Pular para o conteúdo principal

Ninguém quer começar o ano novo com dívidas, não é mesmo? Para conseguir começar o ano com organização financeira e conseguir economizar, o primeiro passo é tentar quitar sua dívida. Para isso, confira 8 dicas para quitar suas dívidas até a véspera do Ano Novo e saia do vermelho!

1- Liste suas dívidas

Antes de mais nada, saiba exatamente quanto deve e para quem. Então consulte seu CPF nos sites dos credores e conheça todas as suas pendências. Se você souber exatamente quanto deve, vai ficar mais fácil para se organizar neste fim de ano e pagar. 

2- Utilize o 13º salário e outras rendas extras

No fim do ano é quando o valor do décimo terceiro salário é recebido. Esse momento pode ser ideal para colocar as contas em dia. Confira nosso post com dicas para quitar as suas dívidas utilizando o 13 salário. Além disso, nessa época do ano é possível lucrar fazendo hora extra ou então vendendo produtos artesanais. O fim do ano apresenta boas possibilidades de lucrar e utilizar essa renda para voltar a ficar no azul.

3- Defina prioridades

Pode ser que você não consiga quitar todas as dívidas de uma só vez. Nesse caso, é preciso definir as prioridades, ou seja, aquelas dívidas que estão com juros correndo. Dívidas com cheque especial e cartão de crédito devem ser priorizadas e serem pagas o quanto antes, pois são as com maiores juros. 

Se você não tem essas dívidas, pode começar pagando a mais alta e tentar abater as outras nos próximos meses. Mas de qualquer forma, é preciso definir uma lista de prioridades no caso de mais de uma dívida.

4- Negocie sua dívida

Também não é vantajoso para as empresas ter devedores. É por isso que muitas delas apresentam boas propostas para renegociação do valor devido. Nessa época do ano é possível encontrar boas ofertas para terminar o ano com as finanças em dia. Acesse o site da BLU365, informe seus dados e confira as ofertas disponíveis para você.

Consulte os descontos disponíveis para o seu CPF e fique no azul os 365 dias de 2021!

consulte-os-descontos

5- Entenda como a dívida aconteceu

Aproveite o clima de fim de ano para fazer um balanço na sua situação financeira. Se você mora com a família e ela fez parte das decisões que levaram às dívidas, se reúnam com os membros e conversem sobre o assunto. Entendam porque a dívida aconteceu, o que pode ser feito para quitar e também para evitar dívidas futuras. Cada membro da família pode colaborar para a saúde financeira da casa, seja com renda ou com ideias para a organização.

6- Corte gastos desnecessários

O fim de ano reserva muitos gastos, mas alguns deles são desnecessários e é possível economizar para abater as dívidas. Faça uma lista com o que é essencial e com o que pode ser cortado neste fim de ano. E confira nossos posts sobre como economizar no Natal e no Ano Novo. Veja como esse item pode fazer diferença para começar o ano no azul!

7- Pesquise antes de comprar

Como nessa época do ano é comum gastos extras como os presentes de Natal, a ceia, entre outros, procure pesquisar preços. Além de cortar o desnecessário, não compre sem antes pesquisar e não deixe para a última hora. Assim você vai conseguir economizar bastante para as dívidas.

8- Faça uma autoavaliação

Ter uma vida financeira saudável envolve um processo de autoconhecimento. Depois de quitar a sua dívida, coloque no papel o quanto você recebe, quanto gasta e qual valor sobra por mês. Assim, você pode criar um fundo emergencial para quando imprevistos acontecerem. Já ensinamos aqui a regra 50 15 35, um ótimo método para se organizar mensalmente sem dívidas.

E conte sempre com a BLU para manter sua saúde financeira! (=