Uma das coisas que mais assustam as empresas e as pessoas hoje em dia é sem sombra de dúvidas a inadimplência, ou seja, as dívidas que não foram quitadas. Isso assusta as empresas credoras, pois elas não sabem quando vão receber o dinheiro devido. Já para as pessoas, isso é muito prejudicial pois ficam reféns do efeito “bola de neve”, onde o valor total da dívida só aumenta com os juros e multas, e na maioria dos casos pode resultar na negativação do nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Ultimamente, para reduzir o risco de não receber o pagamento dos clientes devedores, as empresas têm recorrido cada vez mais à prática de venda de carteiras, que é uma ótima oportunidade tanto para a empresa quanto para o endividado.
Como funciona a compra e venda de carteiras inadimplentes?
As carteiras inadimplentes são as bases de devedores de cada empresa.
Quando a empresa decide vender essa carteira, ela geralmente busca por uma securitizadora que queira comprá-la.
A securitizadora por sua vez paga a empresa por essa carteira de dívidas e se torna a nova dona dessas dívidas. A securitizadora se torna também a responsável pela negociação dessa dívida e pela negativação e regularização do nome dos endividados nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Vender as dívidas de clientes é um grande benefício para as empresas, pois além de reduzir o risco de não receber os pagamentos, ela também fica livre da responsabilidade e dos custos de realizar a cobrança desses débitos. Assim a empresa pode focar seu dinheiro e esforços em outras frentes e prioridades para expansão do negócio.
A venda é também uma segunda chance para as pessoas endividadas, pois a nova empresa responsável pela dívida geralmente oferece descontos e condições de parcelamento ainda melhores!
Consulte seu CPF aqui para checar se sua dívida foi transferida para a Liftcred, a mais nova securitizadora do mercado brasileiro.
Leia mais sobre a Liftcred: Conheça a Liftcred!