Pular para o conteúdo principal

A Páscoa se aproxima mais uma vez e com ela, alguns gastos extras podem surgir com a compra de ovos de chocolate para presentear. Por isso, é preciso ter estratégias de como economizar na Páscoa.

A cada ano, os ovos de Páscoa estão mais caros e em 2022 eles chegam a custar 40% a mais do que no ano passado. Enquanto isso, o poder de compra do brasileiro despenca. Por conta deste cenário, muitos consumidores estão deixando de presentear as pessoas queridas. Mas é possível se organizar sem comprometer o orçamento. Continue a leitura e confira 5 dicas a seguir.

Como economizar na Páscoa: 5 dicas para não comprometer seu orçamento

Diante do atual cenário econômico, as estratégias para economizar têm sido bastante procuradas pelos brasileiros. Na Páscoa, a alta nos preços dos ovos é um dos fatores que dificultam concluir as metas de economia sem extrapolar o orçamento.

Mas com algumas dicas é possível adquirir os ovos e ainda sim manter as finanças no azul. Veja!

1. Pesquise e compare preços pela internet

Começamos com uma estratégia já bastante conhecida que é pesquisar pelos valores antes de realizar as compras. Para isso, o consumidor pode contar com a facilidade da internet, pois hoje os maiores supermercados possuem sites para observar os preços, conferir promoções e assim economizar com as compras.

Sem precisar sair de casa o consumidor pode conferir os valores e realizar suas compras de Páscoa onde for mais proveitoso. Mas lembre-se de considerar os gastos com o deslocamento e sempre que possível, considere comprar em um local próximo.

2. Considere evitar as grandes marcas

As grandes marcas não são as únicas que possuem chocolates de qualidade. Há muitos ovos de chocolate com tanta qualidade quanto as grandes marcas, que podem te entregar a mesma experiência por um valor menor.

Você também pode aproveitar para comprar ovos ou outros chocolates de Páscoa do pequeno empreendedor da sua cidade. Em muitos casos, a qualidade é até mesmo superior à dos ovos industrializados. Ovos artesanais entregam uma experiência personalizada, que irão surpreender os presenteados. E além de tudo, você ajuda a fortalecer a economia local.

3. Defina um orçamento para os gastos de Páscoa

O orçamento pode ser definido antes ou depois de realizar a pesquisa dos preços, mas é fundamental definir um valor máximo antes de realizar as compras. Para isso, tenha em mãos o seu planejamento financeiro e observe qual valor você pode gastar com a Páscoa, sem comprometer o seu orçamento.

Defina também qual será a melhor forma de pagamento para você. Pode ser que o pagamento à vista não seja possível, ainda que com descontos. Mas é importante utilizar o parcelamento com sabedoria e planejamento. Afinal, será preciso honrar as parcelas nos próximos meses.

4. Faça seus ovos de Páscoa

Uma opção mais acessível e de qualidade é fazer seus próprios ovos de Páscoa. Você encontra moldes e demais materiais em lojas especializadas e pode escolher qual chocolate quer utilizar. Os ovos de Páscoa são fáceis e rápidos de fazer e é possível fazer após o expediente ou nos fins de semana.

Assim, seu presente será ainda mais apreciado pelas pessoas queridas, por ter sido feito por você. E quem sabe não se torna até um empreendimento ou fonte de renda extra futuramente.

5. Não deixe para a última hora

Por fim, uma dica que parece óbvia, mas que muitos brasileiros ainda não seguem. Deixar para a última hora te deixa com poucas opções de escolha, já que boa parte dos ovos com bons preços já foi vendida. Nestes momentos, é comum encontrar apenas opções com valores elevados, além de não encontrar os que havia planejado comprar.

Deixar para a última hora também conta com o fator pressão. Em momentos como esse, o consumidor tende a deixar o planejamento financeiro de lado e ceder a pressão e acaba comprometendo o orçamento. Portanto, faça as compras com pelo menos uma semana de antecedência!

O preço dos ovos de chocolate está realmente mais alto neste ano, por isso as dicas de como economizar na Páscoa são válidas para quem deseja manter o orçamento no azul. O que você faz para economizar nas datas comemorativas? Nos conte nos comentários!