Pular para o conteúdo principal

Existem muitas ocasiões em que é preciso comprovar os rendimentos, como ao alugar um imóvel ou fazer um financiamento. É então que muitos empreendedores se perguntam como comprovar renda sendo MEI.

O microempreendedor individual (MEI) não possui uma carteira de trabalho assinada ou mesmo um rendimento fixo, o que pode dificultar na comprovação de renda. Mas ainda sim o MEI tem acesso a contratos de aluguel, financiamentos e cartões de crédito, desde que saiba como comprovar a sua renda.

Neste artigo mostramos como comprovar renda sendo MEI. Continue a leitura e saiba quais são os métodos aceitos!

Por que é preciso comprovar renda?

O documento que comprova a renda nada mais é do que uma garantia de que a pessoa é capaz de honrar seus compromissos financeiros. Ou seja, a comprovação mostra que essa pessoa é apta para pagar um aluguel, parcela do financiamento ou a fatura do cartão de crédito.

O comprovante de renda informa que há um valor mensal o suficiente para arcar com as responsabilidades financeiras adquiridas. Dessa forma, ele é solicitado nas seguintes situações:

  • Ao alugar um imóvel;
  • Ao financiar um imóvel ou veículo;
  • Ao contratar um consórcio;
  • Ao solicitar visto para viagem;
  • Solicitar um cartão ou pedir para aumentar o limite;
  • Ao solicitar um empréstimo pessoal.

Como comprovar renda sendo MEI?

Saiba como comprovar renda sendo MEI e confira as principais formas a seguir.

Extrato bancário

Mostre os extratos da sua conta bancária (de preferência, uma conta PJ para MEI), evidenciando os depósitos e a movimentação financeira dos últimos três a seis meses.

Declaração anual de faturamento

O MEI deve declarar o faturamento anual até o final de maio de cada ano. Este documento, que você gera no site do Simples Nacional (DASN-SIMEI), serve como comprovante da renda anual.

Recibos ou notas fiscais emitidas

É possível emitir nota fiscal como MEI. Ter um histórico de notas fiscais emitidas ao longo do tempo pode ser uma forma de comprovar seus rendimentos.

Declaração de Imposto de Renda

Se você declara o IRPF como pessoa física, é possível anexar a declaração ao processo de comprovação de renda. Caso a declaração seja simplificada, descreva sua atividade e os rendimentos obtidos como MEI.

Pró-labore

Se você retira um pró-labore fixo mensal, pode comprovar essa retirada com um recibo de pagamento de pró-labore, que precisa estar registrado no extrato bancário.

Contrato de prestação de serviços

Por fim, outro método de como comprovar renda sendo MEI é o contrato de prestação de serviços. Mas atenção, para que ele seja aceito é preciso ter valida jurídica e, portanto, deve ter assinaturas com firma reconhecida em cartório.

Essas opções são aceitas pela maioria das instituições financeiras, mas é sempre bom confirmar com a instituição para garantir que o método escolhido será aceito.

Como comprovar renda sendo MEI: 5 dicas para facilitar

A aprovação mediante comprovação de renda pode não exigir registros precisos em alguns casos, especialmente em financiamentos e empréstimos. Portanto, é preciso entender como o processo funciona para facilitar o acesso. É sempre recomendável ler os critérios com atenção e se informar antes de apresentar o documento.

A seguir, confira 5 dicas para facilitar sua comprovação de renda:

  1. Tenha uma conta bancária MEI: a conta bancária MEI vai facilitar a compreensão sobre entradas e saídas do seu caixa. Além de facilitar a comprovação de renda, ela também facilita a gestão do negócio;
  2. Não misture finanças pessoais e empresariais: evite confusões entre as suas contas bancárias e sempre separe finanças pessoais e empresariais;
  3. Faça a declaração anual: a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) deve ser feita anualmente. Não deixe de cumprir o prazo;
  4. Emita notas fiscais: as notas fiscais auxiliam a quantificar seus rendimentos;
  5. Tenha registros precisos: mantenha um registro atualizado do seu caixa, facilitando a gestão.

Seguindo essas dicas, o empreendedor terá mais facilidade e saberá como comprovar renda sendo MEI quando for solicitado.

Leia também: Guia DAS MEI: como emitir, pagar e benefícios