Pular para o conteúdo principal

As redes sociais podem ser usadas para muitas outras coisas além de diversão e se conectar com amigos e familiares – você pode usá-las para, também, garantir uma renda extra.

Se você já faz um trabalho de revenda, é importante saber que o bom uso dessas redes podem gerar muitas possibilidades e negócios para você. A fim de te ajudar, separamos dicas valiosas de como usar essas ferramentas e revender pelo Instagram e WhatsApp

1. Priorize a comunicação humana e personalizada

Todos nós preferimos falar com humanos do que com robôs, não é mesmo? Por isso, aposte em uma comunicação humana e educada para os seus clientes em potencial. Dessa forma, elas se sentirão mais ouvidas e você conseguirá ajudar essas pessoas de forma mais eficaz.

A comunicação personalizada deve ser aquela que se adequa à realidade, estilo e vivência de seu público-alvo. Por isso, analise com quem você deseja falar e adeque sua linguagem para atingir esse público.

2. Use as imagens da forma correta

O Instagram é uma rede social cujo principal foco são imagens e vídeos. Por isso, é necessário se preocupar quanto utilizar esses recursos da melhor forma possível.

Para fazer isso, tire fotos de alta qualidade, com iluminação natural e foco correto, que mostre como é o seu produto. Na legenda, use o espaço para falar suas principais características, assim como modo de uso e outras informações relevantes.

Porém, nada de exagerar: lembre-se que seu público está lá para ver fotos, e não ler as legendas. Seja direto e conciso!

3. Seja transparente

Seja para revender pelo Instagram ou WhatsApp, é necessário ser o mais transparente com seus clientes o possível. A primeira dica para seguir essa regrinha é mostrar o preço sem enrolação: deixe essa informação visível e fácil de entender.

Quando acontecer algum problema, que é normal, é importante manter essa transparência. Afinal, problemas acontecem e podem ser resolvidos, enquanto mentiras e ocultação de informações podem manchar o seu nome, diminuindo o número de pessoas que se sentiriam seguras para comprar para você.

4. Use prova social

As redes sociais são perfeitas para quem deseja “ostentar” produtos de qualidade com preço acessível, não é mesmo? Use essa característica ao seu favor.

No Instagram, incentive seus clientes a postarem o produto com uma hashtag específica. Você pode oferecer a quem faz isso um pequeno desconto, por exemplo, o que já aumenta o incentivo. Dessa forma, outras pessoas podem conferir que os clientes reais aprovaram a compra, mostrando sua qualidade.

No WhatsApp, aproveite o Status para mostrar aos clientes quem amou comprar com você. Depois de pedir autorização, você pode postar um print do elogio de seu cliente no Status, o que serve perfeitamente como uma prova social.

5. Não faça spam

Seja em qualquer rede social, em qualquer canto da Internet, nunca faça spam. Spam é a técnica de enviar mensagens e propagandas em massa, sem definir para quem aquele materiais é interessante, sem pensar em quem gostaria de receber e, acima de tudo, sem autorização do destinatário.

Tanto o Whatsapp quanto o Instagram possuem regras rígidas quanto o spam em suas plataformas, sendo que praticantes podem sofrer desde com banimentos temporários até com suspensão permanente da conta.

O spam é especialmente mais frequente no WhatsApp. Para não perder a sua conta, use listas de transmissão ao invés de enviar para diversas pessoas ao mesmo tempo, e sempre peça permissão para incluir o cliente na lista. Dessa forma, os clientes possuem um maior controle sobre o que recebem.

Uma dica é oferecer descontos exclusivos nessa lista, o que incentiva as pessoas a aceitarem receber suas mensagens.

6. Tenha formalidade na medida correta

Como já dito, é necessário se adequar à realidade e linguagem do seu público. Mesmo assim, é necessário manter uma certa formalidade, sem exageros, nessa relação.

A primeira coisa a se fazer é atentar-se ao português, para garantir que as mensagens não possuam erros gramaticais. Além disso, é importante lembrar da relação cliente x vendedor, que é diferença da relação entre amigos.

Outra dica é evitar o envio de áudios para clientes. Por mais práticos que sejam, eles exigem que a pessoa interrompa o que está fazendo para te ouvir. Prefira mensagens escritas, curtas e claras.

7. Instale aplicativos úteis

Quem deseja vender no Instagram ou WhatsApp contam com muitos aplicativos, além daqueles dessas redes, para potencializar seu negócio.

O primeiro é o WhatsApp Business. Dos mesmos criadores da versão regular do WhatsApp, ele conta com ferramentas específicas para quem usa o aplicativo de forma profissional, como por exemplo, estatísticas de contato e mensagens rápidas e pré-definidas.

O HootSuite é muito utilizado por quem deseja programar as postagens para revender pelo Instagram. Ele também te ajuda a planejar como serão as postagens, criando um calendário efetivo.

O Shopify conta com uma ferramenta que potencializa seu uso do Instagram para revendas. Com o serviço, que é pago e contém teste grátis de 14 dias, ele ajuda a adicionar os produtos nas postagem de maneira fácil e clara para o cliente.

O Instagram e o WhatsApp contam com muitas oportunidades para quem quer usar suas plataformas para revenda. Com essas dicas, suas revendas pelo Instagram só vão aumentar. Boas vendas!

Leia também: Como elaborar um plano de vendas para revendedora , Despesas, gastos e custos: o que é cada um na revenda e 5 dicas para ser uma revendedora de sucesso