Pular para o conteúdo principal

O empréstimo pessoal pode ser o que você precisa para aliviar o orçamento em um mês difícil ou até mesmo quitar suas dívidas. Mas o que você precisa saber na hora de pedir um empréstimo? Muito além de considerar o valor disponibilizado pela instituição financeira, é preciso ter atenção às taxas de juros, quantidade e valor das parcelas, além de entender como funciona um empréstimo.

Neste artigo, a BLU365 selecionou alguns pontos importantes que você precisa saber sobre o empréstimo pessoal. Descubra como funciona, a diferença entre empréstimo e financiamento, além de dicas na hora de contratar o seu. Boa leitura!

Afinal, como funciona um empréstimo?

Boa parte das pessoas sabe que um empréstimo se trata de um valor liberado, mediante análise de crédito e que deve ser pago em um período determinado por um acordo. Mas há alguns detalhes sobre os empréstimos que nem todos conhecem. Veja como funciona:

  • O valor liberado não precisa ter um destino fixo: diferente de um financiamento, há bastante liberdade para utilizar o dinheiro do empréstimo. Depois de liberado o valor, o cliente pode fazer o que bem entender com ele. Contudo, é bastante comum que as pessoas utilizem o dinheiro em momentos de emergência, como para quitar as dívidas e limpar o nome.
  • O score do cliente é levado em consideração: todo empréstimo está sujeito aos critérios de avaliação de cada instituição financeira, é por isso que pessoas com dívidas podem ter mais dificuldade para conseguir. O score do Serasa é um fator importante para a liberação. Confira aqui algumas dicas para aumentar o seu.
  • As taxas de juros variam de acordo com a instituição: assim como as condições de pagamento. Por isso, pesquise bem antes de firmar um acordo.
  • Há diferentes tipos de empréstimo: o empréstimo pessoal é o mais conhecido, mas não é o único. Há também o empréstimo consignado, no qual as parcelas são automaticamente descontadas na folha de pagamento. Esse tipo de empréstimo é o mais recomendado para as pessoas que possuem dívidas. Há também o empréstimo por penhor, quando o cliente concede um bem para análise como garantia, como por exemplo, uma joia.
  • O cheque-especial é um tipo de empréstimo: sim, o cheque-especial também é um empréstimo. Neste caso, é um empréstimo pré-aprovado, para o qual o cliente não precisa oferecer garantias. Mas atenção, esse tipo de empréstimo concentra os maiores juros do mercado brasileiro.

Diferenças entre empréstimo e financiamento

Uma dúvida comum ao pensar em empréstimo é a diferença entre ele e o financiamento. Os dois funcionam de maneira similar, já que oferecem crédito mediante aprovação e podem ser pagos de forma parcelada. Entretanto, há várias diferenças. Entenda.

Finalidade

A principal diferença entre os dois é a finalidade. O empréstimo pessoal não precisa de comprovações de uso, há a liberdade de usar o dinheiro para pagar contas ou quitar dívidas mais caras. Já o financiamento é um valor concedido para uma finalidade específica, como comprar um carro ou moto, comprar materiais de construção, fazer uma reforma ou mesmo comprar um imóvel.

Facilidade

Podemos afirmar que é muito mais fácil conseguir um empréstimo do que um financiamento, dadas as burocracias do processo. No caso do empréstimo, basta que o cliente seja aprovado na etapa de análise de crédito do banco ou instituição financeira. Já no financiamento será preciso comprovar como o dinheiro será utilizado.

Juros

As burocracias do processo para conseguir um financiamento trazem uma vantagem: é o tipo de empréstimo com juros mais baixos do mercado, além de terem condições especiais de pagamento. Ainda sim é possível conseguir empréstimos com juros menores, portanto, compare sempre.

O que você precisa saber na hora de pedir um empréstimo

Chegando até aqui já sabemos muitas informações sobre os empréstimos. Mas ainda sim é preciso considerar outros pontos relevantes como o custo total do empréstimo, seu orçamento mensal para honrar as parcelas e mais. Confira.

Atenção ao Custo Efetivo Total (CET)

Já falamos bastante até aqui sobre a importância de levar em consideração os juros, comparando diferentes instituições financeira. Mas muito além de considerar o peso em cada parcela mensalmente, é preciso considerar como os juros impactam o custo total do empréstimo, o chamado Custo Efetivo Total. É o juros que indica o valor total, além de outras possíveis taxas. Reflita se vale a pena.

Seu orçamento deve ser considerado

Antes de contratar um empréstimo, faça um planejamento, considerando qual valor do seu orçamento poderá ser comprometido mensalmente para quitar as parcelas. Desta forma, é possível saber até quanto você pode pagar por mês para conseguir o menor número de juros e parcelas.

Mais tempo para pagar significa mais juros

Por mais que pagar em até 60 vezes seja tentador, lembre-se que mais tempo significa mais juros e um empréstimo que custa mais caro. O ideal é conseguir pagar no menor número de parcelas possível, de acordo com seu orçamento.

Mais dicas para pedir um empréstimo com segurança

  • Observe as possíveis multas em caso de atraso de pagamento;
  • Desconfie de ofertas muito tentadoras e sem análise de crédito. Normalmente elas escondem juros altíssimos;
  • Pesquise muito antes de firmar um acordo;
  • Não assine contratos sem ler;
  • Procure uma instituição confiável e autorizada.

O empréstimo pode te ajudar diante de emergências financeiras, mas deve ser feito com cautela. Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário!