Foi-se o tempo em que a única opção para guardar dinheiro era a poupança. Investimento deixou de ser algo que apenas especialistas no mercado financeiro podem apostar e passou a ser uma maneira segura de aumentar e proteger o seu patrimônio. Neste post, a BLU selecionou os melhores investimentos de renda fixa, seja para construir sua reserva de emergência, planejar aposentadoria ou outros objetivos de médio ou longo prazo.
Embora os conhecimentos sobre os investimentos estejam mais acessíveis, o fato é que muitas pessoas ainda deixam de investir por medo de perder dinheiro. Esse receio é compreensível, especialmente por quem não pode se dar ao luxo de arriscar, não é mesmo? É exatamente por isso que você precisa entender sobre os investimentos de renda fixa, visto que eles são ideais para quem procura segurança na hora de investir.
Por isso, continue a leitura e entenda o que são esses investimentos, motivos para investir, além de conhecer os 5 melhores investimentos de renda fixa.
Índice:
O que são investimentos de renda fixa?
Os investimentos de renda fixa são ideais para quem procura segurança financeira e também retornos garantidos. São investimentos de renda fixa os títulos públicos e privados, como por exemplo, o Tesouro Direto. Neste caso, quando alguém investe no título, está emprestando dinheiro ao Governo e o recebe de volta com juros. O mesmo acontece no investimento em um título privado, que pode pertencer a um banco ou empresa privada.
Ao emprestar dinheiro para essas instituições, o investidor recebe uma remuneração, após o período estipulado na data do investimento. O retorno financeiro pode ser tanto por conta dos juros, correção monetária, ou ainda, por amortização.
Em outras palavras, os investimentos de renda fixa são os melhores para quem deseja começar a investir. Afinal, investimentos como as ações na Bolsa de Valores são arriscados para os iniciantes. Além disso, os investimentos de renda fixa são os mais recomendados para construir a base do seu patrimônio, especialmente se o seu perfil de investidor é conservador ou moderado.
Por que investir em renda fixa?
Há uma série de motivos para investir em renda fixa. Especialmente quando pensamos em construir uma reserva de emergência, porque é uma categoria de investimentos segura e rentável. Veja as vantagens:
- É possível saber quanto você vai receber na data estabelecida;
- Boa parte dos ativos são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ou seja, caso o banco vá à falência, seus investimentos estarão protegidos. Vale a pena considerar esse fator antes de escolher o investimento;
- É um investimento seguro, que apresenta pouquíssimos riscos;
- Excelente opção para iniciantes, menos complexo do que outros tipos de investimentos.
5 melhores investimentos de renda fixa
Agora que você já entendeu o que são os investimentos de renda fixa e quais são as vantagens, vamos conhecer alguns deles. Prossiga e confira os 5 melhores investimentos de renda fixa selecionados pela equipe da BLU365.
1. Tesouro Direto
É um tipo de investimento no qual você empresta dinheiro para o Governo Federal, adquirindo títulos públicos. Dessa forma, o investidor torna-se credor do Governo e recebe seu dinheiro com juros após um período estabelecido. Há diversas opções, sendo que para a reserva de emergência é preciso optar pelo Tesouro com liquidez diária.
2. CDB
O Certificado de Depósito Bancário, conhecido pela sigla CDB, é um tipo de empréstimo concedido aos bancos. Dessa forma, há um prazo determinado para a remuneração. Esse retorno financeiro varia de acordo com o tipo de CDB.
3. Fundos de investimentos de renda fixa
Já os fundo de investimentos em renda fixa são uma espécie de investimento coletivo. Ou seja, um grupo de pessoas se reúne para comprar cotas de um patrimônio, sendo que cada sócio é proprietário de uma parcela deste patrimônio. Geralmente, os investimentos são composto por uma carteira de investimentos de renda fixa diversos. O objetivo é alcançar um bom retorno em relação ao CDI (Certificado de Depósito Bancário).
4. Debêntures
São títulos de dívidas de empresas, uma forma que esses negócios encontram obter recursos financeiros e crescer. Esses títulos de investimentos possuem uma data estabelecida, que pode variar entre 2 e 10 anos. Portanto, fique de olho no prazo de acordo com os seus objetivos.
5. LCI, LCA, CRI e CRA
Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) são títulos referentes ao financiamento de recursos para a realização das atividades das empresas desses nichos. Dessa forma, as instituições financeiras captam recursos para disponibilizar como empréstimo para essas empresas. O investidor lucra com os juros das operações.
Agora que você já conhece os melhores investimentos de renda fixa e sabe as vantagens, que tal construir a sua reserva de emergência? Ela é fundamental para a sua saúde e segurança financeira. Conte sempre com a BLU para ajudar neste processo!