Pular para o conteúdo principal

Começou ontem (19/08/2019) o saque das contas do fundo PIS/Pasep para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica ou Banco do Brasil.

Confira agora as principais dúvidas sobre o saque e o calendário para quem não tem conta nesses bancos.

Como sacar o PIS/Pasep?

Os trabalhadores de empresas privadas, podem fazer o saque nas casas lotéricas, representantes Caixa Aqui e caixas eletrônicos da Caixa usando o Cartão Cidadão e senha. Para as pessoas que não possuem o cartão, basta ir na agência da Caixa mais próxima e realizar o saque no balcão de atendimento.

A Caixa disponibilizou a página www.caixa.gov.br/cotaspis para tirar todas as dúvidas ou se preferir, o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível na App Store e na Google Play.

Como consultar o saldo do PIS/Pasep?

Os funcionários de empresas privadas podem fazer a consulta a partir desses canais:

  • No site da Caixa (www.cotasidade.caixa.gov.br) você vai precisar do seu CPF ou PIS/ NIS (Número de Identificação Social)/ NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e da senha.
  • App Caixa Trabalhador: vá em “Informações Cotas do PIS”, informe o seu CPF ou NIS, a data de nascimento e a senha.
  • Autoatendimento utilizando o Cartão Cidadão ou no Internet Banking na opção “serviços ao cidadão”, caso seja correntista da Caixa.

Os funcionários públicos podem fazer a consulta a partir desses canais:

  • No site do Banco do Brasil (www.bb.com.br) você vai precisar informar número de inscrição no Pasep ou CPF e sua data de nascimento.
  • Telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades), você precisa informar o número do Pasep ou CPF e data de nascimento
  • Nas agências do Banco do Brasil, com documento de identidade que contenha RG, CPF e foto.

Herdeiros/Dependentes podem realizar o saque?

Segundo a Medida Provisória 889 publicada pelo governo em julho, os herdeiros poderão solicitar a retirada do saldo existente na conta do titular do PIS/Pasep desde que tenham duas declarações: uma de consenso entre eles pelo saque e uma estabelecendo que não há outros dependentes ou sucessores conhecidos, as duas tem que estar reconhecidas em cartório.

O saque de herdeiros e dependentes só poderá ser feito nas agências  e não segue o calendário: já está liberado para todos.

Saque para quem não tem conta na Caixa e no BB

As pessoas que não possuem conta na Caixa ou no Banco do Brasil, poderão realizar o saque de acordo com o calendário abaixo:

Trabalhadores de empresas privadas:

  • 19 de agosto: para clientes da Caixa
  • 26 de agosto: cotistas com 60 anos ou mais que não têm conta na Caixa
  • 2 de setembro: cotistas com até 59 anos que não têm conta na Caixa.

Servidores públicos que possuem conta no Pasep será feito pelo Banco do Brasil nas seguintes datas:

  • 19 de agosto: para clientes do Banco do Brasil
  • 20 de agosto: cotistas que não têm conta no Banco do Brasil e possuem saldo de até R$ 5.000 (transferência pela internet ou nos caixas eletrônicos)
  • 22 de agosto: cotistas que não têm conta no Banco do Brasil e possuem saldo acima de R$ 5.000 (atendimento nas agências).

E ai, já sabe o que fazer com o benefício? Que tal ficar em dia com as suas pendências, para consultar acesse: blu365.com.br

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face

Leia também: O que é PIS/Pasep. Quem tem direito ao benefício.