Pular para o conteúdo principal

Todos nós sonhamos com o dia em que não vamos mais precisar nos preocupar com dinheiro. Mas como gastar menos quando o orçamento já está tão limitado?

Não importa quanto dinheiro você tenha, você precisa saber que é sempre possível economizar. Às vezes, uma pequena ação já faz a diferença no final do mês. Quando juntamos várias dessas atitudes simples, fica melhor ainda.

Não aguenta mais ficar desejando que seu dinheiro dure até o fim do mês com tranquilidade ou que sobre um pouquinho para suas reservas? Aqui você vai ver um diversas ações simples para gastar menos e ter paz todo mês.

10 dicas de como gastar menos

1. Acabe com os cartões de crédito

Se você tem o hábito de se meter em problemas com cartões de crédito, pare de usá-los agora mesmo. Se você precisa manter um cartão para emergências, tudo bem. Só não carregue com você. Se você é frequentemente tentado a usá-lo, manter seu cartão “fora da vista e fora da mente” pode ajudar.

2. Conheça a regra dos 30 dias

Evitar o prazer instantâneo é uma das regras mais importantes de como guardar dinheiro. A regra dos 30 dias se trata de aguardar 30 dias para decidir sobre uma compra. Você viu algo que quer hoje? Espere por pelo menos uma semana e você vai ver que seu desejo de comprar é mais forte do que a necessidade.

3. Pare de comprar e comece a vender

Não compre mais itens desnecessários. Ao contrário disso, comece a vender todas as coisas que você não usa mais. Nós costumamos ceder a muitas tentações ao longo do dia. A tentação de comprar mais coisas que você não vai usar com frequência é a mais perigosa para o seu bolso.

4. Negocie suas dívidas

Está com alguma dívida te assombrando? Procure melhores meios de negociar esse valor, conseguindo condições de prazo e juros mais justos. Na BLU365 você pode conversar com pessoas confiáveis para te mostrar o melhor caminho para quitar suas dívidas sem gastos absurdos.

quitar dividas

5. Crie um lembrete visual de sua dívida

Quando precisamos pagar alguma coisa, o melhor jeito de não gastar dinheiro é olhando para a dívida sempre. Mantenha um lembrete do que você precisa pagar e quanto precisa para chegar lá em algum lugar que você vê com frequência. Isso te ajuda a manter o foco nas suas pequenas ações.

6. Escreva uma lista antes de ir ao mercado e não fuja dela

Uma das maneiras mais fáceis de economizar dinheiro é comprar apenas o que você escreveu na lista. Quando você não se planeja, acaba fazendo compras por impulso. Criar uma lista antes de ir ao supermercado é especialmente importante. Isso ajuda a comprar itens que se encaixam em uma boa alimentação e evita desperdícios.

7. Convide amigos para sua casa em vez de sair

Comer fora pode gera furos no seu orçamento. Por isso, organize um jantar em casa, chame o seus amigos e divida a conta. Vai ser divertido e um alívio para o seu bolso.

8. Use o transporte público

Se o sistema de trânsito da cidade estiver disponível perto de você, use-o. É muito mais barato e você não precisa se preocupar com a despesa adicional de um veículo ou com o trabalho de estacionar.

9. Desligue as luzes e troque por LED

Para economizar o máximo que puder, desligue as luzes sempre que sair de casa ou dos cômodos. Durante o dia, procure manter tudo apagado.

Além disso, lâmpadas energeticamente eficientes, como as de LED, têm uma vida útil muito mais longa que as lâmpadas incandescentes normais e usam muito menos eletricidade. Troque-as agora mesmo.

10. Utilize o sistema on-line do seu banco

Isso serve para duas coisas: você fica sabendo o que está acontecendo com seu dinheiro a qualquer momento e economiza dinheiro com transporte e impressões de papel.

Não desista!

Quando você estiver desanimado, converse com as pessoas próximas de você, deixe elas saberem das suas ações e aceite ajuda. No mínimo, elas podem entender melhor sua situação.

Sempre que a luta contra a dívida parece demais, lembre-se que é possível entender como gastar menos, fazer o dinheiro sobrar ao final do mês, sair das dívidas e parar de se preocupar.

Leia também: 8 motivos indiscutíveis pra quitar dívidas de acordos no prazo e ficar tranquilo