Pular para o conteúdo principal

Quem procura uma forma de ganhar dinheiro extra e até mesmo viver de renda, sempre encontra uma opção nos investimentos. No entanto, ainda é uma realidade distante para muitas pessoas. Seja para. Por isso, separamos as principais dicas para começar a investir e ganhar dinheiro em 2021.

1. Trace seu perfil de investidor

Existem diversos tipos de investimentos, disponíveis para os variados perfis de investidor. Mesmo quem ganha pouco pode se enquadrar em um deles. Por isso, comece entendendo qual é o seu perfil financeiro e qual o tipo de investidor que vai ser. Liste:

  • Quais seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo?
  • Qual sua tolerância para riscos?
  • Quanto você pode investir por mês?
  • Precisa de retorno rápido?

De acordo com as suas respostas será possível traçar um perfil de investidor e decidir qual o melhor tipo de investimento para você.

No geral, existem três perfis de investidores conhecidos como: conservador, moderado e arrojado. São definidos de acordo com o valor que possuem para investir e a tolerância aos riscos. Sendo o conservador o que tende aos investimentos mais seguros e o arrojado o que tem condições para arriscar um pouco mais. O moderado é o meio termo entre eles.

2. Conheça os tipos de investimentos disponíveis

Renda fixa – é o tipo de investimento mais recomendado para quem está começando, já que apresenta mais segurança e possibilidade de retorno. Alguns tipos de investimentos que entram nessa categoria são: poupança, CDB, Tesouro Direto e Letra de Câmbio. Na prática, você investe um valor X e tem como retorno uma taxa de rentabilidade fixa. O rendimento varia de acordo com o investimento escolhido. O ideal é diversificar as fontes para conseguir um bom retorno. Depois disso, é possível começar a investir na renda variável, se desejar.

Renda variável – é o tipo de investimento menos feito no Brasil e estima-se que apenas 1% da população investe dessa forma. É popularmente conhecido como “investir em ações”. Para quem está começando pode ser um pouco assustador, especialmente por ser imprevisível. Ou seja, é um tipo de investimento que não dá pra estimar o valor de retorno. O investimento é feito ao adquirir títulos de empresas, ou seja, se tornar um acionista de determinada empresa de capital aberto. 

Se a empresa crescer e obtiver lucros, ela vai valorizar na bolsa de valores e você vai lucrar. O ano de 2020 representou o melhor ano na história para se investir nesse tipo de renda, já que superou os outros tipos. Apesar do risco devido a volatilidade, é possível estudar o nicho da empresa, analisar tendências e investir.

Com base nesses dois tipos de investimentos e com o seu perfil de investir pronto já é possível decidir qual o melhor para você.

3. Use pelo menos 30 minutos do seu dia para aprender

Não é possível aprender a investir com apenas um post. Por isso, aqui você vai encontrar as informações básicas para entender o seu perfil e conhecer os tipos de investimentos. Feito isso, um bom investidor deve sempre estudar. Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para estudar em blogs, sites, canais do Youtube e perfis nas redes sociais. Quanto mais informação você tiver, mais vai ter segurança para investir.

4. Mas você não precisa saber tudo para começar

Com o perfil de investidor montado e uma quantidade para o investimento delimitada já é possível começar a investir. É normal começar pelas opções mais seguras, como o Tesouro Direto e com o passar dos meses diversificar a sua carteira. Inclusive, uma boa forma de investir na renda variável é começar investindo 10% nela enquanto os outros 90% vão para a renda fixa. Aos poucos você vai sentir mais firmeza ao trilhar este caminho.

5. Comece investindo pouco

No Tesouro Direto é possível investir a partir de R$30. Que tal tentar esse valor para saber como funciona? O único risco neste tipo de investimento é retirar o dinheiro antes da hora. Se você selecionou um título de 2025 e retira o dinheiro antes disso, você vai perder parte do que investiu. Mas como é pouco dinheiro, mesmo que isso aconteça, você não sairá no prejuízo. Com o passar dos meses você vai entendendo como funciona um investimento na prática e vai ter autonomia para decidir quais as melhores opções para você.

Gostou desse post? Nós da BLU365 trouxemos essas dicas para manter sua saúde financeira sempre em dia! Deixe suas dúvidas nos comentários (=