Trilha da prevenção: Cuidados antes de usar o cartão de crédito

0
1006
Cuidados antes de usar o cartão de crédito

O cartão de crédito oferece muitas facilidades para quem o usa, permitindo maior tranquilidade na hora da compra e funções interessantes, como aprovação instantänea do pagamento e parcelamento de forma simples. Segundo o SPC Brasil, mais de 52 milhões de brasileiros os usam rotineiramente.

A mesma pesquisa revelou um dado preocupante: 96% dessas pessoas não sabem dizer a taxa de juros cobrada. Essa informação mostra que aprender mais sobre é essencial para evitar dores de cabeça e futuras dívidas.

Pensando nisso, separamos alguns cuidados com o cartão de crédito que você precisa conhecer, antes mesmo de começar a usá-lo. Confira!

1. Estabeleça um limite próprio

A grande maioria dos cartões de crédito oferecem limites, mas, muitas vezes, ele pode ser maior do que você pode pagar mensalmente. Por isso, crie também limites próprios e se programe para não passar do que foi planejado.

Algumas opções, como a Nubank, oferece opção de diminuir o limite facilmente. Caso sua operadora de cartão de crédito conte com essa opção, não deixe de usá-la!

2. Conheça todas as condições

Como dito anteriormente, muitos brasileiros sequer conhecem a taxa de juros do cartão de crédito. Caso faça parte dessa estatística, procure o mais rápido que seja possível saber o quanto pagará de juros.

Além disso, não deixe de conferir o valor da anuidade, dia de vencimento, limite total e proteções em caso de roubo, perda ou furto do cartão. Saber todas essas informações irá poupar tempo e te proteger.

3. Sempre pague a fatura completa

É muito importante pagar o valor completo da fatura e tentar, ao máximo possível, não pagar o valor mínimo ou parcelar a fatura. As taxas de juros dessas operações costumam ser bem salgadas, e podem atrapalhar e virar uma dor de cabeça por muito tempo.

Por isso é importante planejar muito bem o quanto será gasto durante o mês, de acordo com os ganhos. Quando esse planejamento não é feito, o risco de não conseguir pagar o valor total de uma fatura é bem maior.

4. Evite parcelas

Compras parceladas são muito convenientes e podem ajudar em compras caras, como na hora de comprar eletrodomésticos e móveis. Mesmo assim é uma opção que deve ser evitada, pois não é possível saber se, lá para frente, terá condições de pagar as despesas do mês mais o valor das parcelas.

Sempre que possível, procure economizar antes e comprar, pagando tudo de uma vez, depois. Caso precise parcelar, faça um bom controle financeiro e não deixe atrasar a fatura.

5. Não compre por impulso

A compra pelo cartão de crédito pode parecer algo menos “pesado” do que no dinheiro ou mesmo no cartão de débito. Por isso, a tentação de gastar por impulso, ou seja, sem pensar ou planejar, é maior.

Evite a todo custo. Antes de comprar, reflita se você realmente precisa daquilo e se precisa ser naquele momento. Adie a aquisição por alguns dias e verifique se a vontade continua a mesma.

6. Use apenas um cartão

Muitas possibilidades de cartão de crédito existem, e propostas não faltam. Do cartão digital ao das lojas de departamento, cada um pode oferecer vantagens diferentes.

Porém, não é recomendado ter mais de um cartão de crédito. Os gastos pulverizados em diferentes cartões podem dar a impressão de ter mais dinheiro do que a realidade, por isso, escolha um preferido e mantenha-se apenas com ele.

Com todos esses cuidados, temos certeza que conseguirá ter um uso proveitoso e saudável do cartão de crédito. Boa economia!