Pular para o conteúdo principal

Poupar dinheiro é o primeiro passo para chegar mais perto de realizar suas metas financeiras do próximo ano. Esse é o momento ideal para avaliar como foi sua vida financeira durante o ano que está acabando e planejar como será daqui pra frente. Além de economizar você também pode investir para garantir um futuro melhor. Por isso, saiba como economizar e investir nesse verão.

Como economizar dinheiro

A palavra-chave para economizar dinheiro é planejamento. Independente do seu caso e  finanças, é muito importante planejar seus meses e saber exatamente quanto recebe e quanto gasta. Assim, confira a seguir algumas dicas para começar a economizar.

1- Conheça sua situação financeira

Muita gente se perde nas finanças por não conhecer o quanto recebe no mês e o quanto gasta. Para isso você pode anotar em um caderno ou então fazer o uso de planilhas ou de apps. Se você já tentou de tudo e não deu certo, saiba como colocar o seu planejamento financeiro em prática.

2- Controle seus gastos

Os apps de organização financeira são uma mão na roda para controle de gastos. Mobbils, Minhas Economias e Wally são boas opções. Dessa forma é possível visualizar ganhos e gastos, além de organizar datas de vencimentos. Assim você consegue controlar gastos e cortar o desnecessário. 

Para quem não possui dívidas, uma maneira interessante de controlar os gastos é com a regra 50 15 35. Nessa regra você destina 50% dos ganhos para despesas básicas, 15% para economizar e 35% para outras despesas.

3- Quite as dívidas

Pode ser difícil economizar dinheiro se você possui dívidas, especialmente com cheque especial e cartão de crédito que possuem juros altos. Por isso, para economizar dinheiro, comece a pensar em pagar suas dívidas. Essa época pode ser o momento ideal para isso e você pode investir o valor do seu 13 salário para voltar a estar no azul. 

Acesse o site da BLU365, insira seu CPF e confira as ofertas disponíveis para você. 

4- Planeje melhor seus gastos

Planejar evita gastos desnecessários. Pense nos itens que precisa comprar e quando for às compras, pesquise os preços antes de comprar. Cuidado com compras impulsivas, não é porque algo está em promoção que você deve comprar. Se pergunte: eu quero mesmo? Eu preciso? Eu posso? E depois de responder essas questões você terá o pensamento mais nítido sobre comprar ou não.

Como investir dinheiro

Agora que você já sabe como economizar dinheiro, chegou a hora de aprender como investir dinheiro. Por isso, confira algumas dicas a seguir.

5- Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma das melhores opções para quem está começando a investir agora. São aplicações de renda fixa, semelhantes à poupança em termos de segurança. No entanto, a rentabilidade do Tesouro Direto é mais atrativa do que a da poupança.

6- Consórcio

Se você deseja comprar um imóvel ou automóvel, o consórcio é uma boa opção de investimento. Se você não tem tanta urgência em comprar e pode esperar até ser contemplado com a carta de crédito, invista nele. No entanto, para quem tem pressa em comprar os determinados bens, pode ser difícil investir no consórcio sem saber se será contemplado no primeiro ou no último mês.

7- Investir em ações

Grande parte das pessoas não sabe como investir na Bolsa de Valores e tem receio, por ser um investimento de alto risco. Mas ainda sim pode valer a pena, já que apresenta grandes chances de retorno. Se você tem interesse, pesquise e estude para entender como funciona o mercado financeiro e as flutuações da Bolsa de Valores.

8- Acompanhe quem entende sobre finanças

A melhor maneira de investir seu dinheiro com segurança é estudando bastante sobre o tema. E uma boa forma de fazer isso é seguir quem entende na prática o assunto. Os canais Nath Finanças, Me Poupe e Favelado Investidor são ótimos para quem está começando a investir agora.

É possível aproveitar essa época para começar a planejar, estudar, economizar e investir. Assim, você estará cuidando da sua saúde financeira. E conte sempre com a BLU365 para te ajudar! (=

Leia também: Como investir? Confira as principais dicas para ganhar dinheiro

Deixe uma Resposta