Pular para o conteúdo principal

Aumentar o limite do cartão de crédito é positivo em uma série de situações, como por exemplo, quando é preciso comprar um item de alto valor. Contudo, muitas pessoas não sabem como os bancos definem esse limite e como os hábitos financeiros influenciam nesse processo.

Pensando nisso, a BLU fez esse post com explicações sobre como o limite do cartão de crédito é definido pelos bancos, além de trazer 8 dicas muito práticas para aumentar o limite do cartão de crédito passo a passo.

Vale lembrar que o cartão de crédito é uma ferramenta muito interessante para aumentar o seu poder de compra, mas que deve ser usada com cautela. Falamos sobre isso no decorrer do artigo. Boa leitura!

Como o limite do cartão de crédito é definido pelos bancos?

O limite do cartão de crédito é um valor estabelecido pelo banco que te permite fazer compras até esse valor. Os bancos estabelecem esse valor com base em dois principais critérios:

  • Sua renda mensal, que deve ser comprovada;
  • E o seu perfil de pagador (quem paga as contas em dia tem chances de ter um limite maior).

Normalmente, os bancos definem um limite mais baixo quando o cliente cria uma conta, esse valor é baseado nestes dois critérios citados acima. Porém, além deles, outros fatores como a frequência de uso do cartão e o pagamento das faturas nos próximos meses, também podem influenciar na decisão do banco. Na maioria dos casos, as instituições financeiras realizam ajustes no limite com o passar do tempo.

Passo a passo para aumentar o limite do seu cartão

Quer aumentar o limite do seu cartão? Saiba que há uma série de ações que influenciam no limite e a maioria delas está relacionada aos seus hábitos financeiros. Por esse motivo, o uso do cartão de crédito com sabedoria, o pagamento da fatura sempre em dia e um bom score de crédito são as principais dicas para aumentar o limite.

Vale lembrar que bons hábitos financeiros também te ajudam a não complicar a sua situação com o uso do cartão de crédito, afinal, atrasar as faturas significa arcar com um dos juros mais altos do mercado. Agora, veja as dicas:

1. Utilize o seu cartão

A primeira dica é utilizar o seu cartão com frequência. Se você deseja mais limite, o banco deve entender isso por meio de usos frequentes. Dessa forma, se você quase não usa o seu cartão, provavelmente o banco não vai aumentar o seu limite ou irá aumentar pouco, já que compreende que o limite é o adequado para você.

Por outro lado, clientes que usam todo o limite que possuem no momento possuem mais chances de ter mais limite futuramente.

2. Mantenha sua fatura em dia

Além de apenas usar todo o limite, é extremamente importante manter sua fatura em dia. Isso porque o banco entende que você tem o perfil ideal para ter mais limite nesse momento quando já usa o limite total que possui e realiza o pagamento das faturas corretamente.

3. Tenha um bom score de crédito

O score de crédito é um dos principais fatores avaliados pelas instituições financeiras ao conceder crédito para seus clientes. Afinal, o score avalia o perfil de consumidor, bem como seu histórico de pagamento das compras à prazo. Por esse motivo, se você já possui um score alto, já está no caminho para aumentar o seu limite de crédito.

Por outro lado, quem está com o score baixo pode não conseguir mais limite no momento. Quitar suas dívidas e manter as contas em dia são as principais maneiras de aumentar o score, já que ele avalia riscos nos pagamentos à prazo. Você pode conferir mais detalhes sobre como aumentar score de crédito em outro artigo da BLU.

4. Teve aumento de salário? Atualize sua renda

Se você possui a mesma conta bancário há anos, pode ser que tenha se esquecido de atualizar a sua renda. Como um dos critérios para aumentar o limite é a renda mensal, lembre-se de manter essa informação sempre atualizada. Você pode fazer isso rapidamente por meio do app do seu banco ou comparecendo à agência. Confira com seu banco quais os critérios, mas normalmente basta apresentar holerite ou extrato bancário recente para comprovar.

5. Tenha um bom relacionamento com o banco

Clientes antigos e que se relacionam bem com a instituição têm mais chances de conseguir aumentar o seu limite. Portanto, um bom histórico de pagamentos, contratação de outros serviços oferecidos pelo banco, bem como um histórico amigável garantem mais possibilidades de limite com a instituição.

6. Faça o pedido de aumento com frequência

Também é possível solicitar o aumento do limite. Neste caso, o banco faz uma avaliação do perfil do cliente, com alguns dos critérios já citados aqui. Nem sempre o banco irá ceder mais limite, mas você pode fazer a solicitação quantas vezes desejar. Quando os pedidos são frequentes e há condições favoráveis para ceder limite, o banco costuma aumentar.

7. Mantenha o uso próximo ao limite

Usar o limite total do seu cartão mostra ao banco que você precisa desse serviço. Como já dito nos itens anteriores, se você quase não usa o cartão de crédito é pouco provável que o banco ajuste seu limite automaticamente. Por outro lado, usar com frequência mostra ao banco que você deseja mais limite!

8. Evite ter mais de um cartão

Quando você possui mais de um cartão o seu limite está “dividido” entre vários cartões. Então, usando todos eles, é bem provável que você use pouco limite de cada um. Além disso, ter muito cartões também indica para a instituição que você tem pouco controle financeiro. Você pode até ter mais de uma conta bancária, mas evite usar mais de uma delas para o crédito.

Leia também: Trilha Da Prevenção: Cuidados Antes De Usar O Cartão De Crédito