Pular para o conteúdo principal

Antes de escolher uma área de atuação, muitas pessoas procuram conhecer mais sobre ela. Afinal, conhecer a prática de um emprego, além de saber como é o mercado de trabalho são informações fundamentais para ter certeza sobre a sua escolha. Quer saber como trabalhar com marketing digital? Então continue lendo que te contamos!

Quando falamos em marketing digital, essa é uma área em crescente expansão no mercado brasileiro, que apresenta boas oportunidades de crescimento, além de ser um emprego bastante dinâmico e que continuará a ser relevante no futuro. Por isso, veja como trabalhar com marketing digital.

Como trabalhar com marketing digital: 5 habilidades necessárias

Antes de mais nada, é preciso saber se você tem as habilidades necessárias para trabalhar na área. Não é preciso “vocação” para trabalhar em alguma função, mas facilita se a sua personalidade se adequa ao que é necessário para o trabalho. Confira 5 habilidades necessárias para quem deseja saber como trabalhar com marketing digital.

1. Conhecer e gostar de marketing digital

Não é novidade que é preciso gostar e se identificar com o trabalho para que ele seja satisfatório e traga crescimento. Assim, com o marketing digital é preciso conhecer e gostar de como esse universo funciona. Trabalhar com marketing digital é gostar de informação, conhecer detalhes sobre a função, além de gostar de internet. Gosta de estar online e se informar? Além disso, gosta de temas como inovação, redes sociais e novas tecnologias? Então você já cumpre a primeira habilidade da lista!

2. Pensamento ágil e analítico

Assimilar tantas informações não é uma tarefa fácil, mas é necessária para as pessoas que desejam trabalhar com marketing digital. Muitas pessoas imaginam que criar é um dom que surge sem habilidades, mas é o oposto. Um pensamento ágil e analítico é o que gera a conexão entre ideias abstratas e a peça de criação. Seja uma arte, um texto, entre outras peças ou mesmo uma campanha completa, tudo surge a partir de pensamento ágil e capacidade analítica para materializar ideias.

3. Personalidade criativa e inovadora

Mas, em partes, é preciso ter uma personalidade criativa e inovadora para atuar na área. É preciso ter boas referências e uma mente que constantemente cria soluções inovadoras. O processo criativo não acontece de uma hora para outra e parte dele envolve justamente o item anterior, além, é claro, de estudar e estar por dentro das novidades.

4. Facilidade em se adaptar

Tudo está constantemente mudando e cada vez mais rapidamente, especialmente quando falamos em tecnologia. O profissional do marketing digital precisa se adaptar facilmente junto com as mudanças. Além disso, deve estar estudando constantemente para não ficar pra trás.

5. Aprender facilmente

Como tudo se transforma, as suas habilidades também precisam se transformar. Para isso, nada melhor do que buscar conhecimento. É preciso fazer cursos periodicamente para se atualizar, além de estar em contato com informação e ler sobre as inovações deste ramo.

consulta de cpf

Como me especializar para trabalhar com marketing digital?

Mão segurando caneta sobre caderno.
Foto: Pexels

Se você cumpre todos os requisitos necessários e acredita que tem uma personalidade que vai saber como trabalhar com marketing, também precisa se especializar. Para isso, há várias maneiras. Geralmente um curso superior não é exigido pelas vagas de emprego, contudo, é aconselhável fazer um. Cursos técnicos e outros tipos de formação também podem ser boas fontes de aprendizado.

Cursos

A maneira tradicional de se especializar na área é a partir de um curso superior em Comunicação, Marketing, Publicidade e Propaganda e outros similares. Contudo, há outras formas de se especializar em cursos técnicos e livres. Veja o que cabe na sua rotina neste momento.

Leituras

Mesmo se você já possui uma formação, há muito o que aprender com os livros sobre marketing. Mas há uma forma gratuita de aprender, que é através de blogs e vídeos no YouTube. Há muitos criadores de conteúdo neste nicho que podem ajudar.

Treinar

Você também precisará treinar a sua função. Escreva textos para clientes ficcionais, se escolher atuar com redação. Faça artes digitais, edite imagens e vídeos, produza campanhas, enfim, treine bastante. Se você escolheu fazer uma graduação, aproveite os trabalhos do curso para treinar e desenvolver suas habilidades. Confie no seu potencial!

Como me inserir no ramo?

Feito tudo isso, chegou o temido momento de arrumar um emprego. Esse momento pode parecer desesperador para recém-formados ou para quem está desempregado, mas algumas dicas podem te ajudar a encontrar um emprego com mais facilidade. Veja quais são elas e saiba como começar a trabalhar com marketing digital.

Decida seu nicho de atuação

Por mais que pareça tentador atirar para todos os lados e o que vier é lucro, pode ser perigoso seguir este caminho. Isso porque você acaba não se especializando em uma área e com isso se torna um profissional sem diferenciais. Decida se deseja trabalhar com estratégia, SEO, redação, design, métricas, conteúdo… Enfim, é muito importante direcionar seus esforços para um nicho e se especializar nele. Desta forma, seu perfil será muito mais atraente para as vagas.

Monte um portfólio

Não possuo nenhum trabalho na área? Crie peças baseadas em empresas reais ou ficcionais. Assim as empresas podem conhecer o seu trabalho e decidir pela contratação. O marketing digital é um ramo em que a experiência é necessária para mostrar do que você é capaz, mesmo que apenas de forma ficcional. Será um grande diferencial no seu currículo.

Capriche no currículo

Tão importante quando o portfólio é o currículo. Lembre-se de mostrar, a partir dele, as suas habilidades. Invista em um design diferente, mas sem deixar de ser sério e funcional. Liste suas habilidades, seus diferenciais, mas sem esquecer os dados básicos de contato e informações pessoais. O currículo é a primeira impressão que a empresa terá de você!

Sites de vagas

Feito isso, com portfólio e currículo prontos, você pode procurar pelas vagas. Sites como trampos.co e infojobs apresentam vagas para todo o país, você é quem seleciona a região. Também é possível criar um perfil no LinkedIn e procurar por oportunidades lá.

Network

Manter uma rede de contatos é muito importante em qualquer ramo profissional e essa dica vale para qualquer área de atuação. Faça conexões na faculdade, no seu círculo de amigos e nas empresas pelas quais você passar. Essas conexões podem te gerar boas oportunidades de emprego! Afinal, muitas empresas priorizam contratar por indicação, por mais controverso que pareça.

Demonstre entusiasmo durante a entrevista

Conseguiu a entrevista? Use a oportunidade para expressar o seu entusiasmo. Diga por que gostaria de trabalhar naquela empresa e desempenhar aquela função. Ressalte suas qualidades e diga os motivos que fazem você ser um diferencial para aquela empresa. Mas haja com naturalidade e sinceridade, não tente parecer algo que você não é.

Como avançar na carreira?

Por fim, se você já está na carreira há algum tempo, certamente há o desejo de avançar. Para isso, é preciso continuar se especializando e se atualizando diante às inovações do mercado. Ter um mentor dentro de uma empresa, uma pessoa que te ensinará e te apresentará novas oportunidades, também é uma ótima forma de conseguir avançar na carreira. Não perca oportunidades de aprender algo novo e observe bem o ambiente ao seu redor. Aos poucos, você vai perceber o seu avanço na carreira. E o mais importante: saiba onde você quer chegar para traçar um caminho bem definido.

Gostou de saber como trabalhar com marketing digital? Nos conte nos comentários as suas expectativas ou experiências com a área!

E veja também 5 dicas de marketing.

Deixe uma Resposta