificação destes padrões limitantes. 

Afirmação para sair deste padrão: Estou aberto(a) e receptivo(a) às mudanças necessárias em meu pensamento formado desde a infância. 

Mentalize essa afirmação sempre que sentir a influência dos seus padrões limitantes formados na infância.

2. Atente-se ao que você pensa e diz sobre o dinheiro

Os padrões limitantes são como vozes dentro da nossa cabeça. E além disso, muitas vezes também falamos em voz alta. É comum que muitas pessoas digam “eu não sou capaz de ter sucesso financeiro”, “eu não tenho dinheiro”, “nunca vou ser rico(a)”, entre outros exemplos. 

Esse tipo de crença limitante atua te paralisando diante das oportunidades financeiras que a vida traz. Pode surgir o medo de mudar de emprego, de empreender em um novo negócio ou usar a desculpa da falta de dinheiro para continuar estagnado diante da insatisfação. Afinal, além das condições materiais, pensamentos limitados também são responsáveis pela falta na vida.

Afirmação para sair deste padrão: Acolho a energia potente do dinheiro em minha vida. Me abro com flexibilidade para as oportunidades que surgem em meu caminho.

Mentalize a afirmação acima todos os dias ao acordar.

3. Não gaste sua energia com os problemas financeiros, mas sim com a solução 

Imprevistos acontecem e podem prejudicar a sua saúde financeira. Diante de padrões limitantes, nessas situações muitas pessoas se deixam consumir pela culpa e frustração.  Infelizmente, o que acontece é que se gasta tanta energia com os problemas, que fica difícil pensar em soluções.

Muitas pessoas têm esse exemplo em suas famílias, então o padrão limitante vai passando de geração em geração. Pais e mães que ao estarem endividados não conversam com o restante da família sobre a situação e se deixam consumir pela culpa são grandes exemplos disso. Então, ao invés de perder dias de sono por se culpar de algo, entenda que só você pode acabar com o ciclo deste padrão limitante.

Pergunta para sair deste padrão: O que está ao meu alcance e posso fazer para sair desta situação?

Fazer essa pergunta sempre que estiver em uma situação de desespero financeiro. Você pode perguntar também para as pessoas próximas que estiverem passando por isso.

4. Reconheça os padrões para transformar

Essa dica vale para qualquer padrão limitante que você tiver em sua vida. Afinal, não é possível transformar a sua vida sem antes reconhecer onde está o problema. Faça um mergulho interno, lembre-se de sua infância e pense o quanto tudo que você viveu no passado tem influenciado o seu agora.

É um processo longo reconhecer os padrões, mas é libertador e certamente vai melhorar não só o seu financeiro, como a sua vida toda. Talvez você precise procurar ajuda especializada para esse caminho de transformação e a psicoterapia pode te ajudar.

Pergunta para identificar seus padrões limitantes: Quais crenças estão limitando meu potencial e me impedindo de viver em totalidade?

Lembre-se que o processo para de libertar das crenças e padrões limitantes envolve uma longa jornada dentro de si. Pode ser que você consiga percorrer este caminho sozinho(a) e encontrar a sua transformação, mas também pode ser necessário procurar ajuda terapêutica. O mais importante é manter a mente aberta para as soluções e entender que as grandes mudanças só ocorrem com as pequenas mudanças diárias dos nossos hábitos.

Conte sempre com a BLU365 para te ajudar a manter sua saúde financeira!