Pular para o conteúdo principal

Que boa parte da população brasileira está endividada você já sabe. Mas você sabe como consultar dívidas do seu CPF? Dívidas antigas, cobranças que não chegaram e outras situações fazem com que boa parte dos brasileiros nem ao menos saibam que estão com débitos pendentes.

Muitos brasileiros só descobrem que estão com dívidas ao perceberem que estão com restrições no crédito, como por exemplo, ao realizar uma compra no crediário ou solicitar um empréstimo. A seguir, vamos te mostrar x formas de como consultar as dívidas do seu CPF.

Como consultar dívidas do seu CPF pelo Serasa

O Serasa é o órgão de proteção mais conhecido no Brasil e quando falamos em dívidas, logo já pensamos neste nome. A entidade oferece uma forma simples e rápida de consultar não apenas as dívidas no seu CPF, como também observar o seu score. A consulta pode ser feita pelo app, que está disponível para Android e iOS. Também é possível consultar diretamente pelo site do Serasa.

Ao baixar o app ou acessar o site, o consumidor precisará fazer um cadastro com o seu CPF, se este for o primeiro acesso. Depois, acesse a opção “pendências” e em seguida “consultar dívidas”. No site ou no app, o consumidor poderá ver o total devido, a data de cada dívida, entre outras informações.

Como consultar as dívidas do seu CPF pela BLU365

Se você possui dívida com alguma das empresas parceiras com a BLU365, você poderá consultar seus débitos diretamente conosco, além da opção de renegociar o valor e quitar com descontos. Para isso, veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site da BLU365;
  2. Depois, informe o seu CPF e o número do seu celular;
  3. Então, se houverem dívidas no seu nome com um de nossos parceiros, você poderá observar o valor total devido.

Na BLU, além de conhecer o valor total devido, você poderá quitar a sua dívida com até 99% de desconto e outras facilidades. Você pode escolher entre o pagamento à vista ou o parcelamento de dívida. Outra facilidade é poder escolher a data de vencimento. Escolha de acordo com o seu orçamento.

As dívidas deixam de existir após 5 anos?

De acordo com o  o art. 43, § 1° do Código de Defesa do Consumidor, após 5 anos as dívidas do consumidor devem ser retiradas do cadastro dos órgãos de restrição ao crédito. Mas isso significam que as dívidas deixam de existir após 5 anos? NÃO!

O que acontece é que 5 anos é o tempo máximo para que os birôs de crédito mantenham a dívida nos órgãos de proteção de crédito. Desta forma, após este período não é possível que empresas consultem o seu nome para restringir o crédito. O seu score também deixa de ser afetado após o período, mas a dívida continua ativa, inclusive com atualização de juros.

Os bancos e instituições financeiras continuam tendo acesso aos dados sobre dívidas, o que continua dificultando o acesso ao crédito em alguns casos. Isso pode restringir o seu acesso a um limite de cartão de crédito maior, empréstimos pessoais, financiamentos, entre outras situações.

Por mais que, de certa forma, o nome do consumidor fique “limpo” após os 5 anos, a situação não estará 100% regularizada e será preciso entrar em contato com a empresa credora.

Então vale a pena esperar 5 anos?

Não, não vale a pena esperar. Primeiro porque, por mais que algumas restrições sejam liberadas, outras continuam existindo, como o acesso ao crédito. O segundo motivo é que os juros continuam correndo, entre outras taxas, o que encarece a sua dívida com o passar dos anos. Portanto, que tal começar seu planejamento financeiro para quitar as dívidas o mais rápido possível?

E como consultar as dívidas após 5 anos?

Independente do tempo, a sua dívida continua existindo e pode ser acessada de algumas formas. Você ainda precisará regularizar a sua situação para limpar de vez o seu nome e na BLU365 isso é possível. Após este período você poderá negociar conosco com descontos, opção de parcelamento e outras condições especiais para o seu caso.

A negociação com a BLU365 é completamente online. E independente do tempo passado, sua dívida continua estando disponível para a consulta e para a negociação. Acesse nosso site e saiba mais detalhes.

Ainda tem dúvidas sobre como consultar as dívidas do seu CPF? Deixe seu comentário e entraremos em contato com você.