Pular para o conteúdo principal

Possui dívidas e sente que a sua renda mensal não é o suficiente para regularizar a sua situação? Fazer uma renda extra pode te ajudar a conquistar esse e outros objetivos financeiros, além de aliviar o final do mês. Neste post vamos falar sobre a importância de fazer renda extra e em quais casos ela pode te ajudar. Boa leitura!

O que é renda extra?

Renda extra é o nome que se dá aos rendimentos gerados por fontes além do trabalho fixo. Por exemplo, quando uma pessoa possui um trabalho CLT, mas de vez em quando faz alguns trabalhos informais para outras pessoas, é considerado uma fonte de renda extra. Alguns exemplos:

  • Prestação de serviços domésticos: reformas, pinturas, reparos, limpeza…
  • Comercialização de comidas;
  • Trabalho freelancer em estabelecimentos como bares, restaurantes e lojas;
  • Renda extra online por meio de apps e sites.

A renda extra geralmente é uma fonte de renda temporária, feita para alcançar um objetivo financeiro. Mas em alguns casos, ela serve para complementar a renda mensal.

Qual a importância de fazer renda extra?

A renda extra pode salvar sua vida financeira em um momento de instabilidade. Imagine que algo aconteceu e você contraiu uma dívida. Ao fazer uma renda extra, se torna mais fácil pagar aquele valor antes que se torne uma grande bola de neve.

Em outros casos, outros imprevistos podem acontecer. Imagine que você possui alguns imóveis alugados e seu sustento vem dessa renda. Acontece que um ou mais inquilinos deixam os imóveis antes do momento previsto. A renda extra pode salvar sua vida financeira neste momento. Ainda, o dinheiro pode ajudar a conquistar objetivos financeiros que a renda fixa não dá conta no momento.

A seguir, listamos situações nas quais a renda extra pode te ajudar.

Construção de uma reserva de emergência

A construção de uma reserva de emergência é um dos primeiros passos para ter mais saúde financeira. Afinal, o valor serve para cobrir despesas emergenciais e evitar que você contraia dívidas. Entretanto, muitas pessoas não conseguem guardar dinheiro, mesmo vivendo apenas com o essencial. Nestes casos, vale construir a reserva financeira com a renda extra.

Mais segurança se há risco de desemprego

Em cenários instáveis e com altos índices de desemprego, a renda extra oferece mais segurança caso o pior aconteça. Sabemos que em um cenário ideal, os empregos seriam mais seguros e melhor remunerados, mas se isso não é garantido, é melhor se prevenir. Assim, não há desespero e você poderá honrar suas contas com a renda extra, ao menos durante um período.

Te ajuda a quitar dívidas

A renda extra, geralmente, é uma renda temporária e que serve para alcançar um objetivo financeiro. É uma opção para quando alguém se encontra em situação de dívida, sem saber como se organizar para pagar.

Especialmente quando há dívidas com cartão de crédito ou cheque especial, sabemos que os juros são altíssimos! Portanto, quanto antes pagar essas dívidas, melhor. É por isso que nesses casos a renda extra temporária pode ajudar a reverter rapidamente essa situação.

Ou cumprir outros objetivos financeiros

Grandes objetivos financeiros podem ser difíceis de conquistar ou demorados, sem a ajuda de uma renda extra. É por isso que se você quer juntar dinheiro para fazer uma reforma, trocar o carro ou mesmo fazer uma viagem, a renda extra pode te ajudar. Neste caso, calcule quanto precisa juntar para alcançar o objetivo e calcule por quanto tempo terá que trabalhar na renda extra até conquistar.

A renda extra, em muitos casos, faz com que grandes sonhos se aproximem. O sonho da casa ou do carro próprio, uma viagem internacional ou mesmo guardar dinheiro para abrir o próprio negócio. A renda extra pode te ajudar em todas essas situações.

Uma maneira de trabalhar com o que se ama

Muitos negócios nascem em uma jornada dupla, ou seja, há pessoas que iniciam um negócio como forma de renda extra enquanto mantém seus trabalhos CLT. É neste cenário que muitas pessoas transformam um hobby em renda.

Enquanto o negócio ainda não se sustenta, ele pode existir em formato de renda extra e futuramente se transformar na sua única fonte de faturamento. É uma forma mais segura de iniciar um negócio com poucos recursos.

Você já conseguiu alcançar algum objetivo financeiro por meio da renda extra? Nos conte sua história nos comentários!