Pular para o conteúdo principal

Sabemos que o início do ano é uma loucura! Quando o assunto é contas a pagar, tem IPVA, IPTU e outras… Muitas vezes acabamos “afogados” por elas, pois não temos organização para fazer um controle, por isso, ter um planejamento financeiro das suas finanças é o melhor caminho para ficar no azul.

A maioria dos brasileiros sofre com a desorganização financeira em casa, e pensando nisso, a BLU365 decidiu dar 3 dicas de como você pode começar o seu planejamento financeiro para esse ano!

Mas por onde eu começo?!

Como já dizia William Edwards Deming, “O que não é medido, não é gerenciado.”

Por isso, a primeira dica é:

1 – Anote os gastos mensais e pontuais 

Para você ter o controle dos seus gastos mensais, concentre todos em um único lugar (planilhas ou cadernos), assim você consegue visualizar se os seus gastos estão passando do seu salário.

2 – Corte gastos desnecessários

Após a organização, você verá que alguns ou até muitos gastos, acabam sendo desnecessários, e por conta deles o seu orçamento acaba ficando apertado no fim do mês. Por isso, identifique quais são e os elimine o mais rápido possível.

3 – Planeje as compras futuras

Sempre que for comprar algo novo, pense: “Esse valor cabe no meu orçamento?”. Fazendo esse questionamento com base na sua organização de gastos, você verá se está na hora ou não de adquirir esse item. Assim, você consegue se planejar melhor para a compra, sem estourar o seu orçamento na hora de fazer os pagamentos.

E aí, está pronto(a) para começar o seu planejamento?

Leia também: Educação Financeira Infantil  e  Como gastar menos